Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Inundações na Somália afetam um milhão de pessoas e desalojam 400 mil

As fortes inundações que se verificaram no centro da Somália afetaram quase 1 milhão de pessoas, obrigando 400 mil pessoas a procurarem refúgio e aumentou a possibilidade de surtos de doenças, alertou hoje a ONU.

Inundações na Somália afetam um milhão de pessoas e desalojam 400 mil
Notícias ao Minuto

18:06 - 18/05/20 por Lusa

Mundo Somália

Pelo menos 24 pessoas morreram nas rápidas inundações que se verificaram nas cidades de Beledweyne e Jowhar, no centro da Somália, segundo o departamento das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários, que lembra que a região ainda está a recuperar das cheias do ano passado, que afetaram mais de 500 mil pessoas.

O distrito de Beledweyne, na região de Hiraam, é a zona mais afetada: 85% inundado e 25 aldeias ao longo do rio estão a sofrer o mesmo destino.

"A inundação aqui afetou a cidade inteira, as pessoas estão muito preocupadas com a sua segurança", comentou um residente, acrescentando que a força da água nas ruas é tanta que as pessoas mais fracas ou mais idosas não conseguem transitar.

As inundações também ameaçam cortar a ligação de Beledweyne ao aeroporto, o que pode perturbar a entrega da ajuda humanitária, alerta ainda a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório