Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Ensaio serológico em Portugal; Mais 115 mortos no Brasil

Acompanhe aqui, AO MINUTO, os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO:  Ensaio serológico em Portugal; Mais 115 mortos no Brasil
Notícias ao Minuto

19:17 - 19/04/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

De acordo com o novo balanço da Direção-Geral da Saúde, a Covid-19 já fez 714 vítimas mortais e 20.206 casos de infeção em Portugal. Do número total de infetados, 1.243 pessoas estão hospitalizadas, das quais 224 em unidades de Cuidados Intensivos, e 610 foram dadas como curadas.

Desde a renovação do terceiro Estado de Emergência, em vigor desde ‪as 00h00‬ do dia 18 de abril, foram detidas 14 pessoas, das quais quatro por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório e 10 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário.

Foram também encerrados 22 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Itália apresentou hoje uma descida no número de mortes e infetados, sendo que foram registados mais 443 óbitos no decorrer das últimas 24 horas, o que fez elevar a cifra total de mortes desde o início da pandemia para 23.660. 

Em França, o cenário também foi positivo, uma vez que se registou uma queda abrupta no número de óbitos. O número de mortes contabilizadas no último dia foi o mais baixo do presente mês.

O novo coronavírus já fez mais de 163 mil vítimas mortais e mais de 2,3 milhões infetados em todo o mundo, de acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

23h52: A revista médica Prescrire dá um parecer desfavorável ao uso de cloroquina contra a Covid-19.

Especialistas da revista de referência Prescrire analisaram os resultados de certos ensaios clínicos da cloroquina contra a Covid-19 e a opinião deles é negativa, principalmente por causa dos riscos de efeitos cardíacos.

23h45: Mais de 200 pessoas foram detidas no início do fim de semana em Bissau pelas forças de segurança por circularem na via pública e algumas foram agredidas, denunciou hoje a Associação Juvenil para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

23h19: A comunicação entre famílias neste período de quarentena e isolamento social faz-se por meios que antes não eram tão usados. Não ligávamos o WhatsApp para ver os nossos pais ou avós nem... escrevíamos cartas aos nossos filhos. A verdade é que a realidade agora é outra e, apesar de estarmos separados, há histórias que mostram que podemos sempre estar 'juntos'.

Uma destas é contada por Inma Benedito, uma jornalista espanhola que recebeu dez máscaras cosidas pela sua mãe.

23h02: O secretário da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, disse hoje que as autoridades regionais vão testar cerca de 300 pessoas relacionadas com a propagação de covid-19 em Câmara de Lobos, freguesia em cerca sanitária e com 26 infetados.

22h56: Com máscara e respeitando a distância social milhares de pessoas protestaram contra o primeiro-ministro israelita.

Os protestos continuam, apesar da pandemia, em Israel, onde 2.000 pessoas - separadas uma da outra, por dois metros de distância - protestaram neste domingo em Telavive contra a corrupção e as medidas anti-democráticas que alegam que o governo de Benjamin Netanyahu adotou para conter a Covid-19.

22h40: "Expressão 'regresso à normalidade' devia ser proibida, porque é ficção". Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário de domingo no Jornal da Noite da SIC, falou acerca do tema incontornável nos tempos que correm: o novo coronavírus.

22h23: O consórcio Serology4Covid, que agrega cinco institutos de investigação, lançou um projeto para implementar um ensaio serológico de deteção de anticorpos para a covid-19 na população portuguesa, anunciou hoje o consórcio.

21h54: O número de mortes provocadas pelo surto do novo coronavírus no Brasil subiu para 2.462, segundo informou, neste domingo, o Ministério da Saúde brasileiro. No decorrer das últimas 24 horas foram registradas 115 mortes.

21h31: A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 164 mil pessoas e infetou mais de 2,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo o balanço da agência AFP, junto de fontes oficiais, até às 19:00 de hoje.

21h00 - Recorde aqui o boletim da situação epidemiológica de hoje.

20h55 - Pelo segundo dia consecutivo, Jair Bolsonaro voltou a proferir um novo discurso em Brasília, capital do país, onde defendeu uma "intervenção militar", tudo isto quando o maior país da América do Sul trava um intenso duelo contra a propagação do novo coronavírus.

20h51 - De acordo com a Universidade Johns Hopkins, já foram reportadas pelo menos 40.585 mortes pela Covid-19, nos Estados Unidos.

20h46 - Os direitos dos trabalhadores têm que ser defendidos durante a pandemia da Covid-19, assinalou hoje a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), realçando a importância das datas do 25 de Abril e do 1.º de Maio.

20h40  - A Polónia reportou o seu maior aumento diário de casos de Covid-19 este domingo, com 545 novas infeções registadas, avança a Reuters. Este aumento surge um dia antes dos planos de aligeirar algumas das restrições no país. Neste momento, há 9.287 casos confirmados do novo coronavírus e 360 mortes na Polónia.

20h35 - Tiago Lopes, Diretor regional da Saúde dos Açores, faz o balanço diário da situação epidemiológica da Covid-19 nesta Região Autónoma. Este domingo, a falar sobre os profissionais de Saúde quase não conteve as lágrimas.

20h30 - Os períodos de isolamento podem representar maior risco para quem sofre de violência doméstica, fazendo escalar a violência e dificultar as oportunidades de procura de ajuda. O novo portal da DGS - Programa Nacional para a Saúde Mental - deixa algumas dicas para quem sofre de violência doméstica.

  • Opte por locais que ofereçam segurança;
  • Combine com vizinhos ou familiares códigos quando necessitar de apoio em situações de emergência;
  • Nunca confronte a pessoa agressora;
  • Memorize contactos de apoio;
  • Aproveite pequenas saídas, para compras ou de outra natureza, para pedir auxílio;
  • Proteja as crianças e os jovens da exposição a violência física ou verbal;
  • Estabeleça um Plano de Segurança em caso de necessidade de fuga.

20h25 - Conheça aqui o novo portal da DGS - Programa Nacional para a Saúde Mental.

20h19 - A Madeira registou mais 19 casos de Covid-19, dos quais 16 em Câmara de Lobos, elevando para 83 o número de infetados no arquipélago, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (Iasaúde).

20h12 - O Diretor Nacional de saúde de Cabo Verde, Artur Correia, disse hoje que boa parte das pessoas têm usado a Linha Verde de apoio à pandemia do coronavírus para outros fins, como queixas policiais ou avisos de desacatos nas ruas.

20h08 - Além de enfrentar a pandemia de Covid-19, Turim viveu hoje momentos de terror. Após a detenção de dois ladrões que tinham roubado um idoso, gerou-se uma onda de protesto movida por alguns transeuntes que contestavam esta detenção. Do motim resultaram quatro detenções e pelo menos 7 feridos.

19h56 - O surto do novo coronavírus na Áustria está "sob controlo", afirmou hoje Sebastian Kurz. "Fomos um dois primeiro países na Europa a decretar o confinamento total e considero que isso foi extremamente importante", disse o chanceler austríaco, à CNN.

19h43 - Depois de Portugal ter sido notícia lá fora já por diversas vezes pela rapidez no combate à pandemia de Covid-19 e por algumas medidas tomadas pelo Governo de António Costa, é a vez do conceituado jornal britânico The Guardian dedicar um artigo ao nosso país, este domingo. 

19h35 - Autoridades canadianas depararam-se com uma "residência fantasma", onde os funcionários decidiram simplesmente ir embora com receio de contrair o vírus SARS-CoV-2. Em apenas algumas semanas, 31 residentes morreram nesta residência destinada a pessoas da terceira idadeinfetados com a Covid-19. Os restantes não foram alimentados, nem receberam qualquer outro tipo de ajuda.

19h30 - Sem novos casos a registar no último dia, o diretor regional da Saúde dos Açores destaca a contenção das cadeias de transmissão e reitera a importância dos planos de contingência na contenção do vírus.

19h28 - governador Andrew Cuomo afirmou hoje que a pandemia de Covid-19 iniciou uma curva "descendente" em Nova Iorque, tendo feito nas últimas 24 horas 507 mortos, o número mais baixo desde 2 de abril.

19h26 - O presidente da Turquia e o homólogo norte-americano conversaram hoje, via telefone, sobre o impacto da Covid-19 nos dois países. "Foram trocadas opiniões sobre as relações bilaterais e os desenvolvimentos regionais", lê-se num tweet partilhado na rede social da presidência russa.

19h21 -  A crença de que a ingestão de bebidas alcoólicas combate a Covid-19 já fez algumas vítimas mortais pelo mundo. Como tal, a Organização Mundial de Saúde lança um alerta"Beber álcool não mata a Covid-19. Pelo contrário", salienta.

19h10 - França prolongou até ao próximo dia 11 de maio o Estado de Emergência, sendo que a partir dessa data algumas medidas de confinamento vão ser retiradas do protocolo sanitário gaulês. Todavia, o primeiro-ministro, Edouard Philippe, alertou, neste domingo, que a partir de 11 de maio também será de "caráter obrigatório" o uso de máscara em transportes públicos.

18h43 - A Turquia registou nas últimas 24 horas, 127 óbitos e 3.977 novos casos de infeção. No total, são já 2.017 as vítimas mortais e mais de 86 mil os infetados pelo novo coronavírus, informou o ministro da saúde.

Recorde aqui o AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório