Meteorologia

  • 31 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 29º

Edição

AO MINUTO: Itália com 15.887 mortos. Rainha Isabel II falou à nação

Acompanhe AO MINUTO todas as novidades da Covid-19 no Mundo.

AO MINUTO: Itália com 15.887 mortos. Rainha Isabel II falou à nação

A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 65.272 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 1,2 milhão, segundo um balanço divulgado, este domingo, pela agência AFP.

Dos 1.206.480 casos diagnosticados com Covid-19, pelo menos, 233.300  foram considerados curados pelas autoridades.

Em Portugal, o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), feito este domingo, aponta para  295 mortes e 11.278 infetados.

Ainda por cá, de relembrar que continuamos em Estado de Emergência até o dia 17 de abril, depois de a Assembleia da República ter aprovado a prorrogação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 no Mundo:

21h00 - Termina aqui o acompanhamento AO MINUTO. Continue a seguir-nos neste link.  

20h50 - Angola registou desde sábado quatro novos casos de infeção por coronavírus, elevando para 14 o número total de infetados, informou hoje o secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda.

20h45 - O Haiti e a Etiópia registaram hoje os seus primeiros casos de morte devido ao novo coronavírus, na origem da covid-19, anunciaram os respetivos ministérios da Saúde, citados pela agência francesa de notícias, AFP.

20h05 - A Rainha Isabel II falou à nação, numa rara aparição televisiva dirigida à Comunidade das Nações (Commonwealth). A monarca diz falar ao país "numa altura difícil", que "trouxe dor a alguns, dificuldades financeiras a muitos e mudanças enormes na vida quotidiana de todos".

"Estamos a combater esta doença juntos e quero assegurar-vos que, se permanecermos juntos e firmes, vamos ultrapassá-la", disse.

A rainha recordou, ainda, o primeiro discurso que fez, pela telefonia, em 1940, ajudada pela irmã. "Nós, como crianças, falamos a partir daqui, de Windsor, para as crianças que tinham sido retiradas de suas casas e levadas, para sua segurança. Hoje, mais uma vez, muitos vão sentir um doloroso sentimento de separação dos seus entes queridos. Mas, tal como na altura, sabemos que é o correto", lembrou, sublinhando que "desta vez, é diferente", recordando o esforço mundial para combater a pandemia.

20h00 - Violência doméstica durante a pandemia. No passado domingo, uma mulher dirigiu-se a uma farmácia da cidade de Nancy, em França, um dos poucos espaços públicos ainda em funcionamento depois do país ter imposto estado de emergência para combater a pandemia da Covid-19, mas não foi comprar medicamentos. A mulher estava a ser vítima de violência doméstica e disse uma palavra de código (“máscara 19”) ao farmacêutico. O homem foi detido pouco depois.

19h52 - O Instituto de Administração da Saúde da Madeira elevou hoje para 47 o número de infeções por Covid-19, no arquipélago, mais dois do que sábado, mantendo-se ativos 46 casos, com o regresso de um recuperado à Holanda.

19h45 - A Turquia encerrou esta semana com 27.069 casos de coronavírus e 574 mortos, mais 73 que no sábado, informou hoje o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca.

19h37 - Imagens de vídeo da chegada de equipamento de proteção a Portugal.

19h33 - Números em França. As autoridades de saúde francesas revelaram que mais 518 pessoas morreram nas últimas 24 horas, o que representa um aumento em relação ao dia de ontem (441). O número total de óbitos no país é de 8.078. Segundo o balanço deste domingo, do número total de mortos, 2.189 aconteceram em lares e outros estabelecimentos médicos-sociais

19h15 - Até ao início deste domingo, um total de 102.708 trabalhadores independentes candidataram-se ao apoio extraordinário à redução da atividade económica, na sequênica da crise pandémica originada pelo novo coronavírus, anunciou o ministério tutelado por Ana Mendes Godinho. 

19h00 - O primeiro-ministro da Índia lançou o apelo e, hoje, às 21h00 e durante nove minutos, os indianos apagaram as luzes e acenderam velas para combater a obscuridade do coronavírus. Quando o relógio bateu as 21h00 (16h30 em Lisboa), milhões de indianos apagaram as luzes de suas casas e assomaram a janelas, varandas, terraços e portas para mostrarem a sua "força coletiva".

18h40 - Nos últimos dois dias, desde o início da renovação do Estado de Emergência, foram detidas 14 pessoas por crime de desobediência (8 anunciados no sábado, 6 anunciadas hoje), registando-se um total de 122 detenções.

18h37 - Uma pessoa com um andarilho atravessa a 42nd Street, em Times Square, outrora um dos centros nevrálgicos do movimento turístico em Nova Iorque.

Notícias ao MinutoOs efeitos da pandemia nas cidades do mundo© REUTERS/Carlo Allegri

18h30 - Catherine Calderwooddiretora-geral da Saúde da Escócia, foi apanhada, este fim de semana, na sua casa de férias, na costa este do país, longe do local onde reside (Edimburgo). A polícia local tomou conhecimento destas imagens e deixou um aviso à dirigente, dizendo que "as instruções legais para que ninguém saia de casa sem um motivo razoável aplicam-se a toda a gente".

18h25 - O Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) defendeu hoje o uso generalizado pela população de máscaras, com base em artigos científicos internacionais publicados sobre a matéria. O CEMP aponta soluções para combater a escassez de máscaras.

18h24 - Um médico de 61 anos morreu, em Madrid, devido à infeção de Covid-19. Trata-se da primeira morte de um profissional de saúde em Madrid e a quinta no país. Era um médico do serviço de urgência médica (Summa112), que trabalhava numa unidade de assistência domiciliária.

18h11 - Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, responde às declarações da ministra da Saúde relativamente à maior pressão sobre as unidades de saúde. "É inaceitável que as autoridades de saúde e as autarquias estejam a criar hospitais de campanha, em tendas e pavilhões, quando há instalações vazias, equipadas e com profissionais disponíveis, em clínicas e hospitais privados. A solução é simples: o Estado deve requisitar os hospitais privados", disse a dirigente bloquista.

18h05 - A GNR cortou hoje a Autoestrada 4 (A4), na zona de Vila Real, para questionar os automobilistas sobre o motivo da viagem e alertar para o dever de recolhimento, numa altura em que verifica uma "redução drástica" no trânsito.

17h54 - Duas páginas da secção de obituário do The Times deste domingo. "Muitos mencionam Covid", diz jornalista.

17h46 - Os Barbados registaram a primeira morte por Covid-19. O anúncio foi feito este domingo pelas autoridades de saúde do país insular, explicando que se trata de uma idosa de 81 anos de idade que possuía comorbilidades e que tinha viajado para o Reino Unido.

17h44 - O comissário europeu para Orçamento, o austríaco Johannes Hahn, pediu hoje, numa entrevista publicada pela revista alemã Der Spiegel, mais solidariedade para com o sul da Europa, embora tenha contestado a ideia de criar 'eurobonds' para combater a crise.

"Sinceramente, acho que, para algumas pessoas, a ideia de [criar] títulos ['bonds'] se tornou tóxica desde a crise do euro", disse.

17h36 - Ainda sobre Itália. O país registou no sábado um recorde de 9.348 multas por infração às regras de confinamento, o número mais elevado desde que começaram a ser aplicadas multas, a 26 de março, anunciou hoje o Ministério do Interior.

17h33 - O governo espanhol anunciou hoje que vai iniciar agora um estudo para apurar a percentagem de população que já adquiriu imunidade ao novo coronavírus.

17h31 - A ministra da Saúde garantiu hoje que as cirurgias "prioritárias e muito prioritárias", nomeadamente as oncológicas, continuam a ter resposta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que os vales cirúrgicos emitidos para o setor privado "não foram suspensos".

17h14 - Itália registou este domingo o balanço mais baixo de mortes em duas semanas: 525 pessoas morreram nas últimas 24 horas. Já não se registava uma cifra tão baixa desde o dia 19 de março (427). O número total de mortos é, agora, de 15.887. Quanto aos casos de infeção, contam-se agora 128.948, com um registo de mais 4.316 casos nas últimas 24 horas.

Existem, atualmente, 91.246 casos activos, com 28.949 pacientes estão hospitalizados. Destes, 3.977 estão nos cuidados intensivos, menos 17 do que na véspera. Cerca de 58.320 estão em isolamento domiciliário.

17h06 - As forças policiais espanholas detiveram 2.850 pessoas e aplicaram 330.000 multas por desobediência ou atentado à autoridade em três semanas de estado de emergência, segundo dados anunciados hoje pelo ministro do Interior espanhol, Fernando Grande Marlaska.

17h05 - O estado de Nova Iorque registou 594 mortes de infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, números que elevam o total de mortes pela pandemia neste estado a 4.159 contra 3.565 do dia anterior.

16h19 - Um tratamento a partir de sangue de pessoas curadas. O Hospital Universitário Erlangen, no sul da Alemanha, recebeu este fim-de-semana autorização das autoridades de saúde para produzir plasma terapêutico com o qual tratar doentes com Covid-19.

16h15 - Fotos que mostram a luta do mundo contra um inimigo invisível. Eis algumas das imagens mais marcantes do último mês, selecionadas pela agência Reuters.

16h05 - Ainda sobre a conferência de imprensa deste domingo, Graça Freitas avançou que tem sido dada "muita atenção" aos casos pediátricos com covid-19, e destacou a "capacidade enorme de recuperação" das crianças infetadas.

Segundo Graça Freitas, as notícias "são muito boas" e as crianças que são internadas, mesmo as que entram com um quadro clinicamente grave e complexo, "têm tido uma capacidade enorme de recuperação e a maior parte está no domicílio e muitas foram dadas como curadas".

16h02 - A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, voltou este domingo a falar do uso incorreto de material de proteção e de como este uso pode ser contraproducente, dando o exemplo das luvas. Em baixo, pode recordar a publicação feita ontem pela DGS relativamente às máscaras.

15h50 - Moreirense criou questionário para acompanhar atletas diariamente. Desde que o campeonato foi suspenso, em 12 de março, o clube da vila de Moreira de Cónegos recomendou aos futebolistas manterem-se em casa, a não ser para "adquirir bens essenciais" ou caso tenham "algum problema de saúde grave", e informou-os acerca dos "sinais e sintomas" da doença, com conselhos e questões, afirmou o responsável.

15h38 - A China vendeu quase quatro mil milhões de máscaras de proteção contra a Covid-19 a países estrangeiros, desde o início de março, avançaram hoje as autoridades nacionais, garantindo que os equipamentos médicos exportados têm qualidade. No entanto, vários países têm reclamado da falta de qualidade dos equipamentos médicos importados da China.

15h28 - Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, mostra mensagem que vinha caixas de material médico doado a Portugal: "Aqui, onde a terra termina para começar o mar; A epidemia vai desaparecer, a amizade perdurará".

15h25 - O Ministério da Saúde contratou meio milhar de enfermeiros para reforçar o combate da pandemia no Serviço Nacional de Saúde, esclareceu hoje a tutela, respondendo assim às exigências do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos.

14h59 - Itália, que parece ter atingido "o planalto" da curva de propagação do novo coronavírus, prepara medidas para um levantamento "gradual e controlado" das restrições impostas, mas adverte que falta muito para um regresso à normalidade.

14h52 - A Autoridade de Saúde dos Açores anunciou hoje ter detetado mais um caso positivo de covid-19 na região, elevando para 67 o número de infetados, e mantendo-se as ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo sem registos positivos.

14h50 - Segundo os dados oficiais divulgados este domingo pelo governo britânico, o Reino Unido contabilizou mais 621 mortes nas últimas 24 horas.

14h25 - Impacto no desporto. Os futebolistas da Fiorentina que estavam infetados já recuperaram da Covid-19. Já os futebolistas da primeira e segunda divisões de Espanha consideram que "a primeira preocupação e exigência é a saúde" e que os campeonatos "não devem recomeçar até autorização dos responsáveis de saúde"

14h06 - "Às vezes esquecemo-nos de que estamos tão tapadas que se torna impossível o doente saber quem é quem". Zara Simón, enfermeira espanhola, recorreu ao Twitter para partilhar a sua ideia, que colheu junto dos colegas de profissão, de acordo com o El Mundo.

13h44 - Dos 53 utentes do lar São Salvador em Ílhavo, 39 tiveram um resultado positivo nos testes à covid-19, havendo ainda um teste que foi inconclusivo, informou hoje fonte da instituição.

13h40 - A vice-presidência do Governo Regional revelou hoje que a campanha "Madeira - STOP COVID" já arrecadou cerca de 150 mil euros, com o contributo de algumas empresas e pessoas singulares.

13h35 - A cidade italiana de Turim é vigiada 24 horas por dia e até com câmaras térmicas. As autoridades italianas tentam assim gerir os seus recursos de forma a manterem o máximo de cidadãos possível dentro de casa.

13h30 - Sem 'programa' para a Páscoa? Vem aí maratona de Simpsons na televisão. Saiba mais aqui

13h07 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez pelo menos 65.272 mortos em todo o mundo desde o surgimento do primeiro caso, em dezembro, na China, segundo um balanço feito pela agência AFP a partir de números oficiais.

12h53 - As autoridades de Macau alertaram hoje que continua a existir um risco de surto da covid-19 na comunidade e pediram à população para manter as medidas de prevenção de contágio em vigor.

12h38 - Marta Temido participa, este domingo, na conferência de imprensa da DGS sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal.  A ministra da Saúde começou por salientar que a “capacidade ventilatória” em Portugal “mais do que duplicou” desde o início de março, aproveitando também por frisar que com o aumento de casos de infeção “a pressão sobre o internamento hospitalar está a crescer”.

Entre outros assuntos relevantes tratados na conferência de imprensa está o uso de luvas. A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, voltou a reiterar que, se forem utilizadas indevidamente, estas não fazem efeito. O número de profissionais de saúde infetados com Covid-19 subiu para 1332, dos quais 231 são médicos e 339 enfermeiros. Além disso, ficamos a saber que, depois de hoje terem chegado a Portugal 144 ventiladores, na próxima semana vamos receber 508 aparelhos destes.

12h37 - A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro decidiu suspender até ao fim de junho todas as atividades recreativas e culturais, como festas e romarias, nos 19 municípios do território e "em nome da segurança" por causa da covid-19.

12h35 - A Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China comunicou hoje que, no sábado, a pandemia do novo coronavírus matou três pessoas no país tendo detetado 30 casos de infeção, 25 dos quais em pessoas que chegaram do exterior. 

12h05 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) já atualizou os números da pandemia Covid-19 em Portugal. Desde o dia 2 de março até às 00h00 deste domingo, morreram 295 pessoas e 11.278 foram infetadas.

11h58 -As altas hospitalares de pessoas afetadas pela covid-19 na Bélgica nas últimas 24 horas superaram, pela primeira vez, o número de hospitalizações desde que começou a pandemia, informou hoje o instituto belga de saúde Sciensano.

11h26 - O Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) exigiu hoje que o Governo contrate "imediatamente" enfermeiros para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), denunciando situações "insustentáveis" que "já são crónicas", mas "agravaram-se" devido à pandemia covid-19.

11h17 - Três espanhóis pediram em conjunto para registar 'coronavirus' como marca comercial para operar em toda a União Europeia (UE) numa ampla variedade de produtos, desde cereais, frutas e verduras até cerveja, vinho e licores, anuncia hoje a Efe.

11h15 - O Papa Francisco está a celebrar, na manhã deste domingo, a missa de Ramos na Basílica de São Pedro, no Vaticano, dando assim início à Semana Santa, de novo, praticamente, sozinho.

11h11 - Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, recorreu este domingo às redes sociais para assinalar a chegada de mais material de proteção para os profissionais de saúde da cidade

11h04 - O rei de Marrocos Mohamed VI concedeu hoje indultos a 5.654 prisioneiros, um número sem precedentes no país, para impedir a propagação do coronavírus nas prisões marroquinas, que sofrem de um problema crónico de sobrelotação.

10h57 - A Alemanha regista 91.714 casos de covid-19, mais 5.936 que na véspera, e 1.342 vítimas mortais, um crescimento de 184, o que significa que o aumento do número de novos infetados abrandou, mas o de mortes subiu.

10h45 - Espanha registou este domingo 674 mortes, em 24 horas, elevando o número total de óbitos para 12.418. Este é o número mais baixo dos últimos nove dias. Dos  130.759 casos confirmados no país, desde o início da Pandemia, 38.080 recuperaram e 6.861 encontram-se nos cuidados intensivos.

10h27 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 360 nas últimas horas num universo de mais de 8.500 casos registados em 50 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

10h00 - A manchete do Jornal de Notícias deste domingo revela que as cerca de cinco mil Instituições Portuguesas de Solidariedade Social estão disponíveis para ter a funcionar "em pleno", durante o mês de agosto, creches, jardins de infância e as atividades de tempos livres.

09h32 - Apesar de ter as portas fechadas devido à pandemia covid-19, o Centro Abrigo no Canadá, continua por telefone e por e-mail a informar os seus utentes, a maioria portugueses, direcionando-os para "serviços e mecanismos existentes no país".

09h26 - No longínquo Vietname, em contexto de pandemia, vivem cerca de 60 portugueses, uns, mesmo sem emprego certo, vão ficar no país que lhes permite viverem com 300 euros por mês, enquanto outros aguardam pelo voo para Portugal, mesmo perdendo negócio.

09h12 - O economista Ricardo Cabral considerou, em entrevista à Lusa, que caso a crise económica causada pela covid-19 se agrave, a existência da zona euro pode estar em causa, acrescentando que os 'coronabonds' não são a solução mais segura.

09h00 - Um avião fretado pelo Estado português chegou hoje a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada portuguesa na China.

08h55 - Privadas da sua atividade normal, as associações lusófonas em França multiplicam esforços dentro e fora da comunidade, fabricando máscaras, dando apoio social, telefonando para os mais frágeis e até entregando material hospitalar também em Portugal. Leia a reportagem da Lusa aqui

08h24 - Nos bairros sociais da Grande Lisboa, onde vivem milhares de cidadãos de países africanos, a angústia de perder o emprego precário junta-se ao medo da infeção pelo novo coronavírus, e à dificuldade do confinamento onde não é fácil morar. Leia a reportagem completa aqui

08h04 - A viver num quarto de hotel para proteger os seus mais próximos, Fátima concedeu um impressionante relato sobre como está a enfrentar a dor de perder vidas para um vírus cruel. Em Madrid, esta mulher trabalha na linha da frente de um hospital que se transfigurou para lutar contra uma pandemia que galgou todas as fronteiras. Ora leia aqui.

08h00 - Arranca mais uma semana de trabalho para muitos e perante as restrições do Governo para combater a Covid-19 é necessário que os condutores tenham consigo duas coisas, de modo a evitar complicações e perder tempo: uma declaração comprovativa de que está em trabalho e uma fatura que tenha o seu nome e morada. Saiba como as deve adquirir clicando aqui

07h35 - Paul Stoffels é diretor científico da Johnson & Johnson e, em entrevista ao El Mundo, afirmou que a probabilidade de êxito da vacina que a empresa está a trabalhar para combater a Covid-19  "supera os 80%".

07h26 - O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, é uma das instituições dispensadas de receber doentes com Covid-19 "um privilégio" que permite dar uma resposta rápida a um doente com problemas cardíacos graves de outra unidade de saúde.

07h16 - A pandemia de Covid-19 obrigou hospitais a procedimentos como testes de despistagem a doentes antes de cirurgias, o que atrasa o ritmo operatório e às vezes obriga a mudança de planos de última hora. Saiba mais sobre este assunto aqui.

07h15 - Salas de espera vazias, médicos a fazer consultas por telefone e doentes a aguardar em casa é a nova realidade dos hospitais, que de um dia para o outro tiveram de reorganizar-se devido à pandemia de Covid-19. Leia a reportagem da Lusa sobre este tema aqui.

07h03 - O professor universitário Miguel Poiares Maduro considera que a UE tem um plano Marshall ao seu alcance para fazer face aos efeitos da pandemia de Covid-19, através da emissão de títulos de dívida garantidos por um acordo sobre novos recursos próprios.

06h20 - Macau registou mais um caso importado da Covid-19, o que eleva para 44 o número total de infetados no território, anunciaram hoje as autoridades.

06h16 - Os enfermeiros do INEM dedicados em permanência à Covid-19 são chamados a realizar centenas de testes ao novo coronavírus e enfrentam o perigo de contágio munidos de equipamento de proteção individual, mas o medo do contágio permanece.

06h11 - A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 63.437 pessoas em todo o mundo e infectou mais de 1,1 milhão, segundo um balanço divulgado no sábado pela agência AFP.

05h24 - As autoridades de Guaiaquil, a cidade do Equador com mais infeções por Covid-19, disponibilizaram hoje centenas de caixões de cartão canelado, "para que as vítimas mortais desta doença possam ser enterradas com dignidade".

05h05 - 207 portugueses e quatro estrangeiros chegaram na noite deste sábado ao aeroporto de Lisboa, provenientes de Dili, Timor-Leste. À chegada a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, garantiu que, apesar da dificuldade e da operação complexa, os portugueses chegaram bem e em segurança. "As pessoas estão muito tranquilas e relativamente aliviadas porque chegaram ao seu país", referiu a governante à RTP.

05h00 - A evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, com o aumento de doentes graves, obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a ativar a "sala de situação nacional", o que só acontece em momentos excecionais.

04h36O Japão vai acelerar a produção de Avigan, um medicamento experimental para tratar a infeção por covid-19, que será disponibilizado gratuitamente aos países que o solicitarem para testes, foi hoje anunciado.

03h57 - A cidade de Nova Iorque vai receber mil ventiladores pulmonares doados pelos milionários chineses Jack Ma and Joseph Tsai, fundadores do grupo de comércio eletrónico Alibaba, revelou hoje Andrew Cuomo, governador do estado de Nova Iorque.

01h39 - A cantora britânica Marianne Faithfull, ícone da década de 1960, foi hospitalizada, em Londres, após ter testado positivo para o novo coronavírus, informou hoje a Republic Media, agência especializada na indústria da música.

00h58 - Três cidadãos portugueses retidos na Índia estão esta noite a ser repatriados num voo fretado por Espanha para fazer regressar a Madrid 250 cidadãos espanhóis, disse hoje à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

00h04 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ambiciona que as competições desportivas sejam retomadas "assim que possível", em conversas telefónicas com os responsáveis pelas ligas profissionais, devido à pandemia de Covid-19.

 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório