Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Requerentes de asilo deixaram Ota; Mais 751 mortes no Brasil

A pandemia de coronavírus já contagiou quase quatro milhões de pessoas no mundo inteiro. Mais de 270 mil pessoas morreram e 1,3 milhões de pacientes recuperaram da Covid-19. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Requerentes de asilo deixaram Ota; Mais 751 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:59 - 08/05/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foi registada uma subida no número de novos casos, tendo sido diagnosticado 553 novos casos nas últimas 24 horas. Nesse período verificaram-se nove mortes. Isto significa que no total, Portugal contabiliza agora 27.268 contágios por SARS-CoV-2 e 1.114 vítimas mortais. 2.422 pessoas recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar

Questionada pelo aumento gradual de novos casos desde que Portugal iniciou a primeira das três fases de desconfinamento, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerou que ainda é "um bocadinho cedo" para fazer essa análise

Há uma exceção relativamente à proibição dos festivais de música e espetáculos "de natureza análoga" este ano. Serão permitidos os espetáculos com lugares marcados e regras de distanciamento

Quanto aos reembolsos, a proposta de lei hoje apresentada, e que será debatida no Parlamento no dia 14, refere que só poderão ser pedidos a partir de 2022

De dia para dia, os números totais de casos e de mortes nos Estados Unidos são cada vez mais avassaladores. O país soma mais de 1,2 milhões de pessoas infetadas e mais de 75 mil óbitos desde o início do surto de coronavírus

Espanha, Itália, Rússia e França são outros dos países mais atingidos pelo vírus. Assim como o Reino Unido, o país europeu com mais vítimas mortais. Aproveitando a efeméride do 75º aniversário da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu que o Reino Unido tenha o "mesmo espírito de esforço nacional" na luta contra a Covid-19

Destaque ainda para o Brasil, onde parece estar a verificar-se um crescimento exponencial no número de casos de infeção e de mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h14 - Chega ao fim este registo informativo sobre a pandemia de Covid-19. 

00h05 - António Costa revelou esta sexta-feira que o protocolo sanitário para o regresso do futebol está perto de ficar concluído. O primeiro-ministro afirmou que os clubes da I Liga de futebol oferecem "todas as condições" para garantir a segurança dos intervenientes.

"Está a ser negociado um protocolo sanitário, que ou foi hoje concluído ou que será nos próximos dias. Ontem [quinta-feira] ainda não estava concluído, a Direção-Geral da Saúde ainda não validou a 100% o protocolo sanitário, o que pode ter acontecido durante a tarde e eu não ter dado conta disso ainda", frisou o primeiro-ministro. 

00h02 - Pode consultar este mapa e os dados atualizados relativamente ao panorama da pandemia de Covid-19 no mundo. 

23h59 - O CEO do Twitter, Jack Dorsey, doou 10 milhões de dólares (9,2 milhões de euros) para a luta contra o coronavírus. O dinheiro foi doado à CORE, a fundação do ator e realizador Sean Penn. A CORE está a coordenar vários espaços onde são realizados testes gratuitos ao coronavírus nas zonas mais pobres dos Estados Unidos.

23h46 - A rainha Isabel II apelou à esperança dos britânicos, no discurso com que hoje assinalou os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, pedindo que jamais baixem os braços. O discurso à nação foi transmitido pela televisão, exatamente à mesma hora em que o seu pai, o rei Jorge VI, comunicou o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ao povo britânico. 

23h27 - O Brasil registou nas últimas 24 horas um recorde no número diário de mortes. O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que morreram 751 pessoas desde ontem, o que aumenta o total de vítimas mortais no país para 9.897. O número de novos foi superior aos 10 mil pelo terceiro dia consecutivo. O Brasil contabiliza agora 145.328 casos de infeção

23h13 - Os Estados Unidos acusaram hoje a China e a Rússia de terem "acelerado" a sua cooperação em matéria de "propaganda" e "desinformação" sobre o novo coronavírus

"Esta convergência é o resultado do pragmatismo dos dois atores, que querem moldar a interpretação da opinião pública sobre a pandemia de Covid-19 ao seu próprio interesse", fez notar Lea Gabrielle, a coordenadora do Centro de Análise e Contra-medidas de Propaganda Estrangeira do Departamento de Estado norte-americano. 

23h10 - O funeral de um português de 51 anos na região da Dordonha, em França, levou à identificação de pelo menos seis novos casos de Covid-19 na região e à realização de mais de 100 testes. 

23h08 - Todos os 25 jogadores do plantel do Benfica foram testados à Covid-19, antes do regresso aos trabalhos no ginásio do Benfica Campus, situação que acontece já pela segunda vez. 

23h06 - Personalidades da comunidade médica e científica lançaram um movimento de defesa da utilização generalizada de máscaras, para combater a Covid-19, e que insta a população a fazer máscaras em casa. 

23h03 - As missas católicas vão regressar com um distanciamento social de quatro metros quadrados, obrigatoriedade de desinfeção de mãos à entrada, lugares marcados, máscaras para todos e sem os cumprimentos do "gesto da paz" entre fiéis

22h52 - O número de casos de Covid-19 no Gana registou uma subida de quase 30% num dia, revela o The Guardian. Mais de 500 trabalhadores de uma fábrica testaram positivo para a doença provocada pelo SARS-CoV-2. Em termos totais, o Gana soma 4.012 casos de infeção e 18 mortes. 

22h37 - Um grupo de 58 requerentes de asilo deixou hoje a Base Aérea da Ota, em Alenquer, onde se encontrava em quarentena devido à pandemia de Covid-19, depois de ter testado negativo.

21h29 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, desaconselhou hoje os peregrinos a deslocarem-se a Fátima para as celebrações do 13 de maio devido à atual situação de pandemia e avisou que as forças de segurança "tomarão as medidas necessárias". 

21h17 - O Peru vai prolongar por mais duas semanas a quarentena, anunciou esta sexta-feira o presidente Martín Vizcarra. "Estamos numa situação extrema. Temos de trabalhar todos em conjunto", ressalvou o líder peruano. 

Segundo o The Guardian, Vizcarra destacou que o país não conseguiu travar de forma significativa o crescimento da taxa de infeções. O Peru tem registado diversos surtos de coronavírus em diferentes partes do país. Até esta sexta-feira, foram diagnosticados mais de 58 mil casos e 1.627 mortes. 

21h08 - A porta-voz do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, testou positivo para a Covid-19, refere o The Guardian. Katie Miller é casada com o conselheiro para a Imigração de Donald Trump, Stephen Miller. Uma fonte da Casa Branca sublinhou que Trump e Pence não estiveram recentemente em contacto com Katie Miller. 

20h47 - A maioria dos funcionários da Google e Facebook vai continuar em teletrabalho até final do ano, ainda que os escritórios possam abrir no verão. 

20h45 - Espanha vai aliviar as medidas de confinamento a partir de segunda-feira, mas as regiões de Madrid e de Barcelona, as mais atingidas pela pandemia, vão ficar mais alguns dias na fase atual, definida como 'fase zero'.

20h41 - O Jardim Zoológico de Lisboa reabriu hoje portas, quase dois meses depois de ter fechado devido à pandemia. O regresso será feito por fases, com planos dinâmicos e ajustáveis. 

20h38 - Os mercados formais e informais vão passar a funcionar de terça-feira a sábado e os empregados domésticos podem regressar ao trabalho, na terceira fase de prorrogação do estado de emergência decretado em Angola.

Até ao momento, Angola regista 36 casos positivos, duas mortes e 11 pessoas recuperadas. 

20h34 - O estado do Rio de Janeiro registou pela primeira vez mais mortes causadas pelo novo coronavírus do que o estado de São Paulo, epicentro da doença no Brasil. 

20h28 - O Centro de Operações de Emergência de Saúde da Guiné-Bissau aumentou hoje para 594 os casos registados com Covid-19 no país, mais 30 que na quinta-feira. O país contabiliza duas vítimas mortais e 25 pacientes recuperados. 

20h19 - O acesso de peregrinos ao Santuário de Fátima vai ser impedido por barreiras e forças de segurança durante as celebrações do 13 de Maio, assinaladas este ano apenas com convidados, revelou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro. 

20h17 - Um menino de cinco anos morreu devido a uma doença associada ao novo coronavírus e dezenas de outras crianças estão severamente doentes na região de Nova Iorque, informou hoje o governador Andrew Cuomo. Os sintomas são parecidos com os da síndrome de Kawasaki. 

20h14 - A Madeira mantém o total de 90 casos de Covid-19, já com 52 recuperados, mais um do que na quinta-feira, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE). Nenhum doente encontra-se hospitalizado. 

20h11 - A Federação Portuguesa de Professores (Fenprof) lançou hoje uma petição pela realização de testes à Covid-19 a toda a população escolar antes da reabertura das escolas, defendendo que estes testes sejam periódicos depois do regresso às aulas presenciais. 

20h08 - O representante da República para os Açores, Pedro Catarino, disse hoje não ter, "em sede de fiscalização sucessiva da constitucionalidade, legitimidade para requerer ao Tribunal Constitucional a análise" da resolução do executivo regional sobre as quarentenas obrigatórias

20h05 - O PSD entregou hoje um projeto de resolução a recomendar ao governo a redução de 23 para 6% do IVA sobre suplementos vitamínicos que reforcem o sistema imunitário, à semelhança do que sucede com as máscaras e o gel desinfetante

20h01 - A Covid-19 provoca reações inflamatórias nos sistemas cardiovascular e cerebral, além das mais frequentes complicações respiratórias, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende "vigilância agressiva" com cuidados de saúde pública para controlar a pandemia

19h46 - Um relatório interno do exército espanhol prevê que o país venha a ser assolado por mais duas vagas da Covid-19 e que só deverá regressar à normalidade dentro de ano a ano e meio. Os especialistas militares indicaram a possibilidade da segunda vaga acontecer no próximo outono ou inverno.

19h08 - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou esta tarde que 42 pessoas foram multadas por não usarem máscara nos transportes públicos desde dia 2, quando se tornou obrigatório o uso desta proteção facial

O ministro informou ainda que foram detidas oito pessoas e encerrados 177 estabelecimentos que "violaram regras sobre a permissão de abertura". 

18h58 - O Ministério da Saúde francês revelou que desde ontem foram detetados 642 novos casos e mais 243 vítimas mortais. No total, foram registados em França 138.421 casos de infeção e 26.230 óbitos. 

18h36 - O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, prevê "uma rápida recuperação" da crise gerada pela pandemia para Portugal devido aos esforços feitos pelo país nos últimos anos "para reforçar" a sua economia

18h31 - O presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi ratificou uma série de emendas à lei sobre o estado de emergência que reforçam os seus poderes, uma medida criticada por diversas organizações não-governamentais (ONG). 

18h27 - O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, defendeu hoje que a pandemia de Covid-19 oferece uma oportunidade para reconstruir um mundo melhor, como aconteceu há 75 anos, com o fim da Segunda Guerra Mundial. 

"Estamos a começar a entender como a saúde humana e a saúde planetária estão conectadas e como as desigualdades nos tornam mais vulneráveis. Esta crise é uma oportunidade de melhor reconstrução, assim como os nossos predecessores reconstruíram um mundo melhor das cinzas da guerra", referiu Borrell

18h23 - O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 82 o total acumulado no país. Não há registo de mortes

18h20 - A Comissão Europeia convidou hoje os Estados-membros a prolongarem até 15 de junho a interdição de entradas "não indispensáveis" em território europeu, adotada em meados de março

18h18 - Com pouco mais de 100 casos de Covid-19, no Uganda as autoridades multiplicam esforços para evitar que a doença atinja os santuários de vida selvagem, principais atrações e fontes de receita do país.

18h16 - A subsecretária da Saúde de Itália mostrou-se hoje confiante no recomeço do principal campeonato de futebol do país, a Serie A, embora salientando que o mesmo só ocorrerá em condições máximas de segurança. 

"Estamos a caminhar para uma solução e é isso que os adeptos desejam. Ainda não há permissão para o regresso, mas estamos no caminho certo", disse Sandra Zampa.

18h08 - O primeiro-ministro, António Costa, recomendou hoje a todos os não residentes nos Açores que não viajem para a região, que deixou de suportar os custos destes passageiros obrigados a quarentena em unidades hoteleiras. 

18h06 - O rastreio à Covid-19 promovido pela Câmara de Vila Nova de Gaia aos utentes e funcionários de 59 lares e instituições de apoio à deficiência resultou em 195 casos positivos, informou hoje a autarquia.

18h03 - A pandemia da Covid-19 não deve servir de argumento para impedir operações humanitárias de resgate no Mediterrâneo ou o desembarque de migrantes em portos seguros, defendeu hoje a ONU, face ao aumento destes casos nos últimos meses. 

18h01 - Os espaços em área florestal, os percursos pedestres recomendados, as quintas e os jardins públicos da Madeira reabrem na segunda-feira, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, indicando que fica também autorizada a prática de várias modalidades desportivas.

17h55 - O PSD pediu hoje ao Governo que detalhe, por instituição, o número de camas de cuidados intensivos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de ventiladores, desafiando o executivo a dizer se considera "suficiente e adequada" a atual capacidade.

17h31 - O governo britânico revelou os dados mais recentes da evolução epidemiológica da Covid-19. Desde ontem foram detetados 4.649 novos casos e morreram mais 626 pessoas no Reino Unido, que totaliza assim 211.364 contágios e 31.241 vítimas mortais

17h03 - A proteção civil italiana anunciou que nas últimas 24 horas foram registados 1.327 novos casos e 243 mortes, o que significa que tanto o número de novos casos como o número de mortes estão a descer diariamente. No total, desde o início da pandemia de coronavírus foram infetadas 217.185 pessoas em Itália e morreram 30.201. Mais de 99 mil pessoas recuperaram e tiveram alta hospitalar. 

16h56 - Muitos franceses estão a planear ir de bicicleta para o trabalho ao invés de andarem nos transportes públicos repletos de pessoas. França vai levantar algumas das medidas restritivas a partir de segunda-feira. De acordo com a Associated Press, em Paris, muitas pessoas faziam fila junto a uma loja que vende bicicletas em segunda mão. 

16h45 - O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, frisou esta sexta-feira que não faz sentido entrar num "jogo de culpas" sobre quem foi responsável pela propagação do vírus, adianta a Associated Press. Kurz foi questionado se o governo austríaco iria pedir desculpa a outros países pelo que aconteceu em algumas estâncias de esqui, como a de Ischgl, onde turistas foram infetados e levaram o SARS-CoV-2 para países como a Noruega ou a Islândia

"Eu nunca exigiria um pedido de desculpas aos italianos por terem trazido o vírus para as estâncias de esqui austríacas, porque eles certamente não o fizeram deliberadamente", sublinhou Sebastian Kurz

16h33 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou na conferência de imprensa diária que a entidade vai precisar de cerca de 1,5 mil milhões de euros até ao final do ano para combater a pandemia, segundo o El País. 

A OMS baseia-se num plano que tem cinco objetivos: mobilizar as comunidades, controlar novos focos de contágio, suprimir os contactos, reduzir a mortalidade e desenvolver vacinas ou tratamentos contra a Covid-19. 

16h21 - A Comissão Permanente do PS apelou hoje para que haja continuidade no diálogo e cooperação institucional, "sem prejuízo do escrutínio democrático", e pediu aos cidadãos que cumpram as normas de saúde perante a pandemia de Covid-19. 

16h12 - A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, regista 47 casos de infeção com o novo coronavírus, dos quais 42 são utentes e cinco colaboradores, revelou hoje a instituição. Os utentes infetados encontram-se isolados e estão todos sem sintomatologia.

16h04 - O ministro de Estado e responsável da comissão de combate à Covid-19 em Angola, Pedro Sebastião, disse hoje que o país está atento à discussão sobre o Covid-Organics, medicamento apresentado por Madagáscar como eficaz contra a doença, mas recomendou"cautelas".

15h56 - O uso obrigatório de máscara, distância mínima de dois metros, a higienização das mãos e dos espaços serão normas para museus, palácios e monumentos exigidas a partir da abertura ao público, a 18 de maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório