Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Chile recebe mais 133 ventiladores para evitar colapso na saúde

O Chile recebeu hoje da China 133 novos equipamentos de ventilação mecânica e outros equipamentos médicos, para reforçar a rede de atendimento a pacientes com covid-19 e evitar o colapso dos serviços.

Chile recebe mais 133 ventiladores para evitar colapso na saúde
Notícias ao Minuto

06:50 - 03/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Os cuidados de saúde do país estão a registar uma elevada procura e com taxas de ocupação próximas de atingir a saturação, principalmente na capital.

O carregamento, recebido no aeroporto pelo presidente do país, Sebastián Piñera, inclui 105 ventiladores e 400 kits de cânulas nasais de alto fluxo que fornecem aos pacientes oxigénio humidificado, material doado pela Confederação de Produção e Comércio (CPC).

Chegaram também mais 28 ventiladores e 250.000 máscaras adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Esta é a quarta vez que o Chile recebe abastecimentos médicos para reforçar a rede de cuidados de saúde.

O número de ventiladores mecânicos disponíveis aumentou de 642 em março para 2.739 em 01 de junho, além da recente chegada de um carregamento de 140 ventiladores e desta nova entrega de 133 equipamentos de ventilação.

Até à data, o número de pacientes no Chile que se encontram em unidades de cuidados intensivos (UCI) é de 1.451, dos quais 1.202 estão ligados à ventilação mecânica e, destes últimos, 326 estão em estado crítico.

A ocupação de camas em UCI ronda 85% a nível nacional e cerca de 95% na região metropolitana, onde se localiza Santiago do Chile.

Em termos gerais, desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no país, em 03 de março, 108.686 pessoas foram infetadas e 1.188 perderam a vida.

"O nosso sistema de saúde está muito solicitado, sob pressão, e está a trabalhar muito próximo da sua capacidade máxima. A cada dia, mais compatriotas nossos precisam de tratamento em camas de cuidados intensivos com ventiladores mecânicos. Estamos a trabalhar todos os dias incansavelmente para reforçar o nosso sistema de saúde", disse Piñera, ao receber o novo equipamento.

O presidente acrescentou que "sem este esforço formidável", o sistema de saúde chileno "teria entrado em colapso há muito tempo, como aconteceu em muitos países desenvolvidos e na América Latina".

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 377 mil mortos e infetou mais de 6,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório