Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ventiladores doados chegaram a Lisboa com mensagem especial

"A epidemia vai desaparecer e amizade durar para sempre", pode ler-se numa das caixas de material médico doado à Câmara Municipal de Lisboa e que aterrou hoje na capital.

Notícias ao Minuto

15:42 - 05/04/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

Um avião fretado pelo Estado português chegou hoje a Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS). 

Na carga, estavam também incluídos "78 doados a Lisboa pela empresária e benemérita Sra Ming-Chu Hsu", dá conta Fernando Medina numa publicação no Facebook, sublinhando  tratar-se de um "contributo essencial para apoiar a vida dos mais atingidos pela doença e para o trabalho dos nossos profissionais de saúde".

Nas imagens da galeria acima, partilhadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, pode ver-se o material. Numa das caixas, uma mensagem especial da empresária que doou os ventiladores, escrita em inglês: "Here, where the land ends and the sea begins; The epidemic will fade way; The friendship shall last forever [Aqui, onde a terra acaba e começa o mar; a epidemia vai desaparecer, a amizade vai durar para sempre]". 

O autarca aproveitou para anunciar que o equipamento doado será distribuído pelos hospitais de referência de toda a Área Metropolitana e não apenas de Lisboa como estava previsto, uma decisão tomada por Fernando Medina e a doadora.

"No mesmo sentido de unidade e solidariedade nacional", indicou o autarca socialista, "os 12 ventiladores adicionais adquiridos pela CML, que chegarão nas próximas semanas, vão ser entregues ao SNS para serem distribuídos por todo o país, apoiando as zonas mais necessitadas e hospitais com maiores carências de material". 

A terminar, Fernando Medina aproveitou para "transmitir o mais profundo reconhecimento" à equipa que permitiu este reforço para Portugal, "quando tantos países e unidades privadas lutam desesperadamente para adquirir material médico a qualquer preço".

"À Sra Ming-Chu Hsu e a toda a sua incansável equipa, à dedicação e profissionalismo da nossa Embaixada em Pequim, às equipas do Ministério da Saúde, do MNE e de toda a CML. Obrigado a todos. Unidos conseguimos", rematou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório