Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

UE apela a libertação "imediata" de ativistas presos na China

O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, instou hoje a China a libertar "imediata e incondicionalmente" vários advogados e ativistas detidos há cinco anos na operação conhecida como "709".

UE apela a libertação "imediata" de ativistas presos na China
Notícias ao Minuto

14:57 - 08/07/20 por Lusa

Mundo UE

A UE espera que advogados e ativistas que foram detidos em 09 de julho de 2015, "por desempenharem o seu trabalho", sejam libertados "sem restrições aos seus movimentos ou trabalho", disse num comunicado um porta-voz de Borrell, especificando os casos de Yu Wensheng, Li Yuhan e Ge Jueping.

Borrell sublinhou que, na maioria dos processos resultantes destas detenções, os acusados não tiveram direito a uma defesa adequada e a um julgamento justo, havendo relatos "extensos e credíveis" de maus-tratos e tortura durante a sua detenção.

"A UE espera que a China garanta total respeito ao estado de direito, estabeleça garantias para julgamentos justos e investigue minuciosamente todos os casos relatados de detenções arbitrárias, maus-tratos e tortura de defensores dos direitos humanos e suas famílias", enfatizou Borrell no comunicado.

O alto representante da UE deixou claro que bloco europeu irá denunciar a "deterioração da situação dos direitos civis e políticos na China", assim como qualquer violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, "inclusive a nova lei de segurança nacional imposta em Hong Kong".

A UE tem denunciado que esta nova legislação mina a autonomia de Hong Kong e põe em risco o estado de direito e as liberdades dos seus habitantes.

Sob a presidência de Xi Jinping, que ascendeu ao poder em março de 2013, as autoridades chinesas reprimiram alguns dos mais proeminentes advogados chineses de direitos humanos no país.

Em 2015, a China sofreu uma das maiores ondas de repressão contra advogados de direitos humanos, quando centenas foram detidos ou interrogados, muitos dos quais relataram terem sido torturados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório