Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais 32 mortos em Portugal. 190 mil testes desde março

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 32 mortos em Portugal. 190 mil testes desde março
Notícias ao Minuto

07:50 - 14/04/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Milhares de alunos do ensino obrigatório começam, esta terça-feira, o primeiro dia de aulas do início do terceiro período em ensino à distância. Com as escolas encerradas desde o dia 16 de março, estudantes, professores e famílias começam hoje adaptar-se a uma nova realidade virtual. 

Com o ensino a moldar-se aos tempos de pandemia Covid-19, segue-se a preparação do relançamento da economia. António Costa vai reunir-se hoje com economistas para trabalhar um plano de regresso à 'normalidade'. 

No que diz respeito à situação epidemiológica em Portugal, de acordo com o balanço divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde (DGS), foram registadas nas últimas 24 horas mais 32 vítimas mortais, elevando o número total de mortos no país para 567. Foram identificados 514 novos casos de infetados, no espaço de um dia. Ao todo, há 17.448 pessoas doentes com Covid-19 em Portugal. 

Lá fora a situação é mais trágica, com os Estados Unidos a permanecerem a nação mais atingida pela novo coronavírus no mundo contando com 23.529 mortos e mais de 550 mil pessoas estão infetadas. No total, o vírus SARS-CoV-2 já causou mais de 118 mil vítimas mortais no mundo e quase 1,9 milhões de pessoas encontram-se doentes com Covid-19, em 193 países e territórios.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h24 - Este registo terminou. Continue a acompanhar todos os desenvolvimentos do resto do dia de hoje sobre a incidência da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo AQUI

15h20 - GNR e a PSP realizaram, esta tarde, uma conferência de imprensa conjunta sobre ao balanço da operação 'Páscoa em casa'. De acordo com os dados revelados pela PSP, foram feitas, durante este período, 66 detenções, sendo que 14 destas dizem respeito a "indivíduos que se encontravam em confinamento por estarem infetados" com a Covid-19.

15h12 - Máscaras sociais? O presidente do Infarmed disse hoje que as máscaras sociais, que começaram a ser produzidas pela indústria têxtil nacional conforme especificações definidas, podem ser de algodão ou poliéster e que muitas serão reutilizáveis.

15h05 - Uma pessoa foi detida e 1500 foram impedidas de entrar em Portugal desde que foi reposto temporariamente o controlo nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha devido à pandemia, avançou hoje o Ministério da Administração Interna.

15h02 - O Fundo Monetário Internacional prevê uma recessão de 8,0% da economia portuguesa e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020, devido à pandemia de covid-19, de acordo com as Perspetivas Económicas Mundiais hoje divulgadas.

14h59 - 3DMask Portugal é projeto de voluntariado português que está a produzir cerca de mil viseiras por dia para distribuir pelos profissionais de saúde e pelas forças de segurança de todo o país, com uma linha de montagem em casa de particulares. 

14h45 - A universidade de Boston está a ponderar cancelar as aulas presenciais até 2021.  A instituição de ensino já cancelou todas as suas actividades de verão e já estará a preparar protocolos para o caso de não ser seguro regressar às aulas no inverno.

14h33 - O Reino Unido registou mais 778 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, são 12.107 as vítimas mortais no país e 93.873 infetados (mais 5.252 do que os registados esta segunda-feira).

14h28 - A Espanha deverá registar uma recessão de 8,0% em 2020 devido à pandemia de covid-19, e a taxa de desemprego no país poderá alcançar 20,8%, de acordo com as Perspetivas Económicas Mundiais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

14h24 - A Roménia prolongou o estado de emergência, que inclui restrições severas ao movimento de pessoas, através de um decreto do Presidente que, no entanto, pode ser revertido se a oposição não o aprovar no parlamento.

14h18 - Oito funcionários da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Régua, no distrito de Vila Real, testaram positivo à covid-19 e vão manter-se ao serviço a cuidar dos 21 utentes também infetados. De acordo com o presidente da instituição, a estratégia passa "por gerir o caso dentro de portas".

14h12 - Cerca de 600 marinheiros do navio norte-americano Theodore Roosevelt testaram positivo à Covid-19, avança a CNN. Recorde-se que no início da semana um marinheiro morreu e outros quatro foram hospitalizados. A propagação do vírus no navio em causa esteve no centro de uma controvérsia que levou a que o secretário da Marinha daquele país, Thomas Modly, resigna-se ao cargo.

14h08 - "O que for para gastar em saúde é para gastar". A afirmação é do presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, que declarou hoje que, "dentro da finitude" de recursos económicos da região, tudo o que for preciso gastar na área da saúde, para enfrentar a pandemia de covid-19, "é para gastar".

14h01 - Mais de 166 reclusos foram libertados durante a manhã de hoje por decisão judicial, no âmbito das normas excecionais em vigor devido à pandemia do novo coronavírus, informou o Conselho Superior da Magistratura.

13h54 - Sozinho no período de isolamento? A Fundação Bissaya Barreto lançou uma nova linha de atendimento telefónico gratuita com o objetivo de ajudar idosos neste período de crise.  SOSolidão - 800 91 29 90.

13h51 - As autoridades de saúde cabo-verdianas confirmaram hoje um novo caso de covid-19 na Boa Vista, o sétimo naquela ilha, elevando para 11 o total de casos positivos em Cabo Verde.

13h49 - A China, que teve parte da sua atividade económica suspensa no primeiro trimestre do ano devido à Coovid-19, deverá escapar à recessão em 2020, crescendo 1,2%, segundo o Fundo Monetário Internacional.

13h43 - O "Grande Confinamento" vai causar recessão mundial de 3% este ano. O Fundo Monetário Internacional prevê que a economia mundial tenha uma recessão de 3% em 2020, fruto do apelidado "Grande Confinamento" devido à pandemia de Covid-19, de acordo com as Perspetivas Económicas Mundiais hoje divulgadas.

13h37 - Um terço das vítimas mortais devido à Covid-19 em Portugal são utentes de lares de idosos, revelou hoja a diretora-geral da Saúde em conferência de imprensa

13h32 - O Conselho da União Europeia adotou hoje duas emendas ao orçamento comunitário para este ano, permitindo libertar fundos para reforçar o combate à pandemia da covid-19 nos sistemas de saúde.

13h31 - O PSD entregou hoje um projeto-lei no parlamento para alargar os apoios do regime de 'lay off' a todos os gerentes de micro e pequenas empresas, diploma que, segundo Rui Rio, complementa a forma "insatisfatória" como o Governo legislou. 

13h29 - Os clubes das competições não profissionais de futebol vão ter um reforço de mais de sete mil euros no fundo de apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e um aumento de 8% em fundo perdido, devido à ajuda da atual seleção campeã europeia.

13h25 - Açores sem novos casos positivos nas últimas 24 horas. A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que as 143 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de Covid-19.

13h24 - Em Itália, as livrarias, papelarias e lojas de roupa para bebé foram autorizadas a reabrir portas a partir de hoje, desde que respeitem escrupulosamente as regras de distanciamento e de higiene exigidas aos supermercados.

13h21 - Governo revela novas datas para os exames nacionais de acesso ao superior. O diploma do Ministério da Educação já foi publicado e dá conta de regras excecionais para o presente ano letivo. Este documento prevê que as aulas à distância podem estender-se até 26 de junho para todos os níveis de ensino, e projeta também as datas para as matrículas do próximo ano. Conheças as datas AQUI

13h11 - Em direto para o país, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, dedicou uma parte da sua intervenção diária sobre a incidência da Covid-19 no país ao programa nacional de vacinação. “[A vacinação] É absolutamente essencial, para evitar casos de doença ou surtos. A última coisa que queremos ter é outro surto de doença infecciosa", sustentou a responsável apelando à vacinação dos portugueses, sobretudo, nos primeiros 12 meses de vida, durante a gravidez e em pessoas que sofram de doenças crónicas. 

13h06 - Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde começou por anunciar que a taxa de letalidade global no país é de 3,2% e que a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 11,4%. António Sales frisou que já foram realizados, desde 1 de março, mais de 190 mil testes à Covid-19. "Desde o dia 1 de abril, estamos a aproximar-nos de uma média de 10 mil testes por dia e temos hoje uma taxa de quase 18 mil testes por milhão de de habitantes", estando em "linha ou até mesmo superando alguns países, como a Alemanha e a Áustria", disse o governante.

13h05 - A Organização Não Governamental Comité para o Jubileu da Dívida (CJD) considerou hoje que o Fundo Monetário Internacional (FMI) deveria ter ido bem mais longe no perdão de dívida aos países mais pobres.

13h01 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Siga aqui em direto:

12h59 - Segundo a Associação Automóvel de Portugal, em março foram produzidos 13.686 veículos ligeiros de passageiros (menos 47,1% do que no mesmo mês do ano anterior), 3.203 veículos comerciais ligeiros (-39,3%) e 207 veículos pesados (-61,1%).

12h48 - Contrariando a tendência registada nos últimos dias, o número de pessoas internadas nos Cuidados Intensivos devido à Covid-19 aumentou, de acordo com os dados divulgados pela DGS. Nas últimas 24 horas foram contabilizados mais 30 casos nestas unidades, elevando o número total para 218. 

12h46 - As autoridades iranianas registaram 98 mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, a primeira vez num mês em que o número diários de óbitos é inferior a 100 no país do Médio Oriente mais atingido pela pandemia.

12h44 - A Comissão Europeia vai adotar e apresentar amanhã recomendações aos Estados-membros sobre o levantamento das restrições impostas no quadro do combate à pandemia da covid-19, reconhecendo que essa é uma competência exclusiva das autoridades nacionais.

12h33 - De acordo com o boletim epidiológico divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde, Portugal somou nas últimas 24 horas mais 32 vítimas mortais, elevando o número total de mortos no país para 567. No que diz respeito a número de infetados, no espaço de um dia, foram identificados mais 514 novos casos. Desde que a epidemia começou no país foram contabilizadas 17.448 pessoas doentes com Covid-19

12h28 - Macau reforça restrições no aeroporto no sexto dia sem novos casos. O Governo de Macau disse hoje que só é possível viajar para o território, que não tem novos casos há seis dias, após a apresentação de um teste que prove que o residente não está infetado com a Covid-19.

12h22 - A Bélgica ultrapassou a barreira das quatro mil mortes causadas pela pandemia da Covid-19, segundo dados divulgados pela autoridade de saúde federal, em Bruxelas. Nas últimas 24 horas foi registado um aumento de 262 mortes, o balanço é agora de 4.157 vítimas mortais desde o início da epidemia no país

12h15 - SOS pais. Ordem dos Psicólogos cria guia para ajudar a estudar em casa. Com o início das aulas à distância saiba como ajudar os mais novos a estudar e como pode conciliar o estudo com o resto da logística familiar. Conheça o Guia para Pais e Cuidadores, que ajuda a gerir a logística dos estudos em tempo de pandemia.

12h14 - O partido Trabalhista juntou-se a representantes do setor que receiam que as mortes em lares de idosos no Reino Unido, provocadas pela pandemia covid-19, estejam a ser subestimadas e urgiu hoje o governo a publicar diariamente esses números.

12h10 - A organização humanitária Human Rights Watch pediu hoje à Grécia para libertar as centenas de crianças migrantes desacompanhadas que estão detidas em condições "abusivas" e para encontrar alojamentos que as protejam do coronavírus.

12h02 -  A NATO anunciou hoje que vai manter as suas operações militares principais, como no Afeganistão e no Kosovo, mas garantiu ter adotado "medidas preventivas" para evitar contágios da Covid-19 nas suas forças.

11h58 - Famílias têm de continuar a pagar creches? Bloco questionou o Governo. Tendo em conta que não existe nem uma regra nem um critério uniforme, o partido pediu uma clarificação sobre o pagamento das mensalidades nas creches e jardins de infância em tempo de pandemia.

11h55 - Lay-off à parte, poucas empresas estão a beneficiar de outras medidas. "Uma percentagem significativa de empresas já recorreu ao layoff simplificado. Relativamente a outras medidas de apoio público recentemente implementadas, apenas uma percentagem muito pequena das empresas já beneficiou destas medidas mas existe uma percentagem mais elevada que pretende beneficiar", pode ler-se no relatório sobre os dados que resultam de um inquérito do INE e do BdP sobre a situação empresarial no contexto da pandemia do novo coronavírus.

11h49 - Novos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido mostram que as mortes, no total, podem ser 15% superiores àquelas divulgadas pelo Serviço Nacional de Saúde.

"Os dados comparáveis mais recentes de mortes envolvendo Covid-19 com data de morte até 3 de abril mostram que houve 6.235 mortes só em Inglaterra e no País de Gales", salientou Nick Stripe, chefe do departamento de Análise de Saúde e Eventos de Vida da ONS.

11h47 - O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, é uma das 180 personalidades que subscrevem uma carta aberta publicada hoje em vários jornais da União Europeia propondo uma "aliança europeia para uma recuperação verde" pós crise da Covid-19.

11h40 - Na cidade de Karachi, no Paquistão, a Polícia colocou contentores à frente dos pontos de saída de bairros de áreas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Contudo, refere a BBC, na mesma localidade a maioria dos cidadãos continua a não respeitar as medidas de precaução e de distanciamento social recomendadas. No total, o Paquistão conta com mais de cinco mil casos confirmados de Covid-19, sendo que pelo menos 90 pessoas já morreram devido ao surto. 

11h37 - Quarentena atrasa em dois meses obras na catedral de Notre Dame. A remoção dos cerca de 500 mil andaimes que acabaram por se fundir com a parte central da catedral de Notre Dame no incêndio de 2019 deveria iniciar-se em março, mas foi adiada devido à quarentena pelo Covid-19.

11h31 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África ultrapassou hoje os 800 caos nas últimas 24 horas com mais de 15 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

11h30 - A "esmagadora maioria" dos profissionais e investigadores do setor da saúde em Portugal concorda que devem existir critérios éticos para a admissão de doentes com Covid-19 em unidades de cuidados intensivos, caso venha a ocorrer uma situação de escassez de recursos.

11h22 - Quase metade das mortes registadas em Londres na semana até 3 de abril foi atribuída à pandemia covid-19, revelou hoje o Instituto de Estatísticas Nacionais britânico, que confirmou uma taxa de mortalidade superior à oficial. 

11h17 - O Ministério da Educação informou hoje que o #EstudoEmCasa chega ao YouTube através de cinco novos canais, com aulas para crianças e jovens do ensino pré-escolar ao ensino secundário. Assim, os professores que pretendam disponibilizar as suas aulas já o podem fazer nestas plataformas. Conheça os canais e saiba mais AQUI

11h10 - O internacional belga Marouane Fellaini, o único futebolista da Superliga chinesa a acusar positivo à covid-19, saiu hoje do hospital, após três semanas de internamento, informou o seu clube, o Shandong Luneng.

11h07 - Alojamento e restauração é o setor que sofreu o maior impacto devido à pandemia, de acordo com dados que resultam de um inquérito realizado pelo Banco de Portugal e pelo INE. Os resultados da 1.ª semana de inquérito - semana de 6 a 10 de abril de 2020 - indicam que 82% das empresas se mantinham em produção ou em funcionamento, mesmo que parcialmente, 16% encontravam-se temporariamente encerradas, enquanto 2% assinalaram que tinham encerrado definitivamente.

10h59 - Castro Daire regista 100 pessoas infetadas pela Covid-19. O presidente da Câmara Municipal de Castro Daire anunciou hoje que o concelho registou, até segunda-feira, 100 casos de pessoas infetadas com o novo coronavirus, sendo na sua maioria utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

10h49 - O presidente da Câmara de Melgaço anunciou hoje o levantamento do cerco sanitário em Parada do Monte, medida implementada a 25 de março para travar a propagação da covid-19 que atingiu um total de nove pessoas naquela aldeia.

10h48 - Mais de 117 milhões de crianças podem deixar ser vacinadas contra o sarampo porque as campanhas estão a ser adiadas devido à pandemia da Covid-19, pondo em causa a imunização global, alertaram hoje várias organizações internacionais.

10h39 - Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, afirmou, em entrevista ao Notícias ao Minuto, que está "antecipar um 'boom' de denúncias de violência doméstica". Desde as novas medidas de reforço ao combate à violência doméstica até aos impactos presentes e futuros desta crise na vida das mulheres portuguesas, leia a entrevista completa à governante AQUI

10h28 - Os números em Espanha voltaram a subir. De acordo com os dados divulgados esta manhã pelo Ministério da Saúde espanholo país regista um total de 18.056 vítimas mortais por Covid-19, sendo que nas últimas 24 horas, mais 567 pessoas morreram. Até ao dia de hoje, registaram-se ainda 172.541 de infetados

10h27 - A situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19 tem diferentes impactos sobre a sexualidade dos portugueses, segundo três especialistas consultadas pela agência Lusa, sendo esperada a redefinição dos conceitos de intimidade e de espaço pessoal.

10h20 - Ainda em entrevista ao Observador, António Costa admitiu que as medidas de contenção e de distanciamento irão ter de continuar até à chegada de uma vacina, apontando que poderemos ter um país "com múltiplas velocidades", com as restrições poderem ser levantadas em função das regiões, dos setores de atividade e dos grupos de risco.

Conheça AQUI as principais declarações prestadas esta manhã pelo primeiro-ministro

10h11 - Depois de anunciar ter avançado para o lay-off dos cerca de 550 membros do seu staff, onde não se incluem os futebolistas, o Tottenham voltou atrás na decisão tomada e garantiu o pagamento de salários aos seus trabalhadores até ao final de maio.

"Todos os membros do staff irão recebeu 100% dos seus salários em abril e maio. Apenas a direção fará cortes salariais", anunciou o emblema londrino, orientado pelo português José Mourinho, nas suas plataformas oficiais.

10h11 - Foi publicada hoje a portaria que regula o regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda devida nos termos de contratos de arrendamento urbano habitacional e não habitacional, no âmbito da pandemia de Covid-19. Tem dúvidas? Leia AQUI 22 perguntas e respostas sobre o tema.

10h08 - imunologista Maria de Sousa morreu na noite desta terça-feira nos cuidados intensivos do Hospital São José, em Lisboa, vítima do novo coronavírus, avança o jornal Público. Estava internada há uma semana nesta unidade hospitalar.

10h01 - Depois de 'salvar' Boris Johnson, o enfermeiro português já voltou à linha da frente do combate e, juntamente com a enfermeira neozelandeza, continua a ser elogiados por quem está à sua volta

9h47 - A Segurança Social vai pagar apenas 55% dos salários aos trabalhadores de Ovar pelo período de 2 a 17 de abril do cerco sanitário, disse hoje um grupo empresarial local, classificando a medida de "injusta" face ao país.

9h36 - A Rússia registou um crescimento recorde do número de infetadosO país ultrapassou nas últimas 24 horas os 20 mil casos positivos do novo coronavírus.

9h27 - António Costa sublinhou hoje que as restrições em vigor no país só serão levantadas após o "risco de contágio estiver controlado" e que o processo será gradual. 

"Ainda não chegámos à fase de declínio da pandemia. Por isso, ainda é prematuro. (...) Quando começarmos a retirar as medidas, o nível de contágio vai de novo aumentar. Tem de ser gradual para garantir que esse aumento nunca ultrapasse o limite do que é controlável”, referiu o primeiro-ministro, em entrevista à rádio Observador, admitindo ainda que as medidas restritivas poderão ser levantadas a vulso com o espaço de um mês entre as mesmas. 

9h24 - Para além de tosse, febre e falta de ar, há mais sintomas detetatos em pessoas infetadas com o novo coronavírus. Conheça aqui os 10 sintomas chave que não deve ignorar.

9h13 - No dia em que arranca o terceiro período em ensino à distância, António Costa admitiu, em entrevista à rádio Observador, que o facto de cada aluno se encontrar em sua casa o expõe desigualdades que não existiram nas escolas

Por isso é que procurámos introduzir uma nova ferramenta, que é um apoio através da televisão, acessível a todos, usando um canal já programado, para mitigar de alguma forma essa dificuldade de acesso ao equipamento. Isso levou-nos a assegurar a universalidade do acesso às ferramentas digitais dos alunos do básico e ensino secundário”, sustentou o primeiro-ministro.

9h02 - Após a DGS ter admitido ontem o uso de máscaras em espaços interiores fechados com várias pessoas, a associação ambientalista Zero aconselhou hoje o uso de máscaras sociais/comunitárias (não cirúrgicas) reutilizáveis no combate à Covid-19, o que reduz "de forma muito significativa" a produção de resíduos, muitos deles depois abandonados no ambiente.

8h57 - A China iniciou testes clínicos em seres humanos de duas possíveis vacinas contra o novo coronavírus, informou hoje a imprensa local, numa altura em que o surto, que é originário do país, se alastrou pelo mundo.

8h49 - O governo francês prevê uma queda de 8% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, anunciou hoje o ministro da Economia, Bruno Le Maire

"Teremos uma previsão de crescimento que será fixada em -8% para o projeto de lei das finanças retificativo", disse o ministro, que falava à RMC / BFMTV um dia depois do anúncio da extensão do confinamento, devido à Covid-19, em França até 11 de maio.

8h40 - Nos Estados Unidos, fotografias das urgências do Hospital Sinai-Grace, em Detroit, estão a provocar polémia. As imagens, que foram obtidas pela CNN após terem sido partilhadas entre o pessoal da unidade de saúde, mostram corpos de vítimas de Covid-19 armazenados em quartos de hospital vagos e empilhados uns sobre os outros no interior de unidades de conservação refrigeradas trazidas para o parque de estacionamento do hospital. 

8h35 - Tem de sair de casa? A DGS recordou alguns cuidados que deve ter quando entra e sai da sua habitação. Nunca é demais lembrar! 

8h26 - A Nova Zelândia decidiu prolongar o estado de emergência, que entrou em vigor em 25 de março por mais sete dias. O país conta, desde o início da pandemia até hoje, com 1.366 casos de Covid-19 e sete mortos devido ao novo vírus. 

8h22 - Foi negado o acesso às autarquias da lista das pessoas obrigadas a confinamento. Os municípios queriam ter conhecimento da lista das pessoas obrigadas a ficar em confinamento devido à Covid-19, mas apenas foi concedido acesso às polícias para efeitos de fiscalização, segundo um relatório a que Lusa teve hoje acesso entregue pelo Governo na segunda-feira na Assembleia da República sobre a aplicação do primeiro período do estado de emergência devido à pandemia

8h17 - No Reino Unido, nas últimas 24 horas foram reportados casos do novo coronavírus em pelo menos 92 lares. As autoridades britânicas já asseguram que todos os casos suspeitos serão testados. Segundo o Chief Medical Officer de Inglaterra, Chris Whitty, 13,5% deste tipo de estabelecimentos já verificou pelo menos um caso.

8h14 - Uma professora portuguesa a lecionar em Timor-Leste, e que está em Portugal desde 4 de abril, está infetada com a Covid-19, anunciou hoje um porta-voz do Governo timorense. “O nosso país amigo, Portugal, informou-nos uma professora no grupo de portugueses que saiu de Timor-Leste em 4 de abril para Portugal (…) fez teste com resultado positivo” no dia 6 de abril, afirmou Rui Araújo, porta-voz do Centro Integrado de Gestão de Crise.

8h13 - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse hoje estar preocupado com o impacto que a pandemia pode ter, não só em termos humanitários, mas também económicos para a vida dos estados-membros e da própria organização.

8h09 - Os 1,3 mil milhões de indianos vão continuar confinados até 3 de maio, anunciou hoje o primeiro-ministro, quando a Índia regista mais de dez mil casos e 339 mortos devido à covid-19.

7h45 - A Câmara de Estarreja, no distrito de Aveiro, confirmou esta noite a quarta morte associada à covid-19 no lar da Associação Vida Nova, onde foram detetados 26 idosos e funcionários infetados com o novo coronavírus.

7h37 - Alemanha soma o quarto dia seguido de queda de novos casos. O departamento de doenças infecciosas do Instituto Robert Koch divulgou ao início da manhã os mais recentes números sobre o coronavírus no país, dando conta de 2.082 novos casos de infetados com a Covid-19,  elevando o número total de infetados para 125.098. 

7h30 - A Operação 'Páscoa em Casa' da PSP e GNR terminou às 24h00 de segunda-feira. A ação que contou com mais de 35 mil operacionais começou no dia 9 de abril

7h23 - Os Estados Unidos contaram, em 24 horas, 1.509 mortos devido ao novo coronavírus, um número quase idêntico ao de domingo, indicou a Universidade Johns Hopkins. Assim, o número total de mortes desde o início da pandemia no país subiu para 23.529. No total, mais de 550 mil pessoas estão infetadas no país, referiram os centros de prevenção e de luta contra as doenças norte-americanos.

7h12 - A China registou 89 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, incluindo três de contágio local na província de Guangdong, adjacente a Macau, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h00 - O Japão registou 390 novos casos de Covid-19, o que eleva para 7.645 o número total de infetados no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde nipónico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório