Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia anuncia recorde de quase 10 mil novos casos diários

A Rússia anunciou hoje ter registado quase 10.000 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde de contágios num único dia no país.

Rússia anuncia recorde de quase 10 mil novos casos diários
Notícias ao Minuto

14:40 - 02/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Com mais 9.623 casos, o número de doentes com covid-19 é agora 124.054, de acordo com os dados das autoridades.

Nas últimas 24 horas morreram 57 pessoas, fazendo subir o número total de vítimas mortais da covid-19 para os 1.222, taxa de mortalidade oficial que continua baixa em comparação com países como Itália, Espanha ou Estados Unidos.

O presidente da câmara de Moscovo indicou hoje, por seu turno, que testes revelaram que 2% dos habitantes da capital russa -- mais de 250.000 pessoas -- foram infetados com o novo coronavírus.

"Segundo testes de triagem realizados em variados grupos da população, o número real de pessoas infetadas é de cerca de 2% da população total da cidade", escreveu Serguei Sobianine no seu blogue.

Os números oficiais indicam que Moscovo conta com 62.658 casos da doença, constituindo de longe o principal foco da epidemia na Rússia.

A população moscovita é oficialmente constituída por 12,7 milhões de pessoas, mas os números reais são sem dúvida superiores.

Sobianine declarou que Moscovo aumentou significativamente nas últimas semanas a sua capacidade para testar os habitantes, adiantando que a cidade tinha conseguido "conter a disseminação da epidemia" graças ao reforço das regras de confinamento e de outras medidas.

Repetiu, no entanto, que Moscovo ainda não passou o pico da epidemia. "A ameaça continua a progredir", disse o autarca.

O ministro russo da Saúde declarou na sexta-feira que o número de crianças infetadas estava a aumentar. Duas crianças morreram na Rússia devido ao novo coronavírus e o estado de 11 outras é considerado preocupante, adiantou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 235.000 mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios, segundo um balanço da agência France Presse.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório