Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Muçulmanos manifestaram-se contra tropas francesas

Milhares de muçulmanos, simpatizantes do grupo armado rebelde Séléka, manifestaram-se hoje na capital da República Centro Africana contra a operação militar francesa, depois de esta manhã três combatentes rebeldes terem morrido em confrontos com soldados franceses.

Muçulmanos manifestaram-se contra tropas francesas
Notícias ao Minuto

18:47 - 22/12/13 por Lusa

Mundo Bangui

Durante a tarde, os manifestantes juntaram-se no centro da capital Bangui, de onde seguiram em marcha e pacificamente por uma grande avenida num bairro muçulmano, de acordo com um jornalista da agência francesa AFP, que constatou no local que a marcha decorreu sem incidentes.

"Não à França" e "Hollande criminoso!", gritaram os manifestantes, que pretendiam denunciar "a parcialidade" dos militares franceses deslocados para a República Centro Africana desde o início de dezembro, onde procuram pôr fim à violência inter-religiosa em larga escala.

Depois de uma operação de desarmamento ter levado a confrontos entre combatentes rebeldes e os militares franceses, e provocado a morte de três apoiantes do Séléka, dezenas de pessoas saíram às ruas, bloqueando uma grande avenida de acesso ao aeroporto, tendo depois sido afastados pelos polícias congoleses da força africana no país (Misca).

Cerca de 1.600 soldados franceses estão na República Centro Africana, mil dos quais em Bangui, no âmbito da operação Sangaris, desencadeada a 05 de dezembro, no auge de uma vaga de violência entre cristãos e muçulmanos que fez cerca de um milhar de mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório