Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Israel lamenta posição da UE sobre planos de anexação da Cisjordânia

O Governo de Israel lamentou hoje as declarações do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, que se manifestou contra os planos israelitas de anexação de parte da Cisjordânia ocupada, sublinhando que a União Europeia não reconhece esta posição.

Israel lamenta posição da UE sobre planos de anexação da Cisjordânia
Notícias ao Minuto

21:17 - 23/04/20 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Constatamos com tristeza que Josep Borrell, que se esforça por liderar as relações externas da União Europeia, tenha decido dar as boas-vindas a um Governo de um parceiro desta forma", declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, citado pela Efe.

Hoje, Borrell fez referência ao acordo de governo entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o general Benny Gantz, líder da coligação centrista e liberal Azul e Branco.

Uma parte deste acordo contempla a apresentação no parlamento, a partir de julho, de uma lei que prevê a anexação de parte do território palestiniano da Cisjordânia.

O chefe da diplomacia europeia ressalvou que a União Europeia pretende cooperar de forma estreita com o novo executivo israelita, nomeadamente no combate à covid-19, mas ressalvou que "qualquer anexação constituirá uma grave violação da lei internacional".

No mesmo sentido, também a ONU advertiu o novo Governo israelita que os planos para anexar parte da Cisjordânia ocupada constituem um "golpe devastador para a solução de dois estados" e o fim das negociações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório