Bola de fogo atinge o céu do Japão. Eis as imagens impressionantes

Várias pessoas indicaram ter visto o que parecia ser uma bola de luz a cair do céu, sobretudo nas cidades de Kagoshima e Miyazaki, pelas 23h00 locais. Trata-se de um meteoro "excecionalmente brilhante".

Bola de fogo atinge o céu do JapãoVídeo

© Reprodução/X

Notícias ao Minuto
20/08/2025 09:35 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Japão

Um meteoro "excecionalmente brilhante", conhecido como bola de fogo, iluminou o céu do oeste do Japão, durante a noite de terça-feira. O momento foi captado em vídeo - que pode ver na galeria acima.

 

Segundo a estação televisiva japonesa NHK, várias pessoas indicaram ter visto o que parecia ser uma bola de luz a cair do céu, sobretudo nas cidades de Kagoshima e Miyazaki, pelas 23h00 locais (15h00 em Lisboa).

Um especialista explicou à NHK que se trata de um meteoro "excecionalmente brilhante, conhecido como bola de fogo", que terá caído no mar.

Maeda Toshihisa, diretor do Museu Espacial Sendai de Satsumasendai, na província de Kagoshima, explicou, ainda, que as bolas de fogo são fenómenos causados por poeiras, fragmentos de asteróides e outros objetos no espaço que se incendeiam ao entrar na atmosfera terrestre.

Dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA indicam que o pico de brilho foi localizado perto das coordenadas 30,9°N e 131,8°E, a sudeste de Kyushu, pelas 23h08.

A Agência Meteorológica Japonesa (JMA) não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o meteoro, mas o Observatório Meteorológico Regional de Kagoshima informou que os equipamentos de monitorização do vulcão Sakurajima detetaram vibrações atmosféricas geradas pela bola de fogo.

Recorde-se que um fenómeno semelhante ocorreu em Portugal no ano passado, quando um clarão rasgou os céus do país por volta da meia-noite de 19 de maio. 

Na altura, foi explicado que o clarão foi gerado por um corpo rochoso - um meteoroide - de um cometa que atingiu a atmosfera a cerca de 161 mil km/h.

Segundo dados do Instituto de Astrofísica de Andaluzia (IAA-CSIC), o corpo celeste começou a uma altitude de cerca de 122 km sobre a localidade de Don Benito, província de Badajoz, em Espanha, deslocou-se para noroeste, atravessou Portugal e terminou a uma altura de cerca de 54 km sobre o Oceano Atlântico.

Leia Também: Furacão Erin volta a ganhar força ao aproximar-se das Bahamas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas