Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Celebrações em Fátima sem peregrinos, apenas com celebrantes e convidados

Determina o despacho assinado pelos ministros da Administração Interna e da Saúde, relativamente às celebrações do 13 de Maio, que os celebrantes, convidados e funcionários devem manter um distanciamento de dois metros entre si.

Celebrações em Fátima sem peregrinos, apenas com celebrantes e convidados
Notícias ao Minuto

10:04 - 08/05/20 por Filipa Matias Pereira

País Fátima

Anunciou o Governo, esta sexta-feira, que as celebrações do 13 de Maio deste ano serão vedadas as peregrinos e irão contar apenas com a presença de celebrantes, convidados e funcionários do Santuário, que devem manter um distanciamento de dois metros entre si. O despacho publicado põe, assim, fim à controvérsia sobre o tema. 

Refere o documento publicado em Diário da República que é entendida "como relevante para a comunidade católica portuguesa a celebração das aparições de Fátima, no dia 13 de maio", considerando-se "justificada e proporcional a realização da referida celebração" mediante o cumprimento das regras estabelecidas. 

Com efeito, determina o Governo que a celebração "não contará este ano com a presença física de peregrinos no recinto do santuário”. 

A cerimónia irá contar apenas "com a presença de celebrantes e demais elementos necessários à celebração, convidados do Santuário de Fátima e respetivos funcionários, os quais devem observar o distanciamento físico de dois metros entre si". 

Recorde-se que as celebrações do 13 de Maio geraram alguma polémica na última semana, depois de a ministra da Saúde, em entrevista à SIC, ter admitido que este tema era uma possibilidade, isto após ter sido confrontada com as comemorações do 1.º de Maio por parte da CGTP. O Santuário de Fátima diz ter sido "apanhado de surpresa", mas optou por celebrar o 13 de Maio sem peregrinos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório