Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Celebração em Fátima? "É possibilidade". 136 detidos por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Celebração em Fátima? "É possibilidade". 136 detidos por cá
Notícias ao Minuto

07:32 - 02/05/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal cumpre hoje o último dia de três períodos consecutivos de 15 dias de estado de emergência devido à pandemia. Contudo, antes de entrar em vigor o estado de calamidade, à semelhança do que aconteceu na Páscoa, o Governo decretou ainda a proibição de deslocações entre concelhos neste fim de semana prolongado.

No âmbito das medidas de desconfinamento que arrancam já amanhã, cerca de 29 mil trabalhadores de mais de duas mil creches - que abrem portas no próximo dia 18 de maio - começam hoje a ser testadas ao vírus.

No que diz respeito à situação epidemiológica no país, de acordo com os dados divulgados hoje pela DGS, Portugal conta com mais 16 mortos do que ontem. O número total de infetados de Covid-19 em Portugal apresentado hoje, 25.190, é inferior ao divulgado na sexta-feira, 25.351, porque houve uma correção devido à duplicação de dados, anunciou a ministra da Saúde, esta manhã. 

O Covid-19 já tirou a vida a mais de 241 mil pessoas em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo deste sábado, 2 de maio, chegou ao fim e será retomado na manhã de domingo. Nunca é demais relembrar que, apesar do aumento das temperaturas previsto para este domingo, é importante manter o confinamento e o distanciamento social.

Caso tenha sintomas contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h50 - O prefeito da cidade brasileira de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pediu ajuda ao primeiro-ministro português, António Costa, queixando-se da falta de apoio do Governo de Brasília, para responder à pandemia da Covid-19, noticiou hoje a TVI.

23h28 - O Brasil registou 4.790 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 421 óbitos, nas últimas 24 horas. No total, a Covid-19 já fez 96.559 infetados e 6.750 mortos naquele país.

23h24 - Ministra da Saúde defendeu ainda que o uso de máscara, que será obrigatório a partir de segunda-feira em espaços fechados, é apenas uma medida complementar e que, até aqui, não iria dizer aos portugueses para usarem máscaras, "quando lhes pedia para ficarem em casa".

23h16 - A ministra da Saúde considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) descobriu "dentro de si uma força que estava adormecida" e novas formas de trabalhar devido à pandemia da covid-19.

23h08 - Dezenas de pessoas juntaram-se no National Mall, nos EUA, este sábado, enquanto o Blue Angels da Marinha norte-americana e o Thunderbirds da Força Aérea prestavam uma homenagem aos que estão na linha da frente no combate à Covid-19. No Twitter, foram várias as publicações que apontavam a falta de distanciamento social entre os presentes, que é uma das principais medidas na luta contra o novo coronavírus.

23h00 - O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, convocou hoje uma reunião de direção extraordinária para terça-feira, de forma a debater as consequências do final da II Liga, devido à pandemia da covid-19.

22h36 -A Ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou, em entrevista à SIC, que "há muitas opiniões contraditórias" quanto à celebração da CGTP no 1.º de Maio, mas destaca que ação decorreu de "forma pacífica e ordeira".

22h25 - Uma magistrada de um tribunal de segunda instância do Brasil suspendeu provisoriamente a decisão judicial que forçou o presidente Jair Bolsonaro a divulgar o resultado dos testes à Covid-19 a que se submeteu e que, segundo o próprio, deram negativo.

22h21 - A pandemia da Covid-19 já matou pelo menos 241.682 pessoas em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, de acordo com o balanço da AFP, às 20h00, a partir de dados oficiais.

22h16 - A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu hoje que as celebrações do 13 de maio, em Fátima, são "uma possibilidade", desde que sejam uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias.

22h05 - As escolas primárias no Reino Unido vão reabrir no dia 1 de junho, avança o The Sunday Telegraph, que afirma que a medida será oficialmente anunciada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, este domingo.

21h41 - Com o novo coronavírus a exigir o distanciamento social e com as autoridades de saúde a apelarem aos cidadãos que fiquem em casa, a serenata de finalistas da Academia do Porto - que decorre todos os anos na Avenida dos Aliados - será transmitida online.

"O sentimento que temos por esta Academia, por esta cidade e pela vida de estudante será sempre celebrado, ainda que sob circunstâncias anormais", lê-se na publicação que divulga o evento.

21h30 - De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas elevadas temperaturas para os próximos dias. Como tal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorreu às redes sociais para deixar algumas recomendações.

  • Mantenha contacto com vizinhos amigos ou família, basta um telefonema
  • Mantenha-se hidratado e protegido do calor - Beba água mesmo quando não tem sede
  • Fique em casa 

21h22 - A China enviou 149 médicos especialistas para 16 países para ajudar no combate à Covid-19, anunciou o porta-voz das autoridades de saúde, Mi Feng, este sábado.

21h11 - Depois de 50 dias em confinamento obrigatório devido à pandemia de Covid-19, os espanhóis puderam voltar a praticar desportos individuais. Milhares de pessoas saíram às ruas e, em Las Palmas, na Gran Canaria, dezenas de surfistas foram até ao mar. 

21h02 - França registou mais 166 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, revelou hoje o ministério da Solidariedade e da Saúde, aumentando o total de vítimas para 24.760 desde o início da pandemia.

19h51 - Desde a última renovação do Estado de Emergência até às 18h00 de hoje, foram detidas 136 pessoas por crime de desobediência. Ainda neste período foram encerrados 278 estabelecimentos.

19h38 - A Madeira mantém 86 casos de Covid-19 pelo oitavo dia consecutivo, com 47 doentes curados, informaram hoje as autoridades, destacando também o levantamento da cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, a partir das 00h00 de domingo.

19h34 - A Proteção Civil italiana esclareceu que os 474 mortos hoje anunciados no boletim sobre a pandemia de Covid-19 incluem 282 óbitos fora dos hospitais em abril que não tinham sido contabilizados, reduzindo a 192 as vítimas das últimas 24 horas.

19h23 - O PCP criticou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, por questionar a capacidade do sistema público para responder à recuperação de doentes em lista de espera, considerando que está "a dar a mão" aos privados.

18h43 - "Reabrir as escolas não é tão simples quanto separar as mesas", referiu Austin Beutner, responsável pelo distrito escolar unificado de Los Angeles, em declarações à CNN. Beutner alerta para o impacto que tal medida pode ter na propagação do novo coronavírus e dá o exemplo de uma das escolas da cidade. 

"Uma escola com 500 indivíduos está conectada a um quarto de milhão de pessoas", referiu. As declarações de Beutner surgem depois de o governador Gavin Newsom ter referido que a reabertura das escolas estava a ser considerada para o "final de julho ou início de agosto".

18h35 - Um novo caso de contágio de Covid-19 foi registado hoje no lar do Nordeste, nos Açores, disse o responsável pela Autoridade Regional de Saúde, Tiago Lopes, admitindo o aparecimento de novos casos, relacionados com este equipamento, nos próximos dias.

18h25 - Foram reportados 78 óbitos e 1.983 novos casos de infeção pelo novo coronavírus na Turquia, nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades locais. No total, foram registadas 3.336 vítimas mortais e 124.375 infetados naquele país.

18h17 - O transporte aéreo de passageiros vai ser limitado a dois terços da lotação normalmente prevista para cada aeronave, definiu hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República, no âmbito das medidas contra a pandemia de Covid-19.

18h07 - Milhares de pessoas aguardaram durante horas numa fila, num município da África do Sul, para receber comida, sem cumprir as medidas de distanciamento social, reporta a AFP.

18h02 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para o risco do desconfinamento na transmissão do vírus entre os profissionais de saúde, revelando que estão infetados pela Covid-19 "mais de 550 médicos, 800 enfermeiros e 1.200 assistentes operacionais".

17h56 - De acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos contam mais de 1 milhão de casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 65 mil mortes.

17h46 - A pandemia do novo coronavírus causou mais de 240.000 mortos no mundo, dos quais mais de 85% na Europa e nos Estados Unidos, desde que apareceu na China em dezembro, segundo um balanço às 15h30 TMG de hoje.

17h40 - A Eurostar vai exigir aos passageiros que usem máscara a partir de segunda-feira. "É aceitável qualquer tipo de máscara, desde que tape o nariz e a boca", avançam os meios internacionais, que citam um comunicado da companhia ferroviária.

17h22 - Nova Iorque vai doar sete milhões de máscaras às comunidades mais vulneráveis daquele estado, divulgou Andrew Cuomo este sábado, durante o briefing diário sobre a evolução do novo coronavírus.

17h07 - Itália registou 1900 novos casos de infeção e 474 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com a informação revelada pelas autoridades de saúde, este sábado. Desde o início da pandemia, o novo coronavírusinfetou 209.328 pessoas no país e matou 28.710.

16h57 - Os elementos da estrutura de futebol do Vitória de Guimarães apresentaram resultado negativo nos testes serológicos de rastreio à covid-19, informou hoje o clube da I Liga portuguesa no sítio oficial na Internet.

16h50 - O Governo prorrogou por um mês, até 31 de maio, devido à Covid-19, o prazo para que os proprietários limpem os seus terrenos, no âmbito das medidas de prevenção de incêndios rurais, foi hoje anunciado.

16h42 - O Reino Unido registou mais 621 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e atingiu assim as 28.131 vítimas desde o início da pandemia, adiantou hoje o ministro da Habitação, Robert Jenrick.  Foram ainda diagnosticados mais 4.806 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, elevando dessa forma o total acumulado para 182.260.

16h39 - O presidente do CDS-PP atacou hoje as concentrações promovidas pela CGTP-IN no Dia do Trabalhador, na sexta-feira, e advertiu que "quem manda" perdeu o respeito daqueles que obedecem e considerou que "calamidade é mesmo o estado" do país.

16h36 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu às redes sociais para apelar aos cidadãos que perante "uma operação de fiscalização de trânsito", sigam as instruções dos militares da GNR.

"A função dos militares da Guarda é verificar se os condutores estão abrangidos pelas exceções permitidas", indicam as autoridades.

16h33 - Perto de 10.000 detidos foram libertados nas Filipinas para tentar impedir a propagação do novo coronavírus nas prisões sobrelotadas do país, anunciou hoje o Supremo Tribunal.

16h30 - Itália cumpre o último fim de semana de confinamento devido à pandemia do novo corononavírus, reabrindo de forma gradual na segunda-feira, entre apelos à prudência e os protestos de setores descontentes.

16h23 - França vai impor uma quarentena de 14 dias a todas as pessoas provenientes de outros países para combater a pandemia de Covid-19, anunciou hoje o governo francês, após prolongar o estado de emergência sanitária até 24 de julho.

16h14 - Nova Iorque registou 299 mortes nas últimas 24 horas, reportou o governador da cidade este sábado. "O número de novos casos também desceu um pouco", acrescentou Andrew Cuomo, referindo que foram registados 831 novos casos de infeção.

"O  número que eu vejo todos os dias e que é o pior, é o número de mortes. Esse número permanece terrivelmente alto", referiu.

16h08 - Confira o relatório de situação epidemiológica em Portugal de hoje.

16h04 - A ministra da Saúde anunciou que será publicado ainda hoje um despacho com indicações sobre a retoma da atividade regular nas instituições de saúde e que essa será feita sem desguarnecer a resposta à doença Covid-19.

16h02 - Os táxis e os veículos de plataformas eletrónicas têm de transportar os passageiros no banco traseiro, devendo também cuidar da renovação do ar e da limpeza, devido à Covid-19, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

15h51 - Após ter participado na sessão de assinatura de um protocolo de cooperação para o setor do comércio e serviços esta manhã, António Costa sublinhou numa mensagem divulgada no Twitter que "não podemos adicionar problemas aos que já existem".

"O cumprimento das normas de segurança vai representar custos acrescidos para todos. Desde os equipamentos de proteção individual, a todas as adaptações que terão de ser feitas para que a economia vá retomando atividade", reiterou ainda o primeiro-ministro. 

15h50 - A Avenida de D. Carlos I, na marginal do Porto, vai estar encerrada até segunda-feira, para "evitar deslocações e passeios naquela zona" numa altura em que "se prevê a melhoria do estado do tempo", anunciou hoje a câmara.

15h48 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou hoje, véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que o jornalismo baseado em notícias e análises verificadas, científicas e factuais é um antídoto à pandemia da desinformação.

15h32 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, confirmou hoje que irá pedir na quarta-feira ao Congresso para prolongar, pela quarta vez, o estado de emergência por mais 15 dias.

15h15 - Os passageiros dos transportes públicos que desrespeitem o uso obrigatório de máscaras ou viseiras incorrem numa coima de entre 120 e 350 euros, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

14h50 - O Governo francês decidiu hoje prolongar por dois meses, até 24 de julho, o estado de emergência sanitária em vigor para combater a epidemia de covid-19, anunciou o ministro da Saúde, Olivier Véran.

14h48 - Empresas podem medir mas não registar temperaturas de funcionários. As entidades patronais podem medir mas não registar a temperatura corporal dos funcionários "para efeitos de acesso e permanência no local de trabalho", devido à pandemia da covid-19, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República.

14h32 - Nome do filho de Boris Johnson é uma homenagem aos médicos que o salvaram. Wilfred Lawrie Nicholas Johnson é então uma homenagem aos médicos que salvaram Boris Johnson no recente período em que esteve internado nos cuidados intensivos do Hospital St. Thomas, em Londres, na sequência de ter sido contagiado com o novo coronavírus

14h27 - A Rússia anunciou hoje ter registado quase 10.000 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde de contágios num único dia no país.

14h01 - A Autoridade de Saúde Regional revelou hoje que não se registaram nas últimas 24 horas casos positivos da Covid-19, na sequência de 446 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores.

13h59 - A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 238.810 mortos no mundo e um total de 3.354.100 casos de infeção desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço às 11h00 TMG de hoje elaborado pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.

13h40 -  Em direto para o país, a ministra da Saúde anunciou que o número total de infetados de Covid-19 em Portugal apresentado hoje,  25.190, é inferior ao divulgado na sexta-feira, 25.351, porque houve uma correção.

"Num conjunto de casos da região Norte, na última semana (desde o dia 25 de abril), os testes informáticos de verificação encontraram 422 casos duplicados que não eram verdadeiros novos casos e sim problemas de integração. E por esse motivo, os dados da região Norte refletem essa correção", explicou a governante. 

13h29 - Em conferência de imprensa, Marta Temido, ministra da Saúde, anunciou que nas últimas 24 horas foram registados mais 16 mortos em Portugal devido à Covid-19, aumentando o número total de vítimas mortais para 1.023

Acompanhe a conferência diária da DGS aqui: 

13h28 - Os 52 hóspedes retirados na sexta-feira de um 'hostel' em Lisboa, dos quais 16 testaram positivo à covid-19, só podem regressar à comunidade após o 15.º dia de isolamento, inclusive quem testou negativo, afirmou hoje a delegada de saúde.

13h20 - Os cabeleireiros, barbeiros e institutos de beleza que reabrem na segunda-feira deverão afixar na porta do estabelecimento um aviso sobre os condicionalismos a que estão sujeitos devido à situação de pandemia Covid-19 e só atender por marcação.Os estabelecimentos, que têm de ter um plano de contingência, devem ainda recusar a entrada de clientes que apresentem "sintomas compatíveis" com a doença e

13h13 - A Confederação do Turismo de Portugal está de acordo com as medidas anunciadas no plano de transição de Portugal do estado de emergência para o estado de calamidade, considerando que se enquadram no "chamado risco controlado".

12h59 - Com a reabertura de alguns espaços a partir da próxima semana, a Câmara de Lisboa recordou hoje que os parques e jardins da cidade vão continuar encerrados. "Ainda não é tempo de grandes passeios", sublinhou a autarquia lembrando que os cidadãos apenas devem sair à rua "em caso de necessidade". 

12h49 - Os 173 funcionários das sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Monção começaram hoje de manhã a ser submetidos a testes de despistagem à covid-19, revelou o presidente da Câmara.

12h19 - Seis líderes europeus, incluindo o Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, defendem que a conferência 'online' marcada para segunda-feira consiga angariar 7.500 milhões de euros para a luta global contra a Covid-19.

12h02 - O número de novos casos de covid-19 recuou pelo segundo dia consecutivo na Bélgica, que registou ainda, nas últimas 24 horas, uma quebra no número de mortes e de hospitalizações, segundo dados oficiais hoje divulgados.

11h46 - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 750 operadores económicos durante estado de emergência devido à covid-19, instaurando 41 processos crime por especulação e fraude sobre mercadorias, inclusive máscaras de proteção individual, segundo dados hoje divulgados.

11h38 - Mais de um milhão e meio de casos de contaminação pelo novo coronavírus foram oficialmente diagnosticados na Europa, um pouco menos da metade do total mundial, de acordo com uma contagem feita, pela France-Presse (AFP). Com pelo menos 1.506.853 de casos e 140.260 mortes, a Europa é o continente mais afetado pela pandemia da Covid-19.

11h32 - O primeiro-ministro, António Costa, começou por deixar "uma palavra de agradecimento", no encerramento da sessão da assinatura do protocolo de cooperação para o setor do comércio e serviços, a todos os que permitiram que o país "não parasse" ao longos destes últimos dois meses. E alertou que "no retomar da atividade é fundamental que seja feito com segurança".

11h13 - Após ter sido assinado o protocolo de cooperação para o setor do comércio e serviços no Palácio da Ajuda, Graça Freitas sublinhou mais uma vez ao país que o "risco de contágio não desapareceu" num momento em que Portugal se prepara para reabrir vários serviços e estabelecimentos comerciais. 

10h55 - Quase 60% dos utentes tiveram consulta desmarcada ou decidiram não ir. Um inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública sobre a utilização dos cuidados de saúde em tempos de pandemia revela que 22,4% dos utentes não tiveram consulta por decisão própria e 35% porque foi desmarcada pelos serviços.

10h39 - Espanha ultrapassou os 25 mil mortos devido à Covid-19. De acordo com os dados revelados, este sábado, pelo Ministério da Saúde espanhol, foram contabilizados hoje mais 276 óbitos do que ontem. No que diz respeito ao número de infetados foram registados mais 1.147 casos confirmados nas últimas 24 horas. No total, desde o início da pandemia, Espanha identificou 216.582 doentes com o novo vírus. 

10h18 - Alemanha com menos de uma centena de mortos nas últimas 24 horas. A Alemanha, o sexto país com mais casos de Covid-19 no mundo, registou nas últimas 24 horas menos de uma centena de mortes (94), totalizando 6.575, enquanto o número de casos subiu 945, para 161.703, segundo dados oficiais.

10h13 - Desconfinamento à vista? O INEM recordou hoje que "lavar corretamente as mãos continua a ser um dos métodos mais eficazes para prevenir a transmissão do novo coronavírus". Confira se está a lavar as mãos segundo as recomendações da DGS: 

10h07 - O presidente da Confederação do Turismo de Portugal considera que 2020 vai ser o ano do turismo nacional dada a Covid-19, mas mantém a esperança que a vinda de alguns estrangeiros no verão possa vir a concretizar-se.

10h06 - O Papa Francisco pediu hoje aos governantes de países, regiões ou municípios que demonstrem unidade perante as diferenças para ajudar os seus povos a superar a atual crise causada pela pandemia de Covid-19.

09h59 - Lago na Índia fica cor-de-rosa com a chegada de milhares de flamingos. Cerca de 150 mil flamingos migraram este ano para o lago de Mumbai. Veja aqui as imagens do manto cor-de-rosa que se instalou na Índia, numa altura em que o país se encontra a cumprir confinamento obrigatório. 

09h39 - A linha telefónica de apoio psicológico criada pela câmara de Vila Nova de Gaia recebeu cerca de 120 contactos num mês, tendo encaminhado "pelo menos 14 pessoas" para "consultas mais consistentes", indicou a responsável do projeto.

08h46 - O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, estima uma "severa recessão" na Europa em 2020, com uma queda em torno de 7,5% no Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro, e novo pico do desemprego resultante da pandemia.

Em entrevista à Lusa, o responsável considerou, contudo, que Portugal vai entrar nesta recessão com uma "economia mais resiliente" face à anterior crise financeira, mas recomenda ao país que recorra aos instrumentos europeus para mitigar consequências, tendo em conta que Portugal "não escapa ao restante panorama" de recessão os países da zona euro e da UEDombrovskis deixou ainda um elogia a Mário Centeno, apontando que o governante "está a fazer um trabalho realmente bom" na resposta à crise da Covid-19, tanto como ministro das Finanças português, como enquanto presidente do Eurogrupo.

08h40 - É preciso garantir substituição dos profissionais da linha da frente. O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) alertou hoje para a necessidade de substituir os profissionais que estão na primeira linha de combate à covid-19, que têm um "desgaste físico e emocional muito elevado". 

08h20 - "Não podemos facilitar porque isto tem ondas e pode acontecer uma onda muito pior, porque é aquilo que se diz: basta levantar um bocadinho o pé da mola, a mola volta a disparar", disse o presidente do Instituto Ricardo Jorge, Fernando Almeida, lembrando que o novo coronavírus propaga-se com "muita facilidade" e ainda se sabe pouco sobre o mesmo..

07h30 - "As pessoas idosas têm o mesmo direito à vida e à saúde que as outras"O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu mais proteção para os idosos, os mais vulneráveis à pandemia da covid-19, sublinhando que "ninguém, jovem ou velho, é prescindível".

07h23 - Espanhóis com mais de 14 anos podem sair à rua a partir de hoje. Os maiores de 14 anos podem, a partir deste sábado, sair de casa em Espanha para passear e fazer exercício físico das 6h00 às 10h00 e das 20h00 às 23h00, medida anunciada quinta-feira pelo Governo espanhol.

07h01 - A China registou um caso de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e tem 577 casos ativos, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

Recorde aqui o último registo desta sexta-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório