Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Termómetros a subir até aos 35º C. DGS pede: "Fique em casa"

Este domingo o país entra em estado de calamidade pública, o que não significa um 'passaporte' para sair de casa como fazia antes da pandemia Covid-19. Temperaturas vão subir especialmente este domingo.

Termómetros a subir até aos 35º C. DGS pede: "Fique em casa"
Notícias ao Minuto

21:32 - 02/05/20 por Melissa Lopes

País Pandemia

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se temperaturas elevadas para os próximos dias, acima do valor médio para o mês de maio, lembra a Direção-Geral de Saúde (DGS). 

Motivo pelo qual  a autoridade de saúde reforça o apelo para seguir as recomendações. Nomeadamente: "Mantenha-se hidratado e protegido do calor,  beba água mesmo quando não tem sede".

A DGS recomenda ainda a manter o contacto com vizinhos amigos ou família, lembrando que para isso "basta um telefonema".

"Fique em casa", apela a autoridade de saúde. Ao fazê-lo, está a cuidar de si e de todos.   

Para este domingo estão previstas temperaturas máximas de 31ºC em Lisboa, Coimbra e Portalegre, 29ºC em Faro, 32ºC em Beja, Castelo Branco e Setúbal, 33ºC em Évora, 30ºC no Porto e em Aveiro. Com 35ºC, o distrito de Santarém será o mais quente este domingo. O distrito mais 'fresco' será o da Guarda com máxima prevista de 24ºC. 

Notícias ao MinutoPrevisão para domingo, dia 3© IPMA

Recorde-se que, apesar de o país passar para o estado de calamidade pública, e de se iniciar agora o levantamento gradual das restrições, mantêm-se como recomendações essenciais ao combate à Covid-19 o isolamento social e as boas práticas de higiene (lavagem constante das mãos). De sublinhar que a partir de segunda-feira passará a ser obrigatório o uso de máscaras em espaços fechados, estando inclusive prevista multa para quem não o fizer nos transportes públicos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório