Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Ex-regulador de seguros da China condenado a onze anos de prisão

O ex-presidente do regulador chinês responsável pela supervisão das companhias de seguros foi condenado hoje a onze anos de prisão e a pagar uma multa de 190.000 euros, por corrupção, segundo a imprensa oficial.

Ex-regulador de seguros da China condenado a onze anos de prisão
Notícias ao Minuto

13:33 - 16/06/20 por Lusa

Mundo Pequim

Xiang Junbo, de 63 anos, ocupou desde 2000 altos cargos no setor bancário e financeiro chinês. Foi vice-governador do Banco Central (2004-2005), presidente do Banco Agrícola da China (2005-2011), e chefiou a extinta Comissão Reguladora de Seguros da China (CIRC).

Em 2017, foi colocado sob investigação pelo órgão máximo anticorrupção do Partido Comunista Chinês (PCC) por "grave violação do código de conduta".

"Aproveitando-se do poder conferido pelas suas várias funções, o acusado ajudou empresas e indivíduos a obter contratos, empréstimos, autorizações, posições ou promoções profissionais", declarou o Tribunal Popular Intermédio de Changzhou, leste da China, citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.

"Ele recebeu ilegalmente, diretamente, ou através de intermediários, um total de mais de 18,62 milhões de yuan em bens (2,32 milhões de euros)", acrescentou.

Xiang Junbo foi condenado a 11 anos de prisão e a pagar uma multa de 1,5 milhão de yuan (190.000 euros). O tribunal decidiu também confiscar todas as suas propriedades ilícitas.

No entanto, os tribunais notaram a total cooperação do acusado a investigação.

Em 2014, o nome de Xiang Junbo apareceu num escândalo envolvendo a contratação de filhos e filhas de altos líderes chineses pelo banco norte-americano JPMorgan.

Esse programa tornou possível ao banco ganhar contratos com empresas públicas chinesas, segundo as autoridades norte-americanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório