Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Dezenas de ativistas da oposição detidos na Bielorrússia

Dezenas de ativistas da oposição foram detidos pela polícia na Bielorrússia, incluindo uma das suas personalidades principais, Mikola Statkevitch, disse hoje uma organização de direitos humanos.

Dezenas de ativistas da oposição detidos na Bielorrússia
Notícias ao Minuto

11:22 - 01/06/20 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Segundo a organização de direitos humanos Viasna, cerca de 50 ativistas da oposição foram detidos pela polícia na sexta-feira e durante o fim de semana, enquanto reuniam assinaturas para permitir que os membros da oposição participassem nas eleições presidenciais de agosto.

A mulher de Mikola Statkevitch também confirmou que o marido foi detido.

Esta ex-República soviética é liderada desde 1994 por Aleksandr Lukashenko, que pretende ser reeleito nas eleições presidenciais.

Entre os detidos, estão os apoiantes do bloguista Sergei Tikhanovski - também ele preso na sexta-feira -, que foi proibido de concorrer pela Comissão Eleitoral do país.

Uma das principais figuras da oposição, Mikola Statkevich foi detido no domingo a caminho do local de uma ação de protesto em Minsk.

A sua mulher, Marina Adamovitch, disse à agência de polícia AFP na segunda-feira que seu marido está detido e em breve será apresentado a um juiz.

Statkevich, que desafiou Aleksandr Lukashenko nas eleições presidenciais de 2010, ficou preso por cinco anos por organizar manifestações contra o governo. Foi essa condenação que o levou a ser banido da corrida eleitoral em 2020.

A Bielorrússia anunciou a organização de uma eleição presidencial em 09 de agosto, apesar de a epidemia do novo coronavírus não ter poupado o país e Lukashenko continuar a minimizá-la.

O país já tem mais de 42 mil infeções pelo novo coronavírus registadas e ainda 235 mortes.

No poder desde 1994, Lukashenko, de 65 anos, já anunciou que concorrerá ao sexto mandato.

Durante as eleições legislativas do ano passado, a oposição não ganhou assentos no Parlamento. Estas eleições foram denunciadas por observadores eleitorais da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório