Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Isabel II assinala fim da Segunda Guerra Mundial com apelo à esperança

A rainha Isabel II apelou à esperança dos britânicos, no discurso com que hoje assinalou os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, pedindo que jamais baixem os braços.

Isabel II assinala fim da Segunda Guerra Mundial com apelo à esperança
Notícias ao Minuto

22:25 - 08/05/20 por Lusa

Fama Rainha Isabel II

Num discurso à nação transmitido pela televisão, exatamente à mesma hora em que o seu pai, o rei Jorge VI, comunicou o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a monarca de 94 anos recordou os sacrifícios do conflito europeu, mas também a felicidade que se lhe seguiu.

"A geração que foi à guerra sabia que a melhor forma de homenagear aqueles que não voltaram do conflito era garantir que não voltaria a acontecer", recordou, a partir do Castelo de Windsor.

Para a monarca, "o maior tributo" aos sacrifícios de quem lutou "é que países que foram inimigos são agora amigos, trabalhando lado a lado por paz, segurança, saúde e prosperidade para todos".

Isabel II prestou homenagem a quem combate atualmente o novo coronavírus e recordou: "Ao princípio, as perspetivas pareciam sombrias, a saída distante, o resultado incerto. Mas continuámos a acreditar que a causa era justa (...). Nunca baixar os braços, nunca perder a esperança, é essa a mensagem do dia da vitória na Europa".

Após o discurso, os britânicos juntaram-se, a partir de suas casas, num canto coletivo do hino de guerra "We'll Meet Again", de Vera Lynn, que hoje se pode aplicar ao afastamento entre familiares e amigos, devido à pandemia de covid-19.

A covid-19 já causou mais de 31 mil mortos no Reino Unido, o segundo país mais afetado pela pandemia, a seguir aos Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório