Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo da África do Sul abranda restrições para prevenir pandemia

Os sul-africanos vão poder voltar a comprar álcool e assistir a cultos religiosos a partir de segunda-feira, medidas anunciadas pelo Governo como parte do abrandamento das restrições impostas para prevenir a covid-19 no país africano mais afetado pela pandemia.

Governo da África do Sul abranda restrições para prevenir pandemia
Notícias ao Minuto

18:17 - 28/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

No âmbito do abrandamento faseado das restrições, as vendas de álcool, que estavam proibidas desde 27 de março, serão permitidas quatro dias por semana.

Não será possível comprar álcool às sextas-feiras nem durante o fim de semana e os bares permanecerão fechados. O álcool só pode ser consumido em casa.

Por outro lado, as igrejas podem reabrir, mas devem limitar a frequência a 50 pessoas.

Fiéis e funcionários devem usar máscaras e manter o distanciamento social, sendo obrigatória a higienização das mãos e o rastreio antes de entrar na igreja.

A ministra da Governação Cooperativa e dos Assuntos Tradicionais sul-africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, afirmou também que a venda de cigarros continua proibida, mas que será levantado o recolher obrigatório nacional noturno.

Além disso, será permitido o exercício ao ar livre em qualquer altura do dia.

A África do Sul é o país do continente africano a registar mais casos de covid-19 (25.937) e o terceiro com mais mortos (552), com a Cidade do Cabo a contabilizar uma em cada 10 pessoas infetadas de África.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório