Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grupo muçulmano tailandês suspende guerrilhas durante pandemia

Um grupo separatista muçulmano na Tailândia anunciou, através de um comunicado, a suspensão das guerrilhas para facilitar o acesso humanitário durante a crise da pandemia da covid-19.

Grupo muçulmano tailandês suspende guerrilhas durante pandemia
Notícias ao Minuto

12:53 - 05/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O documento divulgado hoje na página oficial do Facebook do grupo 'Barisan Revolusi Nasional' (Frente Revolucionária Nacional) e citado pela agência Associated Press adianta que a suspensão é no sentido de "criar um ambiente mais seguro e adequado (...) para as agências de saúde e outras organizações responsáveis pela prevenção e contenção do surto de coronavírus".

O mesmo comunicado esclarece que a suspensão permanecerá em vigor enquanto o grupo não for atacado pelas forças do Governo.

O grupo, geralmente conhecido como BRN, lidera uma aliança, lutando pela autonomia das três províncias mais ao sul da Tailândia, as únicas com maiorias muçulmanas numa nação predominantemente budista.

Desde o início do conflito, em 2004, foram mortas cerca de 7.000 pessoas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na sexta-feira que as partes rivais em conflito em 11 países responderam positivamente ao seu apelo por um cessar-fogo global para combater a pandemia de coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 63 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 220 mil são considerados curados.

O continente europeu, com mais de 627 mil infetados e mais de 46 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, 15.362 óbitos em 124.632 casos confirmados até hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório