Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento polaco aprova reagendamento de eleições para final de junho

O parlamento da Polónia aprovou hoje o reagendamento das eleições presidenciais para o final de junho, uma vez que o ato eleitoral previsto inicialmente para 10 de maio não se realizou por causa da pandemia.

Parlamento polaco aprova reagendamento de eleições para final de junho
Notícias ao Minuto

20:45 - 02/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A presidente do parlamento polaco, Elzbieta Witek, do Partido de Direito e Justiça (Pis), deverá agendar nos próximos dias a nova data para as eleições.

De acordo com a agência France-Presse, o atual Presidente polaco, Andrzej Duda, considerado o favorito, verificou um declínio na popularidade nas últimas semanas, decorrente da crise pandémica.

As sondagens mais recentes indicam até que o atual chefe de Estado poderá perder numa eventual segunda volta contra o candidato pelos liberais e atual autarca de Varsóvia, capital da Polónia, Rafal Trzaskowski.

A crise política em torno das eleições para escolher o novo chefe de Estado polaco surgem num contexto de preocupação dos restantes Estados-membros da União Europeia, que questionam os padrões democráticos vigentes na Polónia.

O Governo nacionalista polaco tinha decidido manter a data das eleições, mas pretendia realiza-las através de voto por correspondência, decisão que foi contestada por toda a oposição.

O território polaco registou, até hoje, 24.395 pessoas contagiadas pela pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, e 1.092 mortes.

A nível global a pandemia já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório