Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Italianos gravam mensagem para 10 dias antes. "Fica em casa"

"Não faças merda, fica em casa", repetem vários italianos em mensagens de vídeo que enviariam a eles próprios se pudessem voltar atrás.

Italianos gravam mensagem para 10 dias antes. "Fica em casa"
Notícias ao Minuto

19:30 - 18/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

A Itália foi o primeiro país europeu a registar casos em grande número da infeção por Covid-19 e as autoridades foram alertando para a necessidade de ficar em casa e de praticar as medidas de higiene e etiqueta respiratória mas, conforme se verificou noutros países, as pessoas não levaram muito a sério.

Agora, as autoridades italianas acabaram de corrigir os números de vítimas mortais para quase três mil (475 mortos só nas últimas 24 horas) e o número de casos de infeção para 35.713, estando todo o país de quarentena obrigatória.

Países como Portugal, Reino Unido ou Espanha têm esses dez dias de atraso (estimado) em relação a Itália, servindo estas mensagens (ainda que gravadas em tom descontraído) como um poderoso alerta para o que pode vir.

"Há dez dias fazia reuniões no trabalho, jantava fora com os meus amigos, ia ao ginásio, ao cabeleireiro, as banalidades que nunca fizeram mal a ninguém", diz uma italiana, a partir de sua casa. "Daqui a dez dias a vida não será nada como hoje", diz outro, conforme pode ver no vídeo abaixo, legendado.

Recorde-se que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o decreto presidencial sobre a declaração de Estado de Emergência mereceu "parecer favorável" do Governo. Mais tarde, o mesmo foi também aprovado pelo Parlamento.

Itália tornou-se no segundo país do mundo com mais casos de infeção e mais óbitos ligados à Covid-19, a seguir à China. As autoridades explicam que a maioria das mortes ocorre em pessoas idosas, sobretudo octogenários e nonagenários, assim como em pessoas já afetadas por patologias graves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório