Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: É tempo de "outra fase". Mais casos refletem desconfinamento?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: É tempo de "outra fase". Mais casos refletem desconfinamento?
Notícias ao Minuto

08:00 - 08/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Depois de terem chegado a um acordo, em 9 de abril passado, sobre um pacote de emergência num montante total de 540 mil milhões de euros para fazer face à crise provocada pela pandemia - entretanto 'aprovado' pelo Conselho Europeu -, o Eurogrupo tenciona hoje definir os termos exatos de uma das 'redes de segurança' adotadas, a linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), designada 'Apoio à Crise Pandémica'.

Entretanto, segundo o Programa de Estabilidade (PE) aprovado na quinta-feira pelo Governo, o  impacto orçamental das medidas discricionárias adotadas pelo Governo em resposta à Covid-19 totaliza 1,9 mil milhões de euros.

Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde,  dão conta foram registadas mais nove vítimas mortais, 553 infetados e 164 recuperados nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já tirou a vida a 1.114 pessoas e infetou 27.268 em todo o país. Em termos globais, pandemia já matou quase 270 mil pessoas e há mais de 3,8 milhões de infetados em todo o mundo.

Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos com as mais recentes atualizações, aqui.

15h51 - Facebook adota trabalho remoto até ao final de 2022. A gigante tecnológica esclareceu que não planeia abrir as portas da maioria dos seus escritórios nos próximos tempos.

15h46 - A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) assegurou hoje que, apesar de terem sido detetados casos de covid-19 em trabalhadores de matadouros de aves, o consumo destes animais não constitui um risco para a saúde.

15h34 - A secretária de Estado da Educação afirmou hoje que a substituição de professores para responder a necessidades temporárias não será um problema, considerando que os mecanismos legais disponíveis o permitem fazer de forma rápida.

15h13 - Os festivais de música e espetáculos "de natureza análoga", marcados até 30 de setembro, só serão permitidos com lugares marcados e regras de distanciamento, e o reembolso de bilhetes só em 2022, segundo a proposta de lei hoje revelada.

14h50 - Barcelona reabriu, esta sexta-feira, o acesso às suas praias. Estas estão disponíveis para a prática de atividade física de forma individual, entre as 6h e a s10h da manhã.

14h43 - A China deu hoje "luz verde" para a reabertura de cinemas, teatros, instalações desportivas e locais de divertimento, aligeirando ainda mais as restrições contra a Covid-19.

14h35Com 480 casos e 16 mortos de Covid-19, a Tanzânia suspendeu a divulgação dos dados. O balanço não é atualizado desde 29 de abril, depois de o presidente John Magufuli se ter queixado de que o Governo estava a promover "o pânico" ao divulgar os dados. O país continua a funcionar em pleno e incentiva a população a recorrer à medicina tradicional e a rezar.

14h26A Comissão Europeia instou hoje o Eurogrupo a dar "grandes passos" na resposta económica à crise da Covid-19, para que as economias "voltem ao que eram", e disse esperar "progressos rápidos" da discussão dos ministros das Finanças europeus.

14h10 O primeiro-ministro António Costa deixou esta tarde uma mensagem de confiança"Portugueses foram exemplares, agora temos de passar a outra fase", apelou.

14h00 - Mais casos refletem desconfinamento? "Talvez seja um bocadinho cedo", disse a diretora-geral da Saúde, Graça Fonseca, na conferência de imprensa diária de balanço sobre a situação em Portugal.

13h58 - Maioria das escolas já teve higienização. Operação concluída dia 15. As Forças Armadas já realizaram ações de higienização na maioria das escolas secundárias que vão reabrir, no âmbito de uma operação que ficará concluída até 15 de maio, adiantou hoje a secretária de Estado da Educação.

13h52 - OMS desaconselha encerramento de mercados como o de Wuhan. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que mercados como o da cidade de Wuhan, na China, que podem ter estado na origem da pandemia de Covid-19, não devem ser encerrados.

13h50FIFA autoriza cinco substituições por jogo. As equipas de futebol vão poder fazer cinco substituições por jogo, em três momentos, anunciou hoje a FIFA.

13h46 - Saiba aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 e, de acordo com os dados mais recentes da DGS, quantos há no seu.

13h43 - Não há "proibições ou limitações à vinda de emigrantes no Verão". A garantia é do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que considera "infundadas" as notícias recentemente divulgadas e que apontam no sentido inverso.

13h35 - Entre 01 de março e 26 de abril deste ano morreram mais 1.667 pessoas do que no mesmo período de 2019, sobretudo pessoas com 75 e mais anos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

13h28 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da DGS e aqui os pontos mais importantes.

13h25Houve um aumento de 553 casos em Portugal, elevando o total para 27.268 infeções de Covid-19. Segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde mais recente, o número de mortes subiu para 1.114, apenas mais nove do que ontem. Por fim, o número de casos recuperados passou para 2.422, mais 164.

13h18 - Atuações gratuitas nas varandas ou Internet? "Temos de terminar com isso". A ministra da Cultura esteve hoje à conversa com Manuel Luís Goucha, no 'Você na TV', onde falou do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo da pandemia, situação que levou a que o setor das artes fosse profundamente prejudicado.

13h09 - Não lavar regularmente a roupa de cama poderá fazer com que partículas infecciosas fiquem presas nos tecidos e sejam inaladas durante o sono. O que dizem os especialistas sobre a frequência de lavagem dos lençóis?

13h03 - A Meia Maratona e a Maratona de Lisboa foram adiadas para 2021, confirmou hoje à Lusa Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, considerando a decisão "pragmática" e de "grande responsabilidade social".

12h59 -  Há quase 270 mil mortos e mais de 3,8 milhões de infetados em todo mundo. Já morreram pelo menos 269.514 pessoas e há 3.856.400 infetadas em 195 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro de 2019.

12h45 - Uma altercação entre um polícia e uma mulher, num supermercado do Alabama, atingiu proporções violentas depois de a mulher ter apresentado resistência. Tudo terá começado porque a mulher não utilizava uma máscara de proteção. O momento foi filmado e partilhado nas redes sociais por quem se encontrava no local. [ Alertamos que as imagens contém violência ]

12h36 - A Dinamarca quer reabrir os museus, teatros, cinemas, parques de diversões ao ar livre e jardins zoológicos em 08 de junho, anunciou hoje o Governo, adiantando que as reuniões passarão a poder juntar até 50 pessoas.

12h24 - O Governo autorizou a reabertura, a partir do dia 4 de maio, de cabeleireiros, barbeiros e esteticistas, entre outros serviços equiparados, desde que cumpridas determinadas normas. Estes profissionais trabalham agora numa nova realidade, com máscara, fatos de proteção e viseiras.

12h16 - Foi identificado o primeiro caso de um gato infetado com Covid-19 em Espanha. Investigadores dizem que a carga viral no animal era muito baixa, o que prova que dificilmente os animais conseguem infetar humanos.

12h07 - primeiro caso de propagação comunitária de Covid-19 na Califórnia, nos Estados Unidos, terá acontecido num salão de beleza, mais especificamente de manicure, afirmou o governador local, Gavin Newson, esta quinta-feira.

12h05 - As tarifas do gás natural vão ser revistas trimestralmente, para ajustar às oscilações dos preços do petróleo, tal como já acontece no setor elétrico, revela um diploma hoje publicado com efeitos retroativos em 28 de abril.

12h01 -Ryanair anunciou, esta sexta-feira, que vai retomar a ligação entre Porto e Londres Stansted a partir do dia 22 de maio, acrescentando esta 'ponte' à lista reduzida de voos que a companhia aérea se prepara para retomar.

11h58 - Uso de máscara? DGS dá dicas para uma correta utilização. Lembre-se que não deve tocar na máscara durante a sua utilização.

11h42O Bloco de Esquerda apresentou um conjunto de medidas que, acredita, devem ser adotadas nesta fase de desconfinamento e retoma da atividade económica. Entre elas está a proteção dos doentes com doença crónica e a proibição de despedimentos em empresas que recorrem a apoios públicos ou que apresentem lucro.

11h37 Espanha regista mais 229 mortes nas últimas 24 horas. Há mais de 221 mil pessoas infetadas no país e mais de 26 mil mortos. No total, mais de 131 mil pessoas já foram curadas.

11h23 - O INE divulgou que durante o período de pandemia as exportações caíram 13% em março e importações desceram 11,9%.

11h21 - Se usa óculos este truque é para si. Há uma técnica que impede que os óculos fiquem embaciados ao usar a máscara de proteção contra a Covid-19. E afinal, só precisa de água e sabão para que o 'nevoeiro' não se instale nas suas lentes. 

11h07 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta sexta-feira, orientação para estabelecimentos de restauração e bebidas lidarem em segurança com a reabertura quando ainda atravessamos a pandemia da Covid-19. Nesta, incluem-se normas como a separação "das mesas e das cadeiras" que "deve garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas", sendo que os "coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior".

10h57 - A secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, a ex-atriz Regina Duarte, foi a entrevistada desta quinta-feira do programa CNN 360, da CNN Brasil. A entrevista teve a duração de cerca de 40 minutos e durante a mesma Regina Duarte proferiu algumas declarações polémicas, nomeadamente sobre a ditadura militar e a tortura.

10h49 - A pensar no confinamento, a Organização Mundial de Saúde deixou algumas dicas sobre como continuar ativo em casa durante a pandemia de Covid-19.

Sugerem também alguns exercícios físicos:

10h38 primeiro-ministro, António Costa, sublinhou, esta sexta-feira, a importância de o  CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento transmitir a tecnologia e conhecimento à indústria nacional, para que a produção de ventiladores possa crescer, apontando para a escassez destes produtos no mercado internacional.  

10h35 - A Bélgica registou mais 107 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 591 novos casos confirmados. Até o momento, foram relatadas 8.522 óbitos e 52.011 infeções no total.

10h23 - Comprou um bilhete para um festival de verão? Será emitido um vale. O Governo proibiu festivais de música e espetáculos similares até 30 de setembro.

10h19 - Uma equipa de investigadores anunciou hoje que está a desenvolver uma escala de risco de Covid-19 para utilização em hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a começar pelo hospital de Ovar, concelho no distrito de Aveiro.

10h16 - Os pedidos de ajuda à linha SOS Voz Amiga "aumentaram em flecha" desde o início da pandemia Covid-19 e os voluntários apenas conseguem atender um quarto das chamadas, disse hoje à agência Lusa o presidente do serviço.

10h07 - Uma equipa de médicos canadianos é a primeira em todo o mundo a usar a hemodiálise para combater o novo coronavírus. A técnica recorre à utilização de elementos químicos de modo a 'reformular' os glóbulos brancos contra a ação perniciosa no organismo do SARS-CoV-2.

10h04 - Celebrações em Fátima sem peregrinos, apenas com celebrantes e convidados. Foi publicado o despacho assinado pelos ministros da Administração Interna e da Saúde relativamente às celebrações do 13 de Maio.

9h57 - A propósito da comemoração do Dia da Segurança Social, o primeiro-ministro, António Costa, sublinha que este organismo é um dos "pilares fundamentais" do Estado Social, a par do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e da escola pública, sublinhando por isso que deve ser "pública, forte, robusta e sustentada".

9h44 - O número de mortos devido à Covid-19 em África subiu hoje para 2.074, com mais de 54 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h37 - A partir de hoje, IVA das máscaras e do gel passa a ser de 6% ao invés dos anteriores 23%. A medida foi publicada na quinta-feira em Diário da República e vai estar em vigor até ao final do ano.

9h30 - Dono de famoso bar de Nova Iorque morre de Covid-19. Jimmy Glenn, um antigo treinador de boxe, geriu durante 47 anos o Jimmy's Corner, na famosa Times Square. Tinha 89 anos.

9h21 - Seis potenciais vacinas que já estão a ser testadas em humanos. Perante o flagelo da pandemia do novo coronavírus, cientistas de todo o mundo tentam encontrar uma vacina em tempo recorde.

9h17 - Conheceram-se durante a quarentena e têm (finalmente) o primeiro encontro. O casal apaixonou-se durante o confinamento através das respetivas varandas, na cidade de Verona, tal como Romeu e Julieta, mas em tempos de confinamento e mais de um mês finalmente reuniram-se.

9h07 - Máscaras, o novo desafio de comunicação que os cidadãos surdos enfrentam. O Notícias ao Minuto falou com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos e com a Associação de Surdos da Ilha de São Miguel para a comunidade surda e com deficiência auditiva, estas formas de proteção para evitar a propagação da Covid-19, transformaram tarefas diárias em autênticos labirintos com barreiras difíceis de ultrapassar no que diz respeito à comunicação.

8h56 - Cinco jogadores da La Liga terão testado positivo para o novo coronavírus. Três jogarão no principal escalão do futebol espanhol e dois no segundo.

8h42 - De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), alguns indivíduos testam positivo mais de uma vez para o novo coronavírus ou SARS-CoV-2, contudo tal não significa que voltem a adoecer com a Covid-19. Perceba melhor.

8h37 - A feira de videojogos Tokyo Game Show, a maior da Ásia e uma das mais importantes da indústria a nível mundial, vai realizar a edição deste ano em formato digital devido à Covid-19, anunciou hoje a organização.

8h33 - Paramédicos protagonizam 'meme dos caixões' e geram polémica. O vídeo dividiu opiniões com muitos a não acharem piada à brincadeira.

8h27 A mara de Coimbra está a estudar a flexibilização da ocupação de espaço público para esplanadas do setor da restauração, até final do ano, em todo o concelho, disse hoje o presidente do município, Manuel Machado.

8h13 - Ministros dos Governos de Portugal, Espanha e Itália defendem a criação de um sistema de rendimento mínimo europeu, apelando à solidariedade como veículo para minimizar a crise provocada pelo novo coronavírus, Covid-19.

7h53 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que a pandemia da Covid-19 continua a desencadear "um tsunami de ódio e xenofobia".

7h46 - A retoma da atividade regular no Hospital de São João, no Porto, onde a 2 de março foi detetado o primeiro caso Covid-19 em Portugal, introduziu rotinas novas e circuitos de triagem que, desejam os responsáveis, perdurarão pós-pandemia.

7h41 - Portugal é um dos poucos países da União Europeia (UE) onde não existe a especialidade de medicina de urgência e emergência, um debate "adiado", uma "reivindicação antiga" que a atual crise pandémica do novo coronavírus poderá acelerar.

7h37 - O impacto orçamental das medidas discricionárias adotadas pelo Governo em resposta à Covid-19 totaliza 1,9 mil milhões de euros, segundo o Programa de Estabilidade (PE) aprovado na quinta-feira pelo Governo.

7h34 - A quarentena obrigatória em unidades hoteleiras imposta pelo Governo dos Açores a todos os passageiros que desembarcam na região, para conter o surto de Covid-19, vai passar a ser paga pelos não residentes a partir de hoje.

7h25 - Alemanha com 1.209 casos em 24 horas. São mais de 167 mil infetados. O número de mortos subiu em 147 para 7.266, num valor ligeiramente superior às 123 mortes que ocorreram na quinta-feira.

7h22 - A queda após o 'take-off' na prancha de surf e a estranheza de remar marcaram o regresso da bicampeã portuguesa Teresa Bonvalot ao mar, após o "bocado difícil" que passou confinada por causa da pandemia de Covid-19.

7h16 - O Eurogrupo volta a discutir hoje, por videoconferência, a resposta europeia à crise da Covid-19, agora tendo já em sua posse as previsões macroeconómicas da Comissão, que antecipam uma contração recorde este ano na zona euro.

7h11 - Circuitos separados, uma unidade de recobro "devolvida" ao bloco operatório central e o recuo da triagem de urgência criada para doentes Covid-19 são algumas das mudanças que marcam o "regresso à normalidade" no Hospital de São João (HSJ), Porto.

7h09 - A China detetou um caso da Covid-19 nas últimas 24 horas, sem ter voltado a registar mais vítimas mortais, informou hoje a Comissão de Saúde chinesa.

7h07 - Os Estados Unidos registaram 2.448 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 75.500 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, indicou hoje a Universidade Johns Hopkins. As autoridades norte-americanas contabilizaram também mais de 1,25 milhões de casos diagnosticados.

7h02 - O confinamento social fez aumentar o desemprego logo em março, com 52.999 novos inscritos nos centros de emprego, o que representa um crescimento de 34% face ao mesmo mês de 2019, refere hoje o Barómetro das Crises.

7h00 - Recorde aqui o registo da noite de ontem, quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório