Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sérvia incrementa medidas devido ao aumento do número de infetados

As autoridades sérvias voltaram hoje a incrementar medidas restritivas contra a propagação da covid-19 convertendo também unidades hospitalares apenas para doentes afetados pelo novo coronavírus. 

Sérvia incrementa medidas devido ao aumento do número de infetados
Notícias ao Minuto

12:16 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A Sérvia regista neste momento um aumento de número de casos de covid-19, com uma média de 250 casos por dia. 

No mês de maio no país a média de contágios não ultrapassava os 50 por dia. 

Em Belgrado, após uma pausa de um mês, três hospitais voltaram a dedicar-se apenas a doentes contagiados com covid-19. 

"As camas foram imediatamente ocupadas assim que as pusemos à disposição dos doentes com covid-19", disse à France Presse um médico de um dos hospitais de Belgrado que pediu anonimato. 

A "nova vaga" surgiu depois de um período de desconfinamento em que foram autorizados acontecimentos desportivos como um torneio de ténis em que participou o jogador Novak Djokovic que ficou doente com covid-19 poucos dias após os jogos. 

As autoridades já decretaram "situação de emergência" em quatro cidades da Sérvia: Kragujevac (centro), Novi PazarTutin (sudoeste) e Vranje (sul). 

Hoje, o Governo reforçou as medidas de precaução nessas localidades onde não são permitidos agrupamentos com mais de cinco pessoas no exterior e nos espaços interiores. 

Os cafés e restaurantes só estão a funcionar entre as 07:00 e as 20:00 e todos os eventos desportivos e culturais foram proibidos. 

A situação em Belgrado e Kraljevo (centro, e Uzice (sudoeste) foi considerada "preocupante" tendo as autoridades sanitárias decretado o uso obrigatório de máscaras de proteção nos transportes públicos e nos espaços fechados. 

De acordo com a comunicação social local, a situação é particularmente grave em Novi Pazar e Tutin onde se verifica uma "saturação" das instalações hospitalares.

As notícias foram desmentidas e consideradas "mentirosas" pelos políticos no poder, entre os quais o chefe de Estado. 

O número de casos aumentou após a realização das eleições legislativas do dia 21 de junho que deram a vitória ao Partido Progressista Sérvio do presidente Aleksandar Vucic.

Logo após a votação vários dirigentes políticos ficaram infetados pelo novo coranavírus: o ministro da Defesa, Aleksandar Vulin; o chefe do Departamento para o Kosovo, Marko Djuric e a presidente do Parlamento, Maja Gojkovic

Na Sérvia morreram até ao momento 281 pessoas de covid-19 e 15 mil pessoas foram contagiadas, desde o passado mês de março, segundo os números oficiais. 

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 512 mil mortos e infetou mais de 10,56 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório