Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Infetados na Sonae "estão bem". Mais 337 mortos no Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Infetados na Sonae "estão bem". Mais 337 mortos no Reino Unido
Notícias ao Minuto

07:55 - 21/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira, atores, produtores, cenógrafos, técnicos e outros profissionais da cultura vão realizar uma vigília, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, e por todo o país, em nome dos que, nas artes, ficaram sem rendimentos e sem apoios, em consequência das medidas de prevenção da Covid-19. Também hoje arranca uma nova campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, através de vales nos supermercados e da internet. 'Ajude a preencher este vazio' é o mote.

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que a proposta franco-alemã para o fundo de recuperação coloca a resposta europeia à crise está "perto da bazuca". Augusto Santos Silva, sublinhou que, a ser aprovada, eleva o valor global além do bilião de euros.

O mais recente boletim epidemiológico da DGS dá conta que, em Portugal, foram registadas mais 16 mortes e 228 novos casos nas últimas 24 horas. No total, há já 1.263 mortes e 29.660 infetados pela Covid-19. De sublinhar que, a nível mundial, o novo coronavírus já matou 328.047 pessoas e infetou mais de 5 milhões.

Consulte os mapas da evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h30 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h29 - O primeiro-ministro polaco disse hoje que o executivo pretende que 28 de junho seja a data das eleições presidenciais que foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus.

15h25 - O secretário de Estado da Saúde admitiu hoje atrasos no pagamento às Instituições Particulares de Solidariedade Social que integram a Rede de Cuidados Continuados e disse que as dívidas vão ser regularizadas "dentro do possível".

15h12 - FC Porto deu, esta quinta-feira, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista o regresso às competições, após uma paragem forçada superior a dois meses, devido à pandemia do novo coronavírus, com um regresso sem baixas e "exercícios coletivos".

15h07 - Os testes serológicos feitos por entidades como hospitais, instituições académicas, autarquias ou clubes de futebol, serão "tidos em conta" para "uma avaliação da imunização da população" portuguesa face à covid-19, explicou também António Lacerda Sales.

14h51 - O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 3.317 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela doença covid-19, entre os quais 480 médicos e 1.088 enfermeiros.

14h42 - Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 338 mortes, o que representa uma ligeira quebra em relação aos dados desta quarta-feira. Há ainda 2.615 novos casos reportados de infeção

14h26 - Feira semanal de Carcavelos, no concelho de Cascais, reabriu hoje ao público, com metade da lotação e uso obrigatório de máscara, para grande alívio dos feirantes, que encontram neste negócio a única forma de subsistência

14h20 - "Todas as condições para que a obesidade aumente estão criadas, as pessoas ficaram com menos posses, com menos dinheiro, os tratamentos estão parados". Quem o diz é o presidente da Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO), Carlos Oliveira, acrescentando que o confinamento também faz com que "muita gente não faça exercício absolutamente nenhum"

14h14 - Relativamente aos casos de Covid-19 na Sonae, na Azambuja, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, confirmou na habitual conferência diária da DGS que até à data dos testes que foram feitos "339 testes, 70 dos quais com resultados positivos". Mas, esclareceu, estas 70 pessoas "estão todas clinicamente  bem", não estão internadas, são trabalhadores jovens, muitos vivem em alojamento em conjunto

14h06 - O Irão, que ontem disse ter a pandemia sob "controlo", apelou hoje à população para evitar qualquer deslocação entre províncias por ocasião do Aid al-Fitr, que marca o fim do Ramadão, numa altura em que os casos do novo coronavírus estão a aumentar

"A nossa maior preocupação" é ter "novos picos da doença devido ao não cumprimento das regras sanitárias", indicou o ministro da Saúde, Said Namaki

13h57 - O governo reforçou com quase cinco milhões de euros as verbas destinadas às refeições escolares dos alunos, devido ao aumento de estabelecimentos de ensino a oferecer refeições, por causa da pandemia de covid-19.

13h45 - Acompanhe abaixo a conferência diária da DGS e aqui os pontos mais importantes.

13h38 - A mara de Lisboa apelou hoje ao reforço da oferta de transportes públicos, defendendo que deve ser garantindo o uso total da capacidade instalada, especialmente no metropolitano, como forma de reduzir o risco de infeção pelo novo coronavírus.

13h27 - Há 6 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba, de acordo com os dados mais recentes da DGS, quantos há no seu.

13h09 - Houve mais 14 mortos e 252 novos casos em Portugal. Segundo o boletim mais recente da DGS, há um total de 1.277 óbitos e 29.912 infetados. O número de recuperados continua igual a ontem.

13h06 - O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) denunciou hoje ameaças de cortes salariais "desajustados" e despedimentos aos trabalhadores da companhia aérea 'low cost' Ryanair, "aproveitando-se" da pandemia, e pediu uma intervenção estatal.

12h53 - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou hoje o levantamento em três regiões do país do estado de emergência, implementado em abril com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19.

12h37 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) teve na segunda-feira 100 mil passageiros, mais 40% do que no início de maio e o equivalente a "cerca de 35%" da procura pré-pandemia, divulgou hoje a empresa.

12h25 - Os resultados preliminares de um estudo internacional revelam que os casais com filhos que participaram num inquérito em Portugal expressam menor impacto emocional negativo face à situação de pandemia da Covid-19, foi anunciado esta quinta-feira.

12h17 - serão 70 os trabalhadores da empresa de logística da Sonae, no concelho da Azambuja, Lisboa, infetados com Covid-19. O número é avançado pela TVI24, no local. Até ontem sabia-se que havia 40 funcionários com teste positivo e desde então os cerca de 800 funcionários que trabalham no entreposto da Azambuja da Sonae MC estão a ser testados.

12h08 - Um bebé prematuro de apenas dois dias morreu devido à Covid-19 na África do Sul, a primeira morte neonatal no país, de acordo com os últimos dados oficiais.

11h56 - A easyJet vai retomar a partir de 15 de junho "um pequeno número de voos, principalmente domésticos", em 20 aeroportos europeus, entre os quais na rota entre Genebra e as cidades de Lisboa e Porto, anunciou hoje a companhia.

11h49 - Oito futebolistas do Santos Laguna estão infetados com o novo coronavírus, anunciou o clube mexicano de futebol, o que pode comprometer o regresso do campeonato, suspenso há mais de dois meses devido à pandemia.

11h44 - O mais recente surto de Covid-19 na China, registado no nordeste do país, apresenta características diferentes das do surto original, detetado no final do ano passado na cidade de Wuhan, segundo a imprensa estatal.

11h38 - À semelhança do que já aconteceu com outros atores, também Jorge Corrula teve de se submeter a um teste à Covid-19 de forma a que pudesse regressar ao trabalho.

View this post on Instagram

Teste Covid-19 Não faço comentários, tudo o que acontece no vídeo foi sob a influência de uma zaragatoa... #testecovid19

A post shared by (@jorgecorrula) on May 21, 2020 at 1:54am PDT

11h26 - Um estudo da Universidade de Pequim, publicado na revista científica Cell, indica ter encontrado uma potencial 'cura' para a Covid-19, mesmo que nunca seja desenvolvida uma vacina. A investigação mostra que alguns anticorpos neutralizantes podem reduzir o tempo de recuperação das pessoas infetadas e também prevenir o contágio a curto prazo, durante várias semanas.

11h14 - TikTok foi uma das apps mais bem-sucedidas de 2019 e o atual ano promete ser ainda melhor para a app de vídeos curtos, muito devido à pandemia de Covid-19. Não acredita? De acordo com a Lisbon Digital School, só em Portugal o TikTok conquistou 500 mil novos utilizadores em apenas dois meses.

11h11 - A emigração de portugueses para o Reino Unido estava em crescimento antes de a pandemia Covid-19 levar os governos europeus a impor restrições à atividade económica e circulação de pessoas, de acordo com estatísticas oficiais publicadas hoje. 

11h04 - A Bélgica registou nas últimas 24 horas 252 novos casos de infeção por Covid-19, mais 60 do que no dia anterior, e 37 mortes, menos cinco, segundo dados oficiais hoje divulgados.

10h58 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou na quarta-feira o seu homólogo colombiano, Iván Duque, de um plano para infetar venezuelanos que regressaram da Colômbia com a Covid-19.

10h53 - A associação Transparência e Integridade pediu hoje ao Governo mais transparência sobre o programa de compra de publicidade institucional para apoiar a comunicação social e recomendou que sejam tornados públicos os critérios que ditaram a repartição dos montantes.

10h44 - O diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Filomeno Fortes, pediu hoje aos governos dos países africanos lusófonos mais envolvimento das universidades no combate à pandemia de Covid-19 e acesso aos dados sobre a doença.

10h37 - Jovens 'Afegãs Sonhadoras' fizeram ventiladores com peças de carros. Não é a primeira vez que ouvimos falar nelas. Em 2017, foram notícia quando venceram um prémio internacional nos EUA. Agora, ganham novamente destaque porque estão a construir ventiladores com peças de carros. Trata-se de uma turma de raparigas de robótica do Afeganistão.

10h26 - As famílias gastaram mais luz por causa do confinamento, com o consumo a crescer 29%. Os dados foram divulgados pela DGEG e refletem o efeito do confinamento, por causa da pandemia do novo coronavírus.

10h23 - O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.997, com mais de 95 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

10h17 - O governo espanhol estima que só em julho o país possa voltar a receber turistas estrangeiros em segurança, devido à Covid-19, o que preocupa as empresas do setor, que temem ficar em desvantagem na captação de reservas.

10h09 - Sabia que fumar aumenta os recetores para o coronavírus nos pulmões? O fumo é responsável por impulsionar os pulmões a produzirem a enzima ACE2 em quantidades mais elevadas, sendo que esta enzima é usada pelo novo coronavírus para se fixar nas células do corpo humano.

9h59 - No âmbito das medidas de combate à Covid-19 está prevista a suspensão de contratos de arrendamento e penhoras até setembro, uma medida que foi validada pelo Parlamento e que a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) considera que protege os inquilinos. 

9h47 - Mais de cinco milhões de casos de contágio pelo novo coronavírus foram oficialmente declarados em todo o mundo, sendo que 70% correspondem à Europa e aos Estados Unidos, de acordo com uma contagem da agência France Presse.

9h23 - Bochechar água salgada pode reduzir sintomas e duração da Covid-19. É o que diz um novo estudo de investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que envolveu 66 pacientes, com infeções nasais e na garganta.

9h16 - A maioria do países afetados pela Covid-19 já começou a desconfinar e a levantar as restrições, mas o regresso à normalidade parece ainda uma realidade longínqua, como mostra um conjunto de fotos da Reuters.

Notícias ao Minuto© Reuters

8h55 - O antigo secretário de Estado da Saúde José Martins Nunes destacou hoje o papel de António Arnaut na criação e manutenção do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que mostrou a sua resiliência no combate à Covid-19.

8h49 - A 17.ª edição do festival CoolJazz Fest, prevista para julho em Cascais, já só irá realizar-se em 2021, anunciou hoje a promotora Live Experiences.

8h27 - A Inspeção-Geral da Educação vai auditar as avaliações dos alunos para travar a inflação das notas, no contexto da pandemia, segundo o ministro da Educação, que garante que haverá processos disciplinares sempre que se justifique.

8h17 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou o manual 'Saúde e Atividades Diárias', no qual são apresentadas as medidas de prevenção e controlo da Covid-19 em estabelecimentos de ensino, nomeadamente no regresso às aulas presenciais do 11.º e do 12.º ano e nas creches e amas.

8h09 - Apple lançou uma nova atualização para os seus iPhones - a iOS 13.5 - que tem como principal novidade desbloquear mais facilmente o dispositivo enquanto se usa máscara. Não terá de realizar gestos adicionais para desbloquear o dispositivo.

8h04 - O Governo anunciou que foram criados esta semana quatro Quiosques Cidadão, balcões temporários de entrega de cartões de cidadão abertos nos municípios onde se regista maior volume de documentos para entregar devido às restrições impostas pela Covid-19. Para já, há dois Quiosques em Lisboa, um em Sintra e outro no Porto.

7h59 - A Alemanha contabilizou esta quinta-feira, mais 57 mortos no espaço de um dia, elevando o número total de óbitos para 8.147, e mais 745 novos casos confirmados, de ontem para hoje, havendo já 176.752 infeções no país.

7h52 - A easyJet vai retomar alguns voos a 15 de junho, suspensos até então devido à pandemia. A programação inicial incluirá principalmente voos domésticos no Reino Unido e em França" e o número de voos será reduzido, indicou a companhia aérea, em comunicado.

7h44 - A Universidade de Macau (UM) vai integrar um estudo com outras 15 instituições de ensino superior e de investigação sobre os efeitos psicossociais da pandemia da Covid-19 no mundo, anunciou o próprio estabelecimento de ensino.

7h31 - Os Estados Unidos registaram 1.369 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, menos 167 que na véspera, elevando o total de óbitos para 93.214, segundo um balanço independente da Universidade Johns Hopkins.

7h24 - A Comissão Política do PS volta hoje a reunir-se numa conjuntura em que o país entrou em crise económica por causa da Covid-19 e em que se instalou nos socialistas uma polémica em torno das eleições presidenciais.

7h15 - O México registou 424 mortos nas últimas 24 horas, o número mais elevado de óbitos desde que o surto da Covid-19 começou, segundo dados oficiais.

7h12 - Atores, produtores, cenógrafos, técnicos e outros profissionais vão realizar hoje uma vigília, em frente à Assembleia da República, e por todo o país, em nome dos que, nas artes, ficaram sem rendimentos e sem apoios, em consequência das medidas de prevenção da Covid-19.

7h08 - Uma nova campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar arranca hoje e dura até ao final do mês, decorrendo sem voluntários nos supermercados, por causa da pandemia de Covid-19, mas através de vales nos supermercados e da internet.

7h02 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, dois novos casos de Covid-19, informaram hoje as autoridades, no décimo dia consecutivo em que a soma diária de infeções no país permanece abaixo da dezena.

07h - Bom dia, fique connosco para saber as últimas atualizações sobre a Covid-19 e, caso queira, pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório