Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia adia decisão sobre converter basílica de Santa Sofia em mesquita

As autoridades turcas adiaram hoje a decisão de converter ou não em mesquita a basílica de Santa Sofia, convertida em museu em 1935, localizada em Istambul, na Turquia.

Turquia adia decisão sobre converter basílica de Santa Sofia em mesquita
Notícias ao Minuto

11:25 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Turquia

O Conselho de Estado examinou hoje o pedido de uma associação próxima ao Governo islâmico turco para alterar o decreto que há 85 anos secularizou o prédio, atual Museu Hagia Sophia, e anunciou que tomará uma decisão nas próximas duas semanas.

Essa associação argumenta que o decreto continha assinaturas falsas do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk.

Construída no século VI, à entrada do estreito de Bósforo, esta antiga basílica onde os imperadores bizantinos foram coroados foi convertida em mesquita no século XV, após a captura de Constantinopla pelos otomanos em 1453.

O debate está instalado na Turquia, entre grupos nacionalistas, conservadores e religiosos, que defendem que o monumento deve ser reconvertido numa mesquita, e os grupos dos que acreditam que este edifício, património da UNESCO, deve permanecer um museu, destacando o estatuto de Istambul como uma ponte entre continentes.

O Presidente turco, Recep Erdogan, que lidera um partido islâmico, tem usado a questão como uma bandeira política, mas disse que o seu Governo aguardará uma decisão antes de agir.

A decisão do tribunal decorre de um pedido de revisão de um grupo que defende a reversão de Hagia Sophia em mesquita, procurando anular uma decisão de um Conselho de Ministros de 1934, então liderado pelo fundador da Turquia secular, Mustafa Kemal Ataturk, que o transformou num museu.

O patriarca ecuménico de Istambul, Bartolomeu I, defende que Hagia Sophia, que serviu como local de culto para cristãos, durante 900 anos, e para muçulmanos, durante 500 anos, deve permanecer como museu, para manter o espírito de abrangência.

Os Estados Unidos pediram, na quarta-feira, à Turquia para não converter a antiga basílica Santa Sofia, atual museu Hagia Sophia, em Istambul, numa mesquita, como deseja o Presidente Recep Erdogan.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu às autoridades turcas para "continuarem a conservar Hagia Sophia como museu, numa demonstração do seu compromisso em respeitarem as tradições culturais e a rica história que moldou a República turca, garantindo que permanece aberto a todos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório