Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Floyd: Polícia de Seattle proibida de usar gás lacrimogéneo e pimenta

Um juiz ordenou à polícia de Seattle para deixar de usar temporariamente gás lacrimogéneo, gás pimenta e granadas de atordoamento para dispersar protestos pacíficos, uma vitória para os que acusaram as autoridades de reação exagerada às manifestações.

Floyd: Polícia de Seattle proibida de usar gás lacrimogéneo e pimenta
Notícias ao Minuto

06:22 - 13/06/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O juiz Richard Jones emitiu a ordem, com uma vigência de duas semanas, depois de um grupo ligado ao movimento 'Black Lives Mater' ter processado o departamento da polícia de Seattle.

Este grupo queria que a polícia deixasse de usar as táticas violentas que tem usado para acabar com os protestos maioritariamente pacíficos contra a brutalidade policial e a injustiça racial.

Os agentes policiais têm usado gás lacrimogéneo, gás pimenta, granadas de atordoamento e outras manifestações de força contra multidões que se tem manifestado em protesto, depois da morte de George Floyd às mãos de polícias de Minneapolis.

O 'mayor' (presidente da autarquia) de Seattle, Jenny Durkan, e o chefe da polícia, Carmen Best, já apresentaram desculpas aos manifestantes pacíficos que foram alvo daquele tipo de armas.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis, no estado do Minnesota.

A morte ocorreu depois de Floyd ter estado imobilizado no chão por um polícia branco, que lhe colocou o joelho em cima do pescoço, durante oito minutos e 46 segundos, apesar de dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas.

Os quatro polícias envolvidos foram despedidos, e o ex-agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi acusado de homicídio em segundo grau, arriscando uma pena máxima de 40 anos de prisão.

Os outros vão responder por auxílio e cumplicidade de homicídio em segundo grau e por homicídio involuntário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório