Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

A partir de hoje, IVA das máscaras e do gel passa a ser de 6%

A medida foi publicada na quinta-feira em Diário da República. Vai estar em vigor até ao final do ano.

A partir de hoje, IVA das máscaras e do gel passa a ser de 6%
Notícias ao Minuto

09:34 - 08/05/20 por Notícias ao Minuto

Economia IVA

A partir desta sexta-feira o IVA das máscaras e do gel desinfetante passa a ser aplicado à taxa reduzida, o que significa que passa a ser de 6% ao invés dos anteriores 23%, de acordo com a portaria publicada na quinta-feira em Diário da República. Esta medida, que é temporária, vai vigorar até ao final do ano.

O diploma "determina, com efeitos temporários, a aplicação da taxa reduzida de IVA às importações, transmissões e aquisições intracomunitárias de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo".

Esta medida tinha sido já anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, que aceitou uma sugestão deixada pelo líder do principal partido da oposição, Rui Rio. 

O uso de máscara, recorde-se, é obrigatório nos transportes públicos - onde o incumprimento é punido com multa-, no "acesso ou permanência aos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público e nos estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos", segundo um outro diploma do Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório