Trump retweeta vídeo de apoiante a gritar "poder branco"...e depois apaga

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou hoje na sua conta no Twitter um vídeo que mostra um dos seus apoiantes a gritar "poder branco", um 'slogan' racista associados aos supremacistas brancos, mas apagou-o depois.

Trump 'retweeta' vídeo de apoiante a gritar "poder branco" e depois apaga

©

Lusa
28/06/2020 17:34 ‧ 28/06/2020 por Lusa

Mundo

Donald Trump

Segundo a Casa Branca, o Presidente não tinha ouvido "essa declaração".

O vídeo parece ter sido gravado na residência de idosos The Villages, na Florida, e mostra apoiantes de Trump em confronto verbal com opositores do Presidente.

"Obrigado às excelentes pessoas de The Villages", escreveu Trump quando divulgou o vídeo, onde se vê um homem a conduzir um carrinho de golfe com bandeiras e cartazes pró-Trump e a gritar "poder branco".

O vídeo também mostra manifestantes anti-Trump a gritar "nazi", "racista" e insultos aos apoiantes do Presidente.

"Não há dúvida" de que Trump não devia ter 'retweetado' o vídeo e "devia tirá-lo", considerou o senador Tim Scott, o único republicano negro no Senado, à CNN.

Pouco tempo depois, Trump apagou o 'tweet' em que partilhara o vídeo.

Um porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, afirmou em comunicado que "o Presidente Trump gosta muito de The Villages" e "não ouviu essa declaração feita no vídeo", mas apenas "o enorme entusiasmo dos seus muitos apoiantes".

O incidente ocorre numa altura de elevada tensão no país, na sequência da morte, às mãos da polícia, de George Floyd e de outros norte-americanos negros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas