Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Quase 2 milhões de infetados. Trump corta fundos à OMS

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Quase 2 milhões de infetados. Trump corta fundos à OMS

De acordo com o balanço divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde (DGS), foram registadas nas últimas 24 horas mais 32 vítimas mortais, elevando o número total de mortos no país para 567. Foram identificados 514 novos casos de infetados, no espaço de um dia. Ao todo, há 17.448 pessoas doentes com Covid-19 em Portugal. 

No quadro europeu, a situação mais grave continua a verificar-se em Itália, que hoje contabilizou 21.067 mortes, com registo de 162 mil casos de infeção desde o início da pandemia no país. Espanha atualizou esta segunda-feira o número de mortos para 18.056, com registo de 172.541 casos de infeção.

A nível global, os Estados Unidos são, nesta altura, a nação mais afetada pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19. O número total de mortes desde o início da pandemia no país subiu hoje para 23.529, com mais de 550 mil pessoas infetadas.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h50 - E em Portugal? Portugal regista hoje 567 mortos associados à covid-19, mais 32 do que na segunda-feira, e 17.448 infetados (mais 514). No mapa abaixo, pode ver uma relação do registo diário de mortes desde 18 de março, data do anúncio do primeiro óbito.

23h30 - Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos três países mais afetados, neste momento:

  • Estados Unidos. Continua a ser o país com mais mortes e casos de infeção no mundo. Já ultrapassou as 25 mil mortes e os 600 mil casos de infeção;
  • Itália. O número de mortos aumentou hoje para 21.067, com mais 602 nas últimas 24 horas. O número total de contagiados é agora de 162.488;
  • Espanha. Espanha registou, nas últimas 24 horas, 567 mortes, o número mais baixo desde 23 de março, havendo até agora um total de 18.056 óbitos. O total de pessoas que contraíram a doença de 172.541;

23h30 - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta terça-feira que deu instruções para cortar, pelo menos, temporariamente, o financiamento para a Organização Mundial de Saúde (OMS), dando seguimento a uma ameaça que já vendo fazendo há alguns dias, culpando a organização de má gestão da crise pandémica.

23h10 - Os números globais da pandemia:

  • 1,991,275 casos de infeção, dos quais:
  • 467,074 estão recuperados (23%);
  • 1,398,250 são casos ativos (70%), dos quais 51,561 estão em estado grave (3,7%);
  • 125,951 morreram (6,3%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h00 - Uma história feliz. Nascida em 1918, Pierina Quagliatti, de 102 anos de idade, e seu neto, Leonardo, de 2  anos, saíram esta semana do hospital onde ambos estavam internados com Covid-19. 

22h55 - Um responsável do departamento de gestão de emergência de São Francisco, nos Estados Unidos, revelou à CNN que 102 pessoas testaram positivo para a Covid-19 num dos maiores centros de acolhimento para sem-abrigo da cidade californiana, o MSC South.

22h50 - Jardins zoológicos podem matar animais na Alemanha? Os meios de comunicação alemães noticiam esta terça-feira que os jardins zoológicos estão a implementar planos de contingência que incluem matar alguns animais, caso a quarentena continue sem solução para os seus negócios.

diretora do zoo NeumünsterVerena Kaspari, disse ao jornal Die Welt, citado pelo Guardian,  que já fizeram "uma lista de animais que teremos de matar primeiro", admitindo até que alguns irão servir de alimento a outros. A mulher disse que esta medida seria adotada como último recurso por ser "desagradável". "Se chegarmos a esse ponto, terei que eutanasiar animais, é melhor que os deixar morrer à fome".

22h40 - A pediatra Maria do Céu Machado defendeu hoje horários de teletrabalho desencontrados para os casais que cuidam dos filhos em casa por causa da Covid-19, para evitar que fiquem angustiados e se sintam frustrados como pais e profissionais.

22h30 - Confira aqui as últimas atualizações sobre a pandemia por cá:

  • O Serviço Regional de Saúde da Madeira anunciou hoje a criação da 'Linha Idoso' e apelou às famílias para manterem os familiares idosos nos respetivos domicílios;
  • A Transportes Sul do Tejo (TST) esclareceu hoje que foi para "manter a sustentabilidade da empresa" que suspendeu as carreiras com ligação a Lisboa e colocou 545 trabalhadores em regime de 'lay-off';
  • As condições de instalação e funcionamento de um lar hoje encerrado em Famalicão "revestem perigo iminente para a qualidade de vida e para os direitos dos utentes";
  • Mais de 75.500 viaturas foram fiscalizadas pela Polícia de Segurança Pública na Madeira, no âmbito da operação 'Páscoa em Casa', entre os dias 9 e 13 de abril;
  • A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou hoje que o tripulante do navio cruzeiro Marella Explorer II está internado na região e será testado para Covid-19.

22h15 - Nova vaga de Covid-19 nos EUA? Dados coligidos pela Morgan Stanley indicam que há fortes possibilidades de um nova pandemia nos Estados Unidos entre o início do inverno até ao mês de março.

22h10 - Máscaras em Lisboa. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje por maioria uma recomendação para o uso generalizado de máscaras de proteção individual nas "situações de interação social" e uma ampla divulgação das normas da sua correta utilização.

22h00"A pandemia é nova, mas a segregação no sistema de saúde continua". Jon Zelner, epidemiologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, destaca o impacto da pandemia nos diversos estratos da sociedade, sublinhando a sua desigualdade.

Ainda nos Estados Unidos, legisladores do Partido Democrata querem obrigar as autoridades federais americanas de saúde a revelar a raça das vítimas de Covid-19, argumentando que as comunidades de negros e hispânicos registam índices de contágio acima da média nacional.

21h47 - "Não podemos deixar as vítimas de violência doméstica sozinhas". A coordenadora do BE, Catarina Martins, pediu hoje "tolerância zero à violência doméstica", apelando a que estas vítimas, em tempos de isolamento social devido à pandemia, não sejam deixadas sozinhas.

Recorde aqui a entrevista de Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, ao Notícias ao Minuto: "Estamos a antecipar um 'boom' de denúncias de violência doméstica".

21h45 - A pandemia do novo coronavírus matou 123.920 pessoas e infetou quase dois milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 GMT de hoje. Há ainda registo de 1.961.950 casos de infeção oficialmente diagnosticados em 193 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China.

21h37 - Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública diz que o executivo prepara "despedimentos em larga escala" nas escolas da rede pública, no âmbito das medidas implementadas devido à pandemia da covid-19, que afetam 2.500 trabalhadores não docentes.

21h30 - Números do Brasil. Ministério da Saúde do Brasil diz terem sido registadas, nas últimas 24 horas, mais 204 relacionadas com a Covid-19, elevando para 1532 o número de óbitos no país. Quanto ao número de novos casos, de domingo para segunda-feira foram registados 1832 novos contágios, sendo que o total de infetados ultrapassa já a fasquia dos 25 mil.

21h15 - Primeiro-ministro dá conta, através do Twitter, da reunião com "um conjunto de economistas e académicos sobre as perspetivas para a economia portuguesa e o relançamento da atividade económica". 

Recorde-se que o primeiro-ministro e o ministro da Economia estiveram, na tarde desta terça-feira, numa reunião cujo enfoque se centrou no relançamento da atividade económica em contexto de crise pandémica.

21h10 - Impacto nas famílias com menos recursos. Entre as famílias que ganham até 1.000 euros, 43% registaram quebra de rendimentos desde que a Covid-19 colocou o país em quarentena, valor que supera a média global de 36,8% destas situações, indica um estudo da Universidade Católica.

21h07 - Um vídeo positivoJohty Kesavan esteve semanas internada no Hospital Universitário de Croydon e, este domingo, pôde reencontrar a família.

21h04 - A ONU advertiu hoje que o novo coronavírus está a influir na aplicação do acordo de paz na Colômbia e exortou todas as partes a prosseguirem o seu envolvimento para evitar que o processo seja "uma vítima desta pandemia".

20h54 - Trezentos e dezanove reclusos foram libertados durante o dia de hoje, ao abrigo das normas excecionais ligadas à pandemia do coronavírus, totalizando 1.080 o número de presos já libertados desde sábado, indicou hoje o Conselho Superior da Magistratura.

20h48 - Os Açores registaram hoje um novo caso positivo de Covid-19, uma utente de 88 anos do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, na ilha de São Miguel, que aumenta o número de casos confirmados na instituição para seis.

20h43 - O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzelanuncia estar infetado com Covid-19.

20h37 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) sobre a possibilidade de um "maior envolvimento" das Forças Armadas no combate à pandemia da Covid-19.

20h30 - Com o regresso parcial ao trabalho já a decorrer em Espanha, o Ministério da Saúde relembra que os trabalhadores devem assegurar o distanciamento e as medidas de higiene no lar, especialmente para quem vive com pessoas pertencentes aos grupos de risco.

20h23 - França. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, chamou o embaixador chinês em França para expressar a sua "clara reprovação" pelos comentários recentes à forma como a França está a gerir a crise do coronavírus, de acordo com o The Guardian. 

Um comunicado publicado este domingo no site da embaixada chinesa em França afirmava que os funcionários dos lares tinham "desertado coletivamente, deixando os residentes para morrerem de fome e da doença". 

20h14 - Duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19. A CNN revela que a GlaxoSmithKline (GSK) e a Sanofi planeiam começar os ensaios clínicos no segundo semestre deste ano. A GSK e a Sanofi esperam que a vacina fique disponível no segundo semestre de 2021. 

20h05 - O Ministério da Saúde turco anunciou que foram detetados 4.062 novos casos de infeção e mais 107 mortes nas últimas 24 horas. No total, a Turquia soma mais de 65 mil casos de Covid-19 e 1.404 mortes, refere a Associated Press. Quase cinco mil pessoas recuperaram da doença no país. 

19h59 - A pandemia do novo coronavírus obrigou ao adiamento de meia centena de eleições em todo o mundo, de acordo com uma estimativa da Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais.

19h56 - O arquipélago da Madeira registou hoje mais dois casos de infeções por Covid-19, elevando para 53 o número de casos positivos, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da região.

19h52 - No final de uma reunião em que abordou o relançamento da economia com o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, indicou que a recuperação económica vai começar no próximo ano.

Relativamente às medidas de restrição atualmente em vigor, constatou que "há uma partilha importante da ideia de que temos de ir construindo confiança coletiva na capacidade de proteger os elementos mais frágeis da população à medida" que forem levantadas as restrições. 

19h43 - Uma equipa de cientistas da Harvard School of Public Health admite que as medidas de distanciamento social nos Estados Unidos poderão ter de permanecer em vigor até 2022, a menos que uma vacina seja disponibilizada rapidamente. 

19h38 - Na Nova Zelândia morreram mais quatro pessoas devido à Covid-19. Este foi o número mais elevado de mortes no espaço de 24 horas na Nova Zelândia, aumentando o total de vítimas mortais no país para nove, avança a CNN. A Nova Zelândia já registou pelo menos 1.366 casos confirmados. 

19h29 - Português detido no Luxemburgo pede libertação. David Andrade de Oliveira está detido numa prisão do Luxemburgo e esteve oito dias em greve de fome, exigindo, entre outros aspetos, a saída antecipada dos prisioneiros em fim de pena. Ao jornal Contacto garantiu que não há qualquer proteção dos presos contra a Covid-19 no Centro Penitenciário do Luxemburgo.

19h28 - Nas últimas 24 horas, as autoridades detiveram mais 16 pessoas pelo crime de desobediência, no âmbito do Estado de Emergência em vigor desde as 00h00 do dia 3 de abril. Até à data, dá conta o Ministério da Administração Interna (MAI), já foram detidas 142 pessoas.

19h24 - O diretor nacional da PSP enalteceu hoje o "relacionamento excecional" da PSP com a GNR em tempos de Covid-19 e disse que as duas forças se têm apoiado, podendo ainda pedir ajuda às Forças Armadas, se necessário.

19h20 - O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou hoje que há "um caso confirmado de contágio de um estivador do porto de Leixões" pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e apelou para um "rastreio generalizado" nos portos nacionais.

19h15 - Fique a par das últimas notícias a nível local:

18h46 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta terça-feira uma iniciativa para "inundar a internet com factos e ciência", num esforço para conter a rápida propagação de "uma outra epidemia - a perigosa epidemia da desinformação".

"Este é um tempo para ciência e solidariedade. Ainda assim, está a espalhar-se a 'desinfodemia' global. Conselhos de saúde perigosos e soluções de banha de cobra estão a proliferar. (...) O ódio está a tornar-se viral, estigmatizando e vilipendiando pessoas e grupos. O mundo também se deve unir contra esta doença", disse.

18h22 - Números em França. Autoridades de Saúde indicam que número de mortos subiu para os 15.729 no país, registando mais 762 mortes nas últimas 24 horas (541 no hospital e 221 em lares ou instituições), o maior número em três dias. Há ainda registo de 103.573 casos confirmados de infeção desde o início da pandemia, com 5.497 no último dia, o maior número desde o dia 31 de março.

O país separa os óbitos ocorridos em instituições de saúde daqueles que ocorrem em lares ou centros sociais, gerando alguma disparidade na apresentação dos números. Até ao momento, morreram 10.129 pessoas nos hospitais e 5.600 em lares.

18h15 - Um recém-nascido com uma viseira adaptada para proteção contra o novo coronavírus. O Hospital Praram 9, em Banguecoque, na Tailândia, criou estas viseiras para proteger os mais pequenos.

Notícias ao MinutoRecém-nascido com viseira de proteção, na Tailândia© Getty Images

18h09 - Festival Corona. O primeiro festival de curtas-metragens criado em tempo de isolamento social, por causa da covid-19, vai acontecer em maio, gratuito e 'online', por iniciativa de um grupo de profissionais alemães de cinema.

18h07 - Números em Moçambique. O número de casos registados oficialmente de infeção pelo novo coronavírus em Moçambique subiu de 21 para 28, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O país não tem registo de vítimas mortais devido à pandemia.

18h05 - Covid-19 no Brasil. O Governo brasileiro atribuiu hoje o aumento de 51% da desflorestação da floresta amazónica no seu território no primeiro trimestre do ano com o aumento dos esforços de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus

O número de casos do novo coronavírus no Brasil pode ter superado as 313 mil pessoas, segundo uma análise de modelagem numérica apresentada por investigadores da Universidade de São Paulo (USP) e de outros centros de pesquisa do país

17h53 - Números na Irlanda. Autoridades de saúde irlandesas dão conta de 41 novas mortes e 832 novos casos de infeção. A Irlanda contabiliza um total de 406 mortes relacionadas com a Covid-19 e 11.479 casos de infeção.

17h48 - A ministra da Agricultura de Itália defendeu hoje a regularização de 600.000 imigrantes em situação irregular para ajudar a relançar a economia, fortemente afetada pela pandemia ligada ao coronavírus, suscitando críticas da extrema-direita.

17h32 - Solidariedade. Um veterano do exército britânico, que se juntou à luta de angariação de fundos contra a Covid-19, lançou nas redes sociais um desafio de arrecadar 1.000 libras para ajudar o Serviço Nacional de Saúde inglês, e a campanha superou em larga escala os números iniciais.

17h31 - O navio cruzeiro Marella Explorer II, que terá casos de infeção por Covid-19 a bordo e pediu para acostar nos Açores, já está fora de águas portuguesas, avançou hoje o Ministério das Infraestruturas.

17h29 - Os Estados Unidos retomaram esta semana os voos para deportar imigrantes para a Guatemala, após uma pausa de vários dias devido ao registo de três casos de infeção pelo novo coronavírus entre os deportados.

Entretanto, o principal conselheiro da Casa Branca na crise da pandemia da Covid-19, Anthony Fauci, disse hoje que ainda não chegou a altura para reabrir a economia dos Estados Unidos. 

17h27 - Mossad. Os serviços secretos israelitas estão profundamente envolvidos nos esforços para travar a propagação da pandemia no país e têm-se revelado cruciais na aquisição de equipamento de proteção, mas também da tecnologia necessária para os laboratórios locais.

17h07 - Números em Itália. A Proteção Civil italiana divulgou na tarde desta terça-feira o boletim epidemiológico das últimas 24 horas no país. Morreram mais 602 pessoas, um número ligeiramente superior ao registado esta segunda-feira, elevando o número total para 21.067.

Ainda que registando uma ligeira subida, o número de fatalidades tem mantido uma tendência de desaceleração desde o final de março.

No que toca a novos casos, foram detetados menos de três mil novos contágios - mais precisamente 2.972. Foi a primeira vez desde 13 de março que foram diagnosticados menos de três mil novos casos diários.  

16h59 - O Presidente da República vai ouvir a partir desta quarta-feira dirigentes de grandes empresas cotadas em bolsa, começando pela Jerónimo Martins e pela Sonae, e reunir-se-á também com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas.

16h58 O Comando Regional dos Açores da PSP deteve três homens na ilha de São Miguel pelo crime de desobediência, por terem violado o isolamento no âmbito do dever geral de recolhimento domiciliário.

16h52 - Os idosos do Lar Nossa Senhora das Dores estão a regressar faseadamente ao edifício, localizado no centro de Vila Real, que foi evacuado, descontaminado e ajudou a chamar a atenção para o impacto da covid-19 nestas instituições.

16h40 - O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, indicou em conferência de imprensa que as mortes naquela região ascenderam a 10.834, depois do registo de mais 778 óbitos nas últimas 24 horas. 

"Acho que estamos no pico", disse Cuomo, referindo, ainda assim, uma ligeira descida no número de hospitalizações. "É estatística irrelevante, mas é melhor do que estar a subir", acrescentou.

16h35 - Multas em Itália. As autoridades italianas passaram mais de 42 mil multas entre os dias 10 e 13 de abril por violação do dever de confinamento, de acordo com os últimos dados revelados pelo ministério do Interior.

16h29 - Números no Quénia. Autoridades de Saúde avisam que o surto está a sair dos centros urbanos e começar a espalhar-se por áreas mais rurais. O balanço no país de 9 mortes e 216 casos de infeção, com 41 recuperados.

16h26Mariano Rajoy, antigo líder do governo espanhol, foi apanhado pela estação televisiva espanhola La Sexta a furar este isolamento para fazer exercício físico, algo proibido pelo decreto do Estado de Emergência.

16h14 - Serviço de atendimento do SNS atendeu quase 10 mil chamadas no domingo.

Confira AQUI todos os desenvolvimentos que ocorreram devido à Covid-19 em Portugal e no Mundo durante a manhã e início de tarde desta terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório