Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Casos suspeitos em Portugal sobem para 147

Portugal regista já nove casos de infeção por Covid-19. Cinco casos foram identificados no Porto, um em Coimbra e três em Lisboa.

AO MINUTO: Casos suspeitos em Portugal sobem para 147

A Direção Geral de Saúde (DGS) confirmou, ao início da tarde desta quinta-feira, o nono caso de infeção pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem, de 42 anos, que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

A única mulher com caso confirmado de coronavírus, que está internada em Lisboa, era uma professora da Amadora, o que levou ao cancelamento de aulas em seis turmas, cujos alunos irão ficar em casa. Outros docentes e funcionários de duas escolas também irão ter que ficar em isolamento temporário.

Também esta tarde foi confirmado que a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) foi adiada e reagendada para maio.

Acompanhe AO MINUTO todos os desenvolvimentos sobre o Covid-19

23h48 - O poeta português José Alberto Postiga esteve em isolamento, na Suíça, onde reside, avança a SIC Notícias. José Alberto Postiga marcou presença no festival Correntes d'Escritas, onde esteve Luís Sepúlveda, escritor chileno confirmado como caso positivo do Covid-19.

23h38 - Um deputado francês de 68 anos de idade está hospitalizado em estado grave por causa do novo coronavírus, diz a France Bleu. Jean-Luc Reitzer, deputado do partido conservador Os Republicanos, está internado no hospital de Mulhouse, que será um dos principais focos de contágio do país.

23h08 - Fique com um balanço dos números divulgados hoje pelos países mais afetados pelo novo coronavírus:

  • China: Propagação abranda de dia para dia. Último balanço dava conta de um acréscimo de 34 mortes e 160 novos casos, números muito inferiores aos registados há algumas semanas. O país, epicentro do surto viral, conta com um número total de 3.013 vítimas mortais e 80.430 casos de infeção, dos quais 52.259 recuperaram.
  • Coreia do Sul: O país com maior número de infetados a seguir à China, conta neste momento com 6.088 casos de infeção, dos quais 5.913 estão hospitalizados, 135 recuperaram e 40 morreram.
  • Itália: O país europeu com a situação de transmissão comunitária mais grave e o país com maior número de vítimas mortais a seguir à China. Tornou-se esta quinta-feira, também, no país com o registo diário mais alto de mortes e novas infeções, ao contabilizar mais 41 mortes (elevando o número total para 148) e mais 769 casos de infeção (elevando o número total para 3.858).
  • Irão. Outro país que é foco de preocupação para a OMS, com registo diário de infeção muito alto, fruto de transmissão comunitária. Só esta quinta-feira somou 591 novas infeções, elevando o número total para 3.513, e mais 15 mortes, elevando o número total para 107.
  • França. Contabilizou esta quinta-feira mais 3 mortes, elevando o número total para 7, e mais 138 casos de infeção, totalizando agora 423, com 359 ainda hospitalizados.
  • Espanha. O país vizinho registou hoje mais uma morte, uma idosa de 99 anos, totalizando 3 vítimas mortais. O número de casos de infeção subiu para 282, com registo de mais 54 casos esta quinta-feira. Continuam hospitalizados 276 doentes e 3 recuperaram.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

22h16 - De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-geral de Saúde (DGS), foram identificados mais 30 casos suspeitos nas últimas 24 horas. Ao longo do dia foram confirmados três casos positivos, elevando-se o número total para 9.

Pode consultar o relatório da DGS aqui: Relatório de Situação - 3

22h11 - Devo usar máscara de proteção?

As máscaras de proteção individual têm sido alvo de muita procura, obrigando as autoridades de Saúde a racionar (e vistoriar) o seu uso. Porém, de acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro); 
  • Suspeitos de infeção por COVID-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

22h06 - As autoridades de Moscovo anunciaram que os cidadãos chegados de países com uma "situação desfavorável" devido ao coronavírus, como Itália, França, Espanha e Alemanha, terão de ficar de quarentena.

21h21 - O número de infetados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil subiu hoje para oito, com o país a registar os seus primeiros casos de transmissão local do vírus.

21h06 - Adriano Maranhão, o primeiro português a ser infetado com o novo coronavírus, já teve alta hospitalar, de acordo com a TVI24. O homem deverá agora regressar a Portugal.

20h45 - Sabe em que fase do surto viral está Portugal?

O primeiro-ministro afirmou, numa altura em havia cinco casos positivos, que o país estava ainda numa fase de contenção da epidemia, "embora se trate já de uma contenção alargada". O que é que significa? "Significa que os meios inicialmente mobilizados têm vindo a ser progressivamente reforçados", explicou.

Notícias ao MinutoPortugal encontra-se na fase de "contenção alargada", esperando-se ainda a fase de "mitigação".© DGS

20h30 - Ainda as máscaras. Três homens foram hoje detidos em Maisons-Alfort, em França, suspeitos de terem tentado revender perto de 40.000 máscaras fora de prazo em plena epidemia de coronavírus.

20h23 - O bioquímico alemão Alexander S. Kekulé defende que o encerramento de escolas e a proibição de grandes eventos públicos durante 14 dias (período de incubação do vírus) pode reduzir significativamente o número de infeções. O médico sublinha que Itália e Japão "compreenderam isso".

A Alemanha teve esta quinta-feira um acréscimo de 281 casos de infeção (543 no total). Não há registo de mortes.

20h03 - O ministro da Economia considerou ser "normal" as medidas anunciadas pela TAP para reduzir a sua operação e custos, sublinhando que se trata de uma atividade de gestão, tendo em conta os impactos provocados pelo novo coronavírus.

19h30 - O pneumologista Filipe Froes e o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública deixaram hoje uma mensagem de tranquilidade aos pais das crianças da escola com um caso de Covid-19, lembrando que a taxa de infeção neste grupo é baixa.

Esta notícia chega numa altura em que algumas turmas foram colocadas de quarentena por causa de casos de infeção em docentes. O externato Grão Vasco, em Lisboa, por exemplo, vai estar encerrado na sexta-feira, como medida preventiva, depois de a mãe de um aluno ter sido hospitalizada com coronavírus.

"Podemos dizer que há um excesso de zelo da nossa parte. Tudo está a ser feito com a máxima tranquilidade e com a total compreensão dos pais", disse responsável pela escola.

19h15 - Como é que se propagam as gotículas que causam infeção? A DGS explica

Recorde-se que o Covid-19 transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

19h10 - De acordo com a TVI24, todos os 64 trabalhadores de uma fábrica em Lousada estão em suas casas, em quarentena, depois de um dos funcionários ter sido internado por causa do Covid-19. O homem de 50 anos - um dos casos confirmados hoje anunciados - é funcionário da empresa em Lousada e esteve há 15 dias em Itália.

Este não é o único caso do género. Depois de uma professora da Amadora ter sido confirmada como caso positivo de Covid-19, seis turmas foram colocadas em quarentena, assim como docentes e professores. Um outro infetado, professor de música no Porto e na Covilhã, também levou à colocação em quarentena dos seus alunos.

Este isolamento temporário, sublinhe-se, é feito nas próprias casas durante o período de incubação do vírus, que pode durar entre 2 a 14 dias. 

19h05 - De acordo com um decreto governamental divulgado, nesta quinta-feira, pelo diário Corriere dello Sport, será "impossível concluir o campeonato italiano, caso um jogador do campeonato apresente um resultado positivo de Covid-19".

18h50 - Morreu mais uma pessoa vítima de Covid-19 em França. A direção-geral de Saúde francesa confirmou que, até às 16h, estão registadas sete mortes - seis homens e uma mulher - e 423 casos de infeção. Há 23 doentes em estado grave, mais oito do que ontem.

18h32 - Um lar para pessoas de terceira idade em Madrid registou hoje 11 casos do novo coronavírus em 10 idosos e um assistente de enfermagem.

Sublinhe-se que Espanha e Itália estão a adotar restrições às visitas de idosos em lares, pedindo também aos residentes que só saiam se for absolutamente necessário, para evitar a contaminação desta população mais frágil pelo novo coronavírus.

18h03 - O Governo e os parceiros sociais vão reunir-se na segunda-feira, em sede de concertação social, para discutir medidas relativas ao impacto do Covid-19.

17h46 - Há um novo caso suspeito de infeção por Covid-19 na Região Autónoma dos Açores. Trata-se de uma mulher com 35 anos que é residente em Portugal Continental e que "esteve em contacto com um caso confirmado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país".

17h43 - Primeira morte por Covid-19 no Reino Unido. Trata-se de um homem "mais velho, com condições prévias de saúde". Secretário de estado da Saúde já deixou condolências no Twitter.

17h35 - Número de mortos em Itália sobe para 148, depois de anunciadas mais 41 mortes, esta quinta-feiraForam ainda reportados mais 769 novos casos de infeção, tornando-se o país naquele com o registo diário mais elevado de novos casos e mortes do mundo.

17h04 - Alguns destaques desta quinta-feira a nível internacional:

16hh26 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) fez há instantes uma conferência de imprensa onde alertou para o comportamento dos países no combate à propagação do novo coronavírus"A epidemia do Covid-19 é uma ameaça para todos os países, ricos e pobres. Estamos preocupados que alguns países ou não estão a levar isto a sério o suficiente ou decidiram que não há nada que podem fazer", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O responsável continua: "Estamos preocupados que em alguns países o nível de empenhamento político e as ações que demonstram esse empenhamento não estão alinhados com o nível da ameaça que enfrentamos".

16h25 - O grupo Lufthansa anunciou a suspensão de todos os voos para Israel a partir de domingo, após a decisão israelita de proibir o acesso ao território de cidadãos de vários países europeus para travar o coronavírus.

16h20 - O número de mortos em França devido ao surto de Covid-19 aumentou para seis, na sequência da morte de mais duas pessoas hoje, adiantando que há também 92 novos doentes. O Brasil confirmou o quarto caso do novo coronavírus no país, após o resultado positivo do teste de contraprova numa adolescente de 13 anos que viajou para a Europa.

16h18 - Reforço de máscaras entre os profissionais de Saúde, mas com medidas de segurança.

16h09 - O que devo fazer para me proteger?

  • Indicações da DGS são: quando espirrar ou tossir tape o nariz e a boca com o antebraço, nunca com as mãos. Se tiver um lenço, tape o nariz e a boca com o lenço.
  • Lave as mãos com frequência, sempre que for à casa de banho, sempre que espirrar, sempre que se assoar, sempre que contactar diretamente com pessoas que estejam doentes. Estes dois últimos conselhos são mais eficazes do que o uso de uma máscara, como já avisaram as autoridades de Saúde.
  • Evite o contacto próximo com pessoas que estejam doentes e se estiver doente fique em casa.
  • Caso tenha alguma suspeita de contágio ou sintoma, não vá ao hospital, ligue para a linha SNS24: 808 24 24 24.

15h56 - Balanço de casos confirmados em Portugal

Há nesta altura nove casos de infeção no país. Os primeiros dois casos foram anunciados na segunda-feira e, a partir daí, com a cadência de dois por dia, excetuando esta quinta-feira, em que foram já anunciados três casos.

O nove infetados têm idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos e são oito homens e uma mulher. Cinco foram identificados no Porto, um em Coimbra e três em Lisboa.

Contam-se cinco casos importados (quatro de Itália e um de Espanha) e quatro com ligação a doentes infetados. A incidência dos sintomas é febre, tosse, dores musculares, cefaleias e fraqueza muscular.

15h44 - A TAP decidiu reduzir a capacidade em março e abril devido ao "forte abrandamento" nas reservas, em pleno surto de Covid-19, num total de 1.000 voos.

15h30 - A diretora-geral de Saúde foi ainda questionada sobre a professora da Amadora, um dos nove casos confirmados de infeção e que obrigou ao cancelamento de aulas a seis turmas. A docente ligou para a linha SNS24 e não foi aconselhada a ficar em casa.

"Foi bem aconselhada porque era uma senhora assintomática que não tinha histórico de ter estado com um doente de coronavírus. Esse é, de facto, o protocolo". 

15h29 - Graça Freitas sobre os nove casos confirmados: "A maior parte dos casos foi importado daquilo a que chamamos uma zona com transmissão comunitária ativa e depois temos três casos que têm ligação entre si - a partir de um houve uma cadeia de transmissão secundária".

15h17 - A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, avançou ao início desta tarde de quinta-feira o nono caso confirmado. Trata-se de um homem de 42 anos, infetado por ligação a outro caso confirmado, e está no Hospital Curry Cabral, sustentou a DGS por comunicado pouco depois. A situação clínica, assim como os outros oito casos, está estável.

Sublinhe-se que esta manhã foi anunciado que a única mulher infetada por Covid-19, caso anunciado ontem, também em Lisboa, é uma professora da Amadora, o que obrigou a que alunos de seis turmas de duas escolas fiquem a partir de hoje "em isolamento social" nas suas casas até 13 de março, assim como docentes e funcionários.

14h58 - O Presidente chinês, Xi Jinping, apelou hoje a que os trabalhadores do país retomem aos seus empregos, após quase seis semanas de estagnação, devido ao surto do Covid-19, visando recuperar a produção e o consumo doméstico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório