Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Novo caso em Lar nos Açores cria expectativa para os próximos dias

Um novo caso de contágio de covid-19 foi registado hoje no lar do Nordeste, nos Açores, disse o responsável pela Autoridade Regional de Saúde, Tiago Lopes, admitindo o aparecimento de novos casos, relacionados com este equipamento, nos próximos dias.

Novo caso em Lar nos Açores cria expectativa para os próximos dias
Notícias ao Minuto

18:29 - 02/05/20 por Lusa

País Pandemia

Tiago Lopes, que falava no 'briefing' de hoje sobre a pandemia da covid-19, em Angra do Heroísmo, adiantou que se trata de uma mulher de 87 anos, tendo adiantado que os casos registados nos últimos dias "não deixam satisfeita" a Autoridade de Saúde, embora "não sejam surpreendentes".

Para o também diretor regional da Saúde, apesar dos casos de infeção registados no lar do Nordeste, foi possível evitar a contaminação a nível comunitário.

O registo do primeiro caso no lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste foi o de uma utente de 88 anos, que contraiu a infeção numa ida ao Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, através de contacto com uma profissional de saúde.

O Governo dos Açores tinha anunciado que, na segunda-feira, iriam ser levantadas as cercas sanitárias em vigor nos seis concelhos da ilha de São Miguel.

Contudo, após serem divulgados os quatro novos casos de covid-19 naquele lar do Nordeste, na sexta-feira, o Conselho do Governo dos Açores decidiu prorrogar a declaração do estado de calamidade pública, naquele concelho, e a sua cerca sanitária das 00:00 de segunda-feira até às 00:00 de 18 de maio.

Apesar de "continuarem a não existir quaisquer evidências de contágio comunitário no Nordeste, e de a cadeia de transmissão estar restrita" à já referida estrutura residencial, esta é a "abordagem preventiva, mais segura e rigorosa quanto à presente situação neste concelho", indicou o Conselho do Governo, em comunicado.

Tiago Lopes referiu, num outro plano, que o sistema regional de saúde vai ter "longos dias e meses a preparar uma eventual segunda vaga", tendo admitido a contratação de mais profissionais de saúde para "colmatar as lacunas" sentidas no combate à pandemia, nesta fase.

Questionado sobre a promoção de um regresso aos Açores de estudantes deslocados no continente, Tiago Lopes declarou que, "apesar do alívio das medidas no território continental, continua-se em fase de mitigação", e os casos continuam a surgir.

O responsável pela Autoridade Regional de Saúde referiu que, dos 1016 casos que aguardavam resultados, 410 foram negativos e 606 aguardam por colheita de amostra ou análise laboratorial.

Até às 00:00 de hoje, deram entrada 194 novos casos. Deste total, 37 registaram resultados negativos, enquanto os restantes aguardam por colheita ou análise laboratorial.

Registaram-se, até ao momento, 763 casos positivos na região, enquanto as vigilâncias ativas atingem as 2291 pessoas, e os internados nas unidades de saúde da região são 31.

Existem ainda 48 utentes em contexto domiciliário, enquanto os óbitos são 14, todos na ilha de São Miguel.

Portugal contabiliza 1.023 mortos associados à covid-19 em 25.190 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 16 mortos (+1,6%) e mais 203 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 855 estão hospitalizadas, das quais 150 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.647 para 1.671.

Portugal termina às 23:59 de hoje o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e passa para uma situação de calamidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório