Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Palestinianos anunciam investimentos em massa no vale do Jordão

A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) anunciou investimentos de 35 milhões de shekels (cerca de nove milhões de euros) no vale do Jordão, alguns dias antes da data prevista por Israel para anunciar uma eventual anexação da zona.

Palestinianos anunciam investimentos em massa no vale do Jordão
Notícias ao Minuto

12:22 - 25/06/20 por Lusa

Mundo ANP

"O Governo decidiu realizar uma série de projetos para apoiar os habitantes do vale do Jordão", indicou na quarta-feira o primeiro-ministro palestiniano, Mhammed Shtayyeh, à agência France Presse, precisando que eles serão postos em prática "nos próximos dias".

Os projetos destinam-se ao setor agrícola, nomeadamente para melhorar os recursos hídricos, da educação e da saúde.

A ANP "arrendará terras a qualquer palestiniano que queira investir no vale do Jordão", adiantou Shatayyeh.

O vale do Jordão, planície agrícola com recursos aquíferos, representa 30% da Cisjordânia, um território palestiniano ocupado desde 1967 por Israel.

O Estado hebreu considera aquele vale essencial para a sua segurança e o governo deve anunciar a partir de 1 de julho a sua estratégia para aplicar o plano norte-americano para o Médio Oriente, que prevê a anexação por Israel dos colonatos na Cisjordânia e do vale do Jordão.

Os palestinianos rejeitaram o plano apresentado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em janeiro, que prevê igualmente a criação de um Estado palestiniano num território reduzido e fragmentado e sem Jerusalém Oriental por capital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório