Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Afinal, que vídeo é aquele do "bebé racista"? É o oposto de racismo

Vídeo partilhado por Donald Trump, e que foi classificado como falso pelo Twitter, foi adulterado para passar mensagem de ódio racial.

Notícias ao Minuto

15:52 - 20/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fake news

Esta sexta-feira, o Twitter classificou uma publicação do presidente norte-americano como "informação manipulada" pela primeira vez. Trata-se de um vídeo com duas crianças, onde a criança branca corre atrás da criança negra. "Criança aterrorizada foge de bebé racista", lê-se na legenda do vídeo, que apresenta grafismos similares aos da CNN.

No vídeo, que entretanto deixou de ser visível, a estação norte-americana é depois acusada de propagar notícias falsas, apresentando depois, o "que realmente acontece" (o vídeo original é de duas crianças a abraçarem-se, conforme pode ver acima).

Depois daquela primeira legenda, aparece outra onde se lê: "Bebé racista, provavelmente eleitor do Trump". "A América não é o problema. As notícias falsas é que são", termina, numa tentativa de denegrir a imagem da CNN.

O vídeo original, porém, foi publicado pela CNN em setembro do ano passado e aquelas imagens, partilhadas pelo presidente norte-americano, nunca foram emitidas pela estação. Assim avisou o Twitter, quando se clica na mensagem "informação manipulada": "O presidente partilhou uma versão do vídeo que muitos jornalistas confirmaram ser editada e manipulada com um logótipo falso da CNN".

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, quando questionada sobre a partilha desse vídeo, respondeu que o presidente tinha intenção de "fazer uma observação de como a CNN o coloca muitas vezes fora de contexto", dando como exemplo um incidente de 2019 e fugindo à pergunta sobre o uso vídeo das duas crianças. "Eu acho que ele estava a fazer uma observação satírica, que até foi bastante engraçada, se virem o vídeo", completa.

Recorde-se que Kayleigh McEnany também alegou que declarações de Donald Trump estavam a ser retiradas do contexto quando este falou, numa conferência de imprensa, sobre possíveis injeções de desinfetante para combater o novo coronavírus.

E sobre o vídeo original? Trata-se um momento captado por um pai norte-americano onde o seu filho corre para abraçar um amigo, numa rua de Nova Iorque. O vídeo de Maxwell e Finnegan, ambos com dois anos, foi partilhado por Michael Cisneros e tornou-se viral, contando agora com mais de 1,2 milhões de visualizações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório