Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Grupos armados invadem segunda vila de Moçambique em 48 horas

Grupos armados atacaram esta madrugada a vila de Quissanga, uma sede de distrito de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, levando à fuga generalizada da população, segundo relatos de residentes.

Grupos armados invadem segunda vila de Moçambique em 48 horas
Notícias ao Minuto

07:21 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Moçambique

É a segunda invasão de uma vila por parte do movimento que há dois anos e meio aterroriza a região, depois de na segunda-feira terem ocupado durante quase todo o dia Mocímboa da Praia, uma das principais zonas urbanas de Cabo Delgado, fazendo um número de vítimas e prejuízos ainda por determinar.

Mocímboa da Praia fica a cerca de 90 quilómetros a sul dos megaprojetos de gás natural em construção na região, enquanto Quissanga fica 200 quilómetros a sul, mais perto da capital provincial, Pemba.

Desde a madrugada de hoje, parte da população daquela povoação costeira está a fugir de barco e a pé para o arquipélago das Quirimbas, nomeadamente, a ilha do Ibo, a 14 quilómetros, enquanto outras pessoas tentam chegar a Pemba, a menos de 100 quilómetros.

A caminhada a pé é possível na maré baixa, por entre o mangal que separa Ibo de Quissanga - e é no meio do mangal que há muita população escondida, segundo um relato, que dá conta de se avistar fumo sobre a vila, indiciando que há infraestruturas a serem incendiadas.

Não há indicação de vítimas, dado que os moradores dizem que todas as famílias se colocaram em fuga aos primeiros sinais de invasão, ao ouvirem disparos na parte alta da vila, junto a edifícios da administração.

Alguns habitantes perderam contacto com crianças das respetivas famílias durante a fuga para os barcos nesta madrugada, como é o caso de uma mulher cujo relato à Lusa dá conta de que não sabe de um sobrinho que tinha ao seu cuidado, que espera que também tenha fugido.

Há residentes que começaram a abandonar a vila ainda na terça-feira, refere outro dos moradores.

A região de Quissanga já tinha sido massacrada por ataques no final de janeiro, levando à destruição de parte do Instituto Agrário de Bilibiza, gerido pela Fundação Aga Khan.

A província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques de grupos armados que organizações internacionais classificam como uma ameaça terrorista e que em dois anos e meio já fez, pelo menos, 350 mortos além de 156.400 pessoas afetadas com perda de bens ou obrigadas a abandonar casa e terras em busca de locais seguros.

A onda de violência que nasceu em comunidades muçulmanas radicalizadas e cujos grupos incluem residentes que até hoje nunca fizeram reivindicações ou apresentaram um líder - salvo comunicados do grupo 'jihadista' Estado Islâmico, mas cuja presença no terreno especialistas e autoridades consideram pouco credível.

Em janeiro, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, referiu que Moçambique vai precisar de apoio de outras organizações para acabar com os ataques armados no Norte.

"Precisamos de comparticipação porque é um problema multinacional, então, a sua solução não vai depender só de Moçambique, mas estamos a trabalhar", referiu então.

A comunidade internacional tem-se mostrado disposta a ajudar, mas ainda nenhuma forma de cooperação foi concretizada, enquanto a violência continua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório