Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Alemanha realiza meio milhão de testes por semana

A Alemanha aumentou o número de testes de despistagem do novo coronavírus para 500.000 por semana, por considerar que a deteção precoce ajuda a reduzir a mortalidade, disse hoje um dos virologistas que aconselham o Governo alemão.

Alemanha realiza meio milhão de testes por semana
Notícias ao Minuto

12:54 - 26/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"A razão pela qual a Alemanha regista tão poucas mortes em relação ao número de infetados pode explicar-se pelo facto de que fazemos muitos diagnósticos em laboratório", disse Christian Drosten, diretor do Instituto de Virologia do hospital universitário berlinense Charité, em conferência de imprensa em Berlim.

"Fazemos meio milhão de testes a cada semana na Alemanha", precisou.

A Alemanha, apesar de muito atingida pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, com 36.508 casos diagnosticados, regista proporcionalmente menos casos mortais de covid-19 que muitos outros países, 198 até hoje.

Este número corresponde a uma taxa de mortalidade por covid-19 de 0,5%, contra 9% em Itália, 7% em Espanha ou 5,2% em França.

O diretor do Charité, Heyo Kroemer, acrescentou que também contribuiu para a mortalidade mais baixa a Alemanha ter começado a fazer testes mais cedo que outros países atingidos pela pandemia.

Christian Drosten explicou por outro lado que essa abordagem foi facilitada pela considerável distribuição de laboratórios por todo o território alemão.

O Ministério da Investigação alemão anunciou uma verba de 150 milhões de euros para criação de uma rede para melhorar a cooperação entre laboratórios e hospitais universitários.

Essa rede vai reunir os dados de todos os doentes de covid-19 para permitir uma análise dos respetivos antecedentes médicos que contribua para os trabalhos com vista ao desenvolvimento de uma vacina.

O mais recente balanço oficial do novo coronavírus na Alemanha, anunciado hoje pelo Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças no país, é de 44 novas vítimas mortais nas últimas 24 horas, elevando para 198 o total de mortos.

Quanto ao número de infetados, o Instituto registou 4.954 novos casos em relação a quarta-feira, totalizando 36.508.

O novo coronavírusinfetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, mais de 20.000 das quais morreram.

A Europa é atualmente o continente mais atingido, com mais de 250.000 casos e 14.460 mores, segundo números oficiais dos vários países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório