Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 22º

Edição

Diretora-geral da saúde escocesa viola isolamento e polícia faz aviso

Catherine Calderwood foi apanhada numa segunda casa, onde passa férias, e acabou avisada pelas autoridades.

Diretora-geral da saúde escocesa viola isolamento e polícia faz aviso

A Escócia vive, à semelhança de vários países um pouco por todo o mundo, um período de isolamento motivado pelo aumento do número de casos do novo coronavírus, mas ainda assim existe quem, contra todas as recomendações, fure esta quarentena.

O jornal The Scottish Sun divulgou, este domingo, imagens de Catherine Calderwooddiretora-geral da Saúde da Escócia, este fim de semana numa segunda casa, na qual passa férias, na costa este do país, longe do local onde reside (Edimburgo).

A polícia local tomou conhecimento destas imagens e deixou um aviso à dirigente. Através de um comunicado publicado hoje, as autoridades sublinharam que "as instruções legais para que ninguém saia de casa sem um motivo razoável aplicam-se a toda a gente."

"As autoridades policiais locais fizeram uma visita a casa da doutora Catherine Calderwood e falaram sobre as suas ações, reiterando o aviso crucial que é fundamental ser respeitado e deixou um alerta em relação à sua conduta no futuro. As instruções legais para que ninguém saia de casa sem um motivo razoável aplicam-se a toda a gente", destacou Iain Livingstone, chefe da polícia local.

Catherine Calderwood já pediu desculpas publicamente pelas suas ações, embora o caso tenha gerado algumas críticas de alguns quadrantes políticos.

“Enquanto eu e a minha família seguimos a norma de distância social em todas as ocasiões, sei que não segui a recomendação que foi feita por mim a outros e estou verdadeiramente arrependida por isso. Sei como essa recomendação é importante e não quero que o meu erro distraia as pessoas disso. Tenho o trabalho como diretora-geral da Saúde de aconselhar os ministros sobre o caminho que vírus está a seguir e apoiar os profissionais de saúde que têm trabalho dia e noite para salvar vidas e, depois de falar com a primeira-ministra esta manhã, vou continuar a colocar o meu foco nesse trabalho”, disse Calderwood num comunicado enviado à imprensa, citada pela BBC, antes de

A primeira-ministra, Nicola Sturgeon, descartou uma eventual saída de Catherine Calderwood, e ressaltou o papel que a Diretora-geral da saúde tem tido na Escócia.

"Todos nós, incluindo eu, iremos cometer erros nestes tempos sem precedentes que estamos a viver. Se eu quiser fazer o que preciso para dirigir o país da melhor maneira possível neste período de crise, então preciso que ela se concentre no seu trabalho", atirou a governante.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório