Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente nigeriano apoia eventual reeleição do presidente do BAD

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, anunciou hoje que apoiaria uma reeleição do atual dirigente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o compatriota Akiwumi Adesina, apesar das acusações de prevaricação.

Presidente nigeriano apoia eventual reeleição do presidente do BAD
Notícias ao Minuto

20:46 - 02/06/20 por Lusa

Mundo Nigéria

Adesina, antigo ministro da Agricultura da Nigéria, pretende um segundo mandato como chefe da instituição financeira.

Numa reunião em Abuja, Buhari garantiu a Adesina que "o apoiaria fortemente", refere um comunicado publicado pelo gabinete do Presidente nigeriano e citado pela agência France-Presse (AFP).

"O Presidente [Buhari] prometeu que a Nigéria trabalhará com todos os funcionários e acionistas do BAD para permitir que Adesina seja eleito para um segundo mandato, com base no seu histórico", acrescentou a presidência.

A Nigéria é o maior acionista do BAD e Adesina é o primeiro nigeriano a liderar a instituição desde a sua criação, em 1964.

O presidente do BAD foi acusado por um grupo de denunciantes, funcionários do banco, de entregar contratos a conhecidos e de nomear parentes para posições estratégicas no BAD, o maior banco multilateral africano, e privilegiar os seus conterrâneos nigerianos.

Depois de examinar as alegações "ponto por ponto", o comité concluiu que "a queixa não é baseada em nenhum facto concreto e sólido", de acordo com a conclusão da investigação, que data de 26 de abril, e foi consultada pela agência de informação financeira Bloomberg.

Akinwumi Adesina, de 60 anos, é o único candidato à liderança do banco para os próximos cinco anos - a decisão deverá ser tomada numa reunião de acionistas no final de agosto -, e tem repetidamente negado as acusações de que é alvo por parte do grupo de funcionários do banco, com sede em Abidjan.

Também nas últimas semanas, o banqueiro tem recebido vários apoios, entre os quais está o do chefe de Estado da África do Sul e presidente em exercício da União Africana, Cyril Ramaphosa, e da antiga Presidente da Libéria Ellen Johnson-Sirleaf, que o elogiaram pelos esforços para garantir financiamento para o combate à pandemia da covid-19, e também do ministro das Finanças da Guiné Equatorial, César Abogo, e do representante norte-americano no BAD, Harold E. Doley Jr.

O BAD é o maior banco multilateral e tem um 'rating' de triplo A das três maiores agências de rating - Moody's, Standard & Poor's e Fitch --, tendo como acionistas 54 nações africanas e vários países fora do continente, entre os quais está Portugal e, mais recentemente, a Irlanda do Norte, que anunciou há semanas a sua entrada como acionista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório