Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Mais 8 mortos em Portugal. Prémio pode deixar maioria de fora?

A pandemia continua a ganhar terreno tendo já causado a morte a mais de 516 mil pessoas e infetado mais de 10,7 milhões. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 8 mortos em Portugal. Prémio pode deixar maioria de fora?
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/07/20 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

Portugal encontra-se desde esta quarta-feira, e até nova reavaliação da situação, 'dividido' em três, com a generalidade do território continental em estado de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em contingência, continuando 19 freguesias ainda em estado de calamidade devido ao aumento diário de casos. "Não se pode falar em descontrolo", mas "situação é de sobressalto", admitiu a ministra da Saúde, Marta Temido, em entrevista  à RTP

O Brasil já ultrapassou a barreira dos 60 mil mortos, a Índia conta com mais de 600 mil infetados e os Estados Unidos, país mais afetado do mundo, contabiliza 128.028 óbitos e 2.678.202 casos desde o início da pandemia, com quase 50 mil infetados nas últimas 24 horas. 

Um estudo preliminar de uma universidade estima que entre 1% e 2% dos nova-iorquinos infetados morreram, uma taxa de mortalidade mais alta do que a identificada em qualquer outro lugar do mundo.

Siga no mapa a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h00 - Este registo chega ao fim mas pode continuar a acompanhar-nos AO MINUTO aqui e a seguir a evolução da pandemia nos mapas de Portugal e do Mundo.  

14h55 - Há mais um concelho com quase mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu

14h50 - Das oito mortes por Covid-19 registadas em Portugal nas últimas 24 horas, cinco ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Alentejo e uma no Centro, de acordo com o boletim divulgado esta quinta-feira. 

14h38 - Nas últimas 24 horas, registaram-se 328 novos casos de infeção e mais oito mortes por Covid-19 em Portugal. O total de infeções desde o início da pandemia é agora de 42.782 e de vítimas mortais de 1.587. Com mais 299 doentes curados, o total de recuperados é de 28.097. Dos novos casos reportados, 273 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, cerca de 83%.

14h30 - Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou na rede social Twitter que 60% do total de casos de Covid-19 foram detetados apenas no mês de junho e reiterou que a estratégia de combate à pandemia tem de ser abrangente. "É a única saída". 

14h16 - Madeira alerta para risco de cadeias de transmissão com reabertura de aeroportos.

14h02- O foco de Covid-19 detetado numa fábrica de conservas em Vila do Conde, distrito do Porto, tem 12 casos de infenção confirmados, informou hoje fonte da Administração Regional de Saúde-Norte (ARS-Norte). 

14h00 - O prémio aos profissionais de saúde, ontem aprovado no Parlamento, pode deixar de fora a maioria dos médicos, alerta a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). "O prémio aos profissionais de saúde, de caracter pontual, que foi aprovado esta quarta-feira, não compensa o risco inerente ao exercício da profissão médica e pode deixar de fora a maioria dos médicos que têm participado no combate à pandemia por SARS-CoV-2", refere o sindicato em comunicado, que aponta falta de clareza sobre o universo de profissionais abrangidos.

13h50 - "Bodes expiatórios"? Ex-eurodeputada do PS, Ana Gomes, fala em "ataque concertado" de vários quadrantes à ministra Marta Temido, levado a cabo "pelos que sempre precisam de arranjar bodes expiatórios para a sua própria leviandade e in/acção". E questiona: "Vai António Costa cair na esparrela bolsonerista de mudar de ministro da saúde no meio da pandemia?"  

13h45 - Balanço da pandemia a nível global: O novo coronavírus causou a morte a pelo menos 516.369 pessoas e infetou mais de 10,7 milhões em todo o mundo desde dezembro. Dos casos detetados, pelo menos 5.430.100 foram considerados curados.  

13h40 - Manuais: Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas" e criticam  o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares.

13h35 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de covid-19, mantendo um total de 153 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, adiantou a Autoridade de Saúde Regional.

13h30 - O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que "há convergência total" com o Governo no combate à pandemia de Covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde correspondam a uma "ferida".

13h06 - A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 "ativos", num total de 53 casos positivos, 20 dos quais recuperados, anunciou hoje o vice-presidente da autarquia. 

12h58 - Sobe para oito o número de mortos em Reguengos de Monsaraz.

12h45 - Anunciado medicamento com atividade antiviral superior ao remdesivir.  PharmaMar defende, mais uma vez, a eficácia do seu medicamento Aplidin para a Covid-19. O anúncio surge num contexto de batalha global para obter reservas de remdesivir, o medicamento da Gilead Sciences para tratar a infeção. A empresa farmacêutica espanhola garante que o seu composto "mostrou atividade antiviral entre 2.400 e 2.800 vezes maior", diz citada pela ABC.

12h40 - Robot capaz de eliminar Covid-19 já chegou a Portugal. O ZenZoe foi criado pelas empresas espanholas ASTI Mobile Robotics e BOOS Technical Lighting e já está garantida a distribuição no nosso país.

12h30 - Bruxelas lança processo de infração a Portugal devido a vouchers. A Comissão Europeia decidiu hoje lançar processos de infração contra Portugal e nove outros Estados-membros por violação das leis comunitárias para direitos dos passageiros, designadamente a emissão de 'vouchers', em vez de reembolsos, no quadro da Covid-19 

12h20 - As autoridades sérvias voltaram hoje a incrementar medidas restritivas contra a propagação da Covid-19 convertendo também unidades hospitalares apenas para doentes afetados pelo novo coronavírus

12h10 - A Hungria não vai reabrir para já as fronteiras aos países que não pertencem à União Europeia (UE) e que as autoridades europeias consideram seguros, à exceção da Sérvia, anunciou hoje o primeiro-ministro, Viktor Orbán.

11h55 - Djokovic doa 40 mil euros a hospital sérvio para combate à Covid-19. De acordo com um médico do hospital, a doação será utilizada na aquisição de equipamentos de proteção, equipamentos médicos e medicamentos.

11h45 - Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) registaram uma baixa taxa de incidência de infetados com o novo coronavírus, sendo os enfermeiros os mais afetados, foi hoje anunciado.

11h35 - Novo surto em Lisboa e Vale do Tejo:  Há 45 utentes infetados pelo novo coronavírus no Lar de São Vicente, em Alcabideche, noticia a TVI. Além dos utentes, cinco funcionários também testaram positivo para a Covid-19. 

11h15 - O pai do primeiro-ministro britânico viajou para a Grécia, onde tem uma casa de férias, através da Bulgária, contornando a quarentena imposta aos turistas e desafiando as orientações do Reino Unido contra viagens desnecessárias, revelou o jornal Daily Mail. 

10h55 - Impacto da pandemia: A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse, esta quinta-feira, que já se inscreveram mais de 80 mil pessoas na Segurança Social, desde janeiro, por causa da pandemia do novo coronavírus

10h45 - Pacote de recuperação da UE: A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que convidou os presidentes do Conselho e do Parlamento Europeu e a presidência rotativo do Conselho para uma reunião na quarta-feira. O objetivo é desbravar caminho para um acordo rápido sobre o pacote de recuperação.

10h20 - "Dia de despedida". Chefe de epidemiologia e estatística deixa a DGS. Rita Sá Machado vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas.

9h40 - Contágio positivo. As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, animadas com a possível nova vacina contra a Covid-19 e à espera de vários resultados nos Estados Unidos.

9h30 - Imunidade: A vacina contra o novo coronavírus, que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, deverá oferecer "uma boa duração de imunidade", disse esta quarta-feira a investigadora e professora de vacinologia Sarah Gilbert, na Câmara dos Comuns. Imunidade pode mesmo durar vários anos. 

9h15 - Ir ao Reino Unido? Dezenas de países vão ficar isentos de restrições de viagem e quarentena à entrada no Reino Unido a partir de segunda-feira, mas ainda é incerto se Portugal vai ser incluído, noticia hoje a comunicação social britânica.

 75 ou 95 países? O Daily Telegraph noticia que 75 países de risco baixo ou muito baixo vão ser abrangidos, enquanto o The Times sugere que a lista inclua até 95 países

8h40 - A reabertura de fronteiras com o país vizinho, que marcou o dia de ontem, também se fez pelo ar. Eis o primeiro voo entre Madrid-Lisboa, depois de três meses. 

8h35 - "Amigo infeta amigo, sê amigo, não vás". Um conselho da Direção-Geral de Saúde dirigido aos jovens (e menos jovens). Não participe nem organize festas. Recorde-se que as autoridades podem multar quem o fizer. Parar a transmissão deste vírus depende de cada um de nós.

8h10- A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 503 casos confirmados (uma variação de 0,26%) e nove mortes (um aumento de 0,10%) devido ao novo coronavírus. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, o país já registou, desde o início da pandemia, um toral de 195.228 infeções e 8.994 óbitos

7h54 - Empresários de diversão itinerante, que trabalham sobretudo em festas e feiras, manifestam-se junto ao Palácio da Ajuda, onde decorre o Conselho de Ministros, para exigir a retoma da sua atividade, suspensa devido à pandemia da Covid-19.

7h00 - Portugueses podem fazer turismo na Tunísia: Os turistas portugueses que viajam para a Tunes podem circular livremente no país, após a divulgação, pelas autoridades tunisinas, de uma lista de países, consoante o risco de contaminação do novo coronavírus, mas que veta brasileiros e norte-americanos.

6h55 - O ministro da Saúde da Nova Zelândia, David Clark, demitiu-se após estar no centro das críticas por ter violado o confinamento da Covid-19, anunciou  a primeira-ministra, Jacinda Ardern.

6h50 - O número de casos de Covid-19 na Índia já ultrapassou os 600 mil desde o início da pandemia, depois de o país registar 19.148 infeções nas últimas 24 horas

6h45 - A China identificou três novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um em Pequim e dois oriundos do exterior, anunciaram hoje as autoridades. Pequim detetou um surto do vírus no início do mês passado, num mercado abastecedor da cidade, somando até à data 329 infetados

6h40 - O México registou 741 mortos e 5.681 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 28.510 e o de contágios para 231.770

6h35 - Mortalidade em Nova Iorque: Um estudo preliminar de uma universidade norte-americana estima que entre 1% e 2% dos nova-iorquinos infetados com Covid-19 morreram, uma taxa de mortalidade mais alta do que a identificada em qualquer outro lugar do mundo.

6h30 -  Os Estados Unidos registaram 706 mortos e 48.830 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

6h00- Bom dia!  Novo dia, novo acompanhamento ao MINUTO da pandemia em Portugal e no Mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório