Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Irão testa com êxito novos mísseis de curto e longo alcance

O Irão testou hoje com êxito novos mísseis de fabrico próprio de curto e de longo alcance, numa altura em que se intensificam as tensões com os Estados Unidos, que pretendem impor um novo embargo sobre armas ao país.

Irão testa com êxito novos mísseis de curto e longo alcance
Notícias ao Minuto

13:42 - 18/06/20 por Lusa

Mundo Irão

Os mísseis de nova geração de longo alcance atingiram os alvos a uma distância de 280 quilómetros durante manobras navais no mar de Omã e a norte do Oceano Índico.

Alguns mísseis foram disparados junto à costa e de outros de navios de guerra contra os objetivos localizados na água, informou hoje a agência Tasnim.

O subdiretor para a Coordenação do Exército do Irão e ex-comandante da Armada, Habiolá Sayarí descreveu os mísseis como "um passo que promete melhorar a defesa do país". 

Sayarí destacou que o Irão vai continuar o caminho da autossuficiência do setor da defesa dependendo de especialistas iranianos e não de estrangeiros impedidos de colaborar devido às sanções.

O Irão fabrica armamento a nível interno, sendo que o embargo internacional sobre as armas deve terminar no próximo mês de outubro, como refere a resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

A resolução validou o acordo sobre energia nuclear firmado entre o Irão e seis grandes potências, em 2015, tendo os Estados Unidos abandonado o acordo há dois anos de forma unilateral. 

Neste momento, os Estados Unidos tentam convencer os outros membros do Conselho de Segurança para que não seja levantado o embargo armamentista contra o Irão, mas a Rússia e a República Popular da China, países com direito de veto, já expressaram oposição. 

A tensão entre Teerão e Washington agravou-se desde que os Estados Unidos voltaram a impor sanções contra o Irão em 2018, após incidentes no Golfo Pérsico e, sobretudo, após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani alvo de um bombardeamento norte-americano. 

As manobras navais do Irão que decorreram hoje tiveram o nome "Mártires do Ramadão" em honra dos 19 marinheiros mortos durante um acidente no passado dia 10 de maio, durante um exercício militar. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório