Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trump sugere que idoso ferido pela polícia pode ter encenado o episódio

O Presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu hoje que o manifestante de 75 anos que foi ferido após ter sido empurrado pela polícia no estado de Nova Iorque pode ter encenado esse episódio.

Trump sugere que idoso ferido pela polícia pode ter encenado o episódio
Notícias ao Minuto

15:39 - 09/06/20 por Lusa

Mundo Violência policial

Na passada semana, o vídeo de uma manifestação na cidade de Buffalo, no estado de Nova Iorque, causou uma onda de indignação, por revelar imagens de um idoso, Martin Gugino, a ser empurrado por dois polícias antes de cair no chão, durante uma manifestação contra o racismo.

Uma declaração inicial das autoridades disse que o manifestante, que estava a sangrar e parecia ter perdido a consciência, "tropeçou e caiu".

Mas, perante a indignação provocada pelas imagens de vídeo, os dois agentes envolvidos foram suspensos e foi aberta uma investigação.

Hoje, Donald Trump usou a sua conta pessoal da rede social Twitter para sugerir que a queda de Gugino possa ter sido uma encenação.

"O manifestante de Buffalo empurrado pela polícia pode ser um provocador da Antifa", escreveu o Presidente, referindo-se ao movimento antifascista que acusa de ter fomentado episódios de violência na sequência da morte do afro-americano George Floyd.

Donald Trump fez, de seguida, referência, um pouco confusa, a uma reportagem de um canal televisivo segundo a qual o manifestante teria procurado intercetar as comunicações da polícia.

"Terá sido uma encenação?", interrogou-se o Presidente.

O afro-americano George Floyd, de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos, numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

O agente compareceu em tribunal na segunda-feira, acusado de homicídio.

Desde a divulgação das imagens da detenção nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório