Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Costa quer que CEiiA liberte tecnologia e conhecimento para a indústria

O primeiro-ministro sublinha que os ventiladores continuam a ser escassos no mercado internacional e, por isso, que acelerar a sua produção.

Costa quer que CEiiA liberte tecnologia e conhecimento para a indústria
Notícias ao Minuto

10:27 - 08/05/20 por Notícias ao Minuto

Economia Costa

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou, esta sexta-feira, a importância de o  CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento transmitir a tecnologia e conhecimento à indústria nacional, para que a produção de ventiladores possa crescer, apontando para a escassez destes produtos no mercado internacional.  

"O CEiiA não é uma fábrica, aqui estão a ser fabricados não só os protótipos, mas também os primeiros produtos. O objetivo não é o CEiiA continuar a produzir ventiladores, é a partir daqui libertar esta tecnologia, este know-how para a indústria nacional o poder passar a produzir em larga escala, para as necessidades nacionais, mas também para as necessidades globais. Porque os ventiladores continuam a ser uma enorme carência em todo o mundo", disse António Costa, em declarações aos jornalistas durante a visita ao CEiiA, em Matosinhos.  

O Governo apresenta, esta sexta-feira, a conclusão da 1.ª fase do desenvolvimento e produção do Ventilador Atena, pelo CEiiA, que "incluiu a produção de 100 unidades", tendo sido "concluídas com sucesso duas rondas de ensaios pré-clínicos", referiu o Ministério da Ciência e do Ensino Superior em comunicado, na quinta-feira.

Este processo, sublinhe-se, envolveu uma parceria entre o CEiiA e a Escola de Medicina da Universidade do Minho, em estreita colaboração com instituições médicas, a indústria e especialistas de diversas áreas, incluindo intensivistaspneumologistas, anestesistas e internistas de hospitais públicos e privados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório