Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mulher infetada é professora na Amadora. Nono caso confirmado

O Covid-19 já fez um total de vítimas mortais superior a 3.000 e mais de 95 mil pessoas foram infetadas. Cerca de 53.302 mil destes casos já recuperaram e 40 mil são casos ativos. Em Portugal há oito casos confirmados, cinco no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa.

AO MINUTO: Mulher infetada é professora na Amadora. Nono caso confirmado
Notícias ao Minuto

08:10 - 05/03/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

15h03 - Espanha e Itália estão a adotar restrições às visitas de idosos em lares, pedindo também aos residentes que só saiam se for absolutamente necessário, para evitar a contaminação desta população mais frágil pelo novo coronavírus.

14h58 - O Presidente chinês, Xi Jinping, apelou hoje a que os trabalhadores do país retomem aos seus empregos, após quase seis semanas de estagnação, devido ao surto do Covid-19, visando recuperar a produção e o consumo doméstico.

14h55 - A Comarca da Madeira referiu hoje que os cidadãos só devem deslocar-se aos tribunais se forem convocados para diligências ou por motivo "absolutamente inadiável", no âmbito do plano de contingência relativo ao surto de Covid-19.

14h49 - O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acolheu hoje 72 de pessoas provenientes da China após uma quarentena de duas semanas, com o objetivo de acalmar os receios face à propagação da epidemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus.

14H45 - Starbucks vai suspender temporariamente o uso de copo próprio, para impedir a propagação do Covid-19, informou a companhia na sua página oficial

14h38 - A conferência anual South by Southwest, nos EUA - de tecnologia, cinema e música - marcada para 12 e 13 de março vai acontecer, mas existem já algumas desistências por parte de empresas conhecidas. Até à data, Facebook, Twitter, Intel, Vevo, Mashable e TikTok confirmaram a sua desistência. 

14h36 - O Governo de Marrocos proibiu qualquer encontro com mais de mil pessoas em recintos fechados, segundo uma circular com caráter urgente emitida hoje para impedir a propagação do novo coronavírus.

14h33 - O Japão vai colocar em quarentena obrigatória todos os viajantes da China e da Coreia do Sul antes de autorizar a sua entrada no país, com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus.

14h31 - Reino Unido "não tenciona" fechar o parlamento apesar do surto do novo coronavúrus, garantiu um membro do governo. O líder da Casa dos Comuns, Jacob Rees-Mogg, colocou um fim às suspeitas de que os deputados ficariam afastados de Westminster durante a epidemia.

14h28 - A Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL), prevista para os dias 11 a 15 deste mês, vai ser adiada, confirmou fonte da organização ao Notícias ao Minuto.

14h21 - um novo caso de infeção por Covid-19 em Portugal, confirmou Graça Freitas à SIC, tendo a DGS confirmado a informação posteriormente. Paciente, de 42 anos, está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Número total de casos em Portugal sobe para nove.

14h19 - Estados Unidos já contam com cerca de 161 casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com as unidades responsáveis pelo controlo e prevenção de doença.

14h15 - O Ministério da Saúde grego anunciou hoje o registo de 21 novos casos do novo coronavírus naquele país, precisando que todas as pessoas infetadas viajavam num autocarro procedente de Israel.

14h03 - Primeiro caso confirmado na África do Sul.

13h59 - Madeira admite que poderá haver retração na economia regional;

13h49 - Turistas italianos expulsos da Mauritânia por recusarem quarentena.

13h29 - Número de casos confirmados em Espanha sobe para 234.

13h15 - A única mulher até agora infetada com o Covid-19 em Portugal é professora de Físico-Química na Escola Roque Gameiro, na Amadora. A docente esteve de férias em Itália e, ainda assintomática, apresentou-se ao serviço, tendo estado a dar aulas. Os alunos que estiveram diretamente em contacto com a professora  foram aconselhados a ficar em casa.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou à RTP que foi tomada a decisão de "encerrar cinco turmas" da Escola Roque Gameiro.

13h10 - O Governo são-tomense aprovou uma resolução que proíbe a realização de viagens dos funcionários e dirigentes do Estado aos países onde se verifica uma prevalência alta da epidemia de Covid-19, anunciou hoje em comunicado.

12h45 - A quarentena do Ocean Viking chega este domingo ao fim, altura em que poderá retornar ao mar. Os 32 tripulantes e funcionários são "monitorizados" duas vezes por dia pelo médico de bordo, e todos se encontram bem, avança o LA STAMPA.

12h42 - A União Europeia (UE) e a Índia decidiram adiar a Cimeira entre ambas que estava prevista para 13 de março em Bruxelas devido à epidemia do novo coronavírus, anunciou hoje o Governo indiano.

12h34 - O Irão anunciou hoje que vai colocar postos de controlo entre cidades e prolongar o encerramento de escolas e universidades para impedir a propagação do novo coronavírus no país, com 3.513 casos confirmados de infeção e 107 mortes.

12h20 - A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) recomendou hoje aos associados que restrinjam a presença em reuniões, viagens e participações em eventos públicos que impliquem o aglomerado de passas por causa do novo coronavírus.

12h15 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) defendeu hoje um adiamento da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para setembro, assumindo que a TPNP e congéneres estarão disponíveis para participar no evento.

12h08 - Poderá ter sido descoberto o paciente zero na infeção do Covid-19, avança o Corriere della Sera. De acordo com uma carta de médicos alemães, publicada no New England Journal, um alemão, de 33 anos, pode ter sido o primeiro europeu a contrair a infeção e a transmiti-la.

O homem apresentou sintomas respiratórios e febre alta no dia 24 de janeiro, tendo melhorado e regressado ao trabalho no dia 27 de janeiro. Dias antes, terá contactado com uma colega de trabalho de Xangai - na altura, assintomática -, que mais tarde apresentou sintomas e testou positivo para o Covid-19.

12h02Perdas das companhias aéreas podem atingir 101 mil milhões devido ao impacto da epidemia do novo coronavírus, estimou hoje a associação internacional de trasnporte aéreo (IATA).

12h01 - O economista Precioso Domingos considerou hoje que o setor da construção em Angola, um dos maiores contribuintes de receitas fora do petróleo, está já a ressentir-se do impacto do novo coronavírus devido à diminuição das importações da China.

11h57 - Covid-19 deixa 290 milhões de crianças sem ir à escola, diz a UNESCO. O encerramento de escolas em 22 países deixou a organização preocupada com o efeito que terá a nível educacional.

11h41 - A Federação de Futebol de Marrocos (FRMF) anunciou hoje que os jogos de todas as competições vão ser disputados à porta fechada, como medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.

11h39 - China admite falta de máscaras. Em conferência de imprensa, o diretor do Departamento de Comércio Externo, Li Xingqian, ressalvou, no entanto, que a capacidade e a produção da China "melhoraram rapidamente" nas últimas semanas e que "o desequilibro entre a procura e a oferta reduziu bastante".

11h33 - Polónia confirma primeiro caso de covid-19. Paciente terá viajado da Alemanha para aquele país.

11h32 - A Basílica da Natividade em Belém, local de nascimento de Jesus Cristo segundo a tradição cristã, será encerrada por precaução após o surgimento de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus nesta área da Cisjordânia ocupada por Israel.

11h28 - A Bósnia-Herzegovina registou os seus dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus, um homem que esteve a trabalhar em Itália e o seu filho, anunciaram hoje as autoridades.

11h24 - Mais quatro casos de infeção pelo novo coronavírus registados na Catalunha, informou o secretário de saúde pública, Joan Guix, referindo que todos os casos são referentes a Barcelona.

11h21 - O Irão está a desenvolver uma vacina contra o Covid-19 e está pronto para começar a produzir testes, disse o diretor da Universidade à agência estatal, ILNA.

11h15 - O Facebook encerrou os seus escritórios em Seattle depois de um funcionário da companhia ter testado positivo para o novo coronavírus. Esta foi a primeira infeção dentro da empresa, informam. Para prevenir futuros contágios, a empresa decidiu encerrar os escritórios pelo menos até ao final da semana, tendo alguns funcionários a trabalhar a partir de casa.

11h08 - O presidente chinês Xi Jinping adiou, para abril, a visita de estado ao Japão, para se focar no surto de coronavírus que assola o mundo - cujo epicentro foi em Wuhan.

10h57 - Kim Jong-Un enviou uma carta a Moon Jae-In, presidente da Coreia do Sul, a expressar as suas condolências face ao surto do novo coronavírus, que já fez mais de 6000 infetados e 37 vítimas mortais naquela país. O líder da Coreia do Norte disse ainda preocupar-se com a saúde de Moon Jae-In e lamentar não conseguir ajudar, citam os meios estrangeiros.

A Coreia do Norte afirma não ter nenhum caso de infeção no país, o que suscita algumas dúvidas entre os especialistas.

10h49 - O Ministério da Saúde dos Emirados Árabes Unidos estão a aconselhar os cidadãos e residentes a não viajarem. "Quem viajar pode enfrentar medidas preventivas no retorno, incluindo ser submetido a exames médicos no aeroporto e uma quarentena em casa de 14 dias", referiram em comunicado, citado pela CNN.

10h43 - A partir de amanhã, a Coreia do Sul, um dos países mais afetados pelo Covid-19, não irá exportar máscaras, informou o gabinete do ministério das finanças. A medida surge após várias críticas da população à falta de máscaras. A partir de amanhã, cada pessoa poderá adquirir duas máscaras por semana. Será ainda fixado um preço limite aos vendedores.

A Coreia do Sul reportou mais de 5.700 casos de infeção e 35 mortes.

10h37 - Ao contrário do que tem acontecido nos últimos três dias, a China voltou a apresentar um aumento no número de casos confirmados por Covid-19 esta quinta-feira, devido a novas infeções em Wuhan, o epicentro do surto. As autoridades de saúde chinesas informaram que há 139 casos confirmados desde quarta-feira, elevando o número total para 80.409 mil.

10h18 - Chris Whitty, que está a ajudar a preparar a resposta do Reino Unido no combate a este novo coronavírus , apresentou hoje um plano para superar o covid-19. "Vamos ter 50% dos casos em três semanas, e 95% em nove semanas, se seguir a trajetória que prevemos", disse.

10h04 - Um jornal australiano está a oferecer aos leitores páginas em branco, para usar "em caso de emergência". A epidemia de Covid-19 levou a uma corrida aos supermercados, que resultou na escassez de papel higiénico. Nos últimos dias, alguns supermercados têm imposto um limite de compra de quatro embalagens por pessoa.

09h58 - Alemanha reporta 109 casos confirmados de infeção por Covid-19, elevando o número total de casos para 349. O estado alemão Renânia do Norte-Vestfália é um dos mais afetados.

09h49 - Terceira morte por Covid-19 confirmada em Espanha. Trata-se de um mulher de 99 anos, cuja infeção só foi detetada já depois do óbito;

09h38 - A Direção-Geral da Saúde confirma a existência de mais dois casos de infetados por Covid-19 em Portugal, no Porto, detalhando que se tratam de dois homens, um de 49 anos e outro de 50 anos, encontrando-se ambos estáveis no Hospital de São João;

09h28 - O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) denunciou hoje à Lusa "faltarem equipamentos nos centros de saúde [do Norte do país] para evitar contágios do Covid-19", argumentando a administração regional "decorrerem concursos" para os equipar.

09h13 - Suíça reporta primeira morte por Covid-19, uma mulher de 74 anos, que estava internada desde terça-feira, revelam as autoridades. A vítima mortal sofria de uma doença crónica, o que a tornava uma pessoa de risco, acrescentam.

09h07 - Tailândia reporta quatro novos casos de infeção por covid-19 no país, elevando o número total para 47, informou o diretor-geral de saúde esta quinta-feira.

09h06- Mais três pessoas testaram positivo para o novo coronavírus na Escócia, avança o governo, elevando o número total de infetados para seis. As autoridades de saúde escocesas revelaram que os novos casos de infeção estavam em contato com os casos previamente conhecidos e garantiu que o país está "preparado para lidar" com o Covid-19. No Reino Unido já são 90 os casos totais de infeção.

09h04 - A companhia de baixo custo Norwegian, que está com dificuldades financeiras por causa da proibição internacional de voos com o Boeing 737 MAX, cancelou hoje 22 ligações devido surto de Covid-19 e retirou a sua previsão de lucros para 2020.

09H01 - Uma funcionária do metro em França testou positivo para o Covid-19, avançam os meios de comunicação locais. A mulher, que se encontra hospitalizada, trabalha numa das principais linhas de metro da capital francesa.

08h54 - Adiada visita de Estado do Presidente chinês ao Japão. "A visita de Estado do Presidente Xi [Jinping] ao Japão será organizada num momento mais apropriado de ambos os lados", disse Yoshihide Suga, aos jornalistas em Tóquio. O responsável nipónico acrescentou ainda que uma nova data será marcada através dos canais diplomáticos das duas maiores potências asiáticas.

08h30 - Portugal regista mais dois casos de infetados por Covid-19, elevando o total para oito. Tratam-se de dois homens, na casa dos 40 anos, estando ambos internados no Hospital de São João, no Porto;

08h28 - Governo prepara hospitais militares para eventual surto. O Ministério da Defesa está a fazer um levantamento de instalações militares para colocar à disposição em caso de aumento do surto de Covid-19 em Portugal, estando já a realizar obras no Hospital das Forças Armadas do Porto.

08h16 - Califórnia declarou estado de emergência, após registar a primeira morte por Covid-19. Homem, de 71 anos, morreu duas semanas após umas férias no cruzeiro Grand Princess, que tem, neste momento 2.500 pessoas a bordo, das quais 21 - 11 passageiros e 10 funcionários - apresentam sintomas, avança o The New York Times. Embarcação encontra-se em quarentena para que as autoridades de saúde possam testar todas as pessoas a bordo.

Esta é a primeira morte, fora do estado de Washington, onde já morreram dez pessoas. De acordo com as autoridades de saúde, a vítima mortal tinha alguns problemas de saúde.

07h46 - Mais de uma centena de trabalhadores filipinos em Macau vão ser repatriados, na sequência do surto do novo coronavírus, afirmou hoje um responsável do Governo do país.

06h57: A companhia aérea regional britânica Flybe anunciou hoje que cessou todas as atividades com efeito imediato e entrou em liquidação judicial, na sequência do surto do novo coronavírus

06h35: Um homem morreu de insuficiência respiratória devido a Covid-19, em Wuhan, centro do surto do novo coronavírus, cinco dias após receber alta de um dos hospitais construídos para conter a doença, noticiou hoje a imprensa local.

06h23: Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.

Desde que o SARS-CoV-2, nomeado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19, atingiu a China - epicentro do surto, que se encontra a recuperar - já foram reportados cerca de 95 mil casos de infeção, em todos os continentes.

Fora da China, os países mais afetados são o Irão, a Coreia do Sul e Itália.

Em Portugal, existiam seis casos confirmados pela Direção-Geral da Saúde até à noite de quarta-feira, tendo esta quinta-feira de manhã essa cifra aumentado para oito - número entretanto confirmado pela DGS. O último caso a ser confirmado ontem diz respeito a uma mulher e foi registado em Lisboa. Os dois casos desta quinta-feira foram registados no Porto, tratam-se de dois homens internados no Hospital de São João no Porto.

Por cá ainda não existem grandes eventos cancelados devido ao Covid-19, no entanto a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, suspendeu as aulas por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contactarem com o quinto infetado com o novo coronavírus em Portugal. 

O Turismo de Portugal anunciou também esta quarta-feira o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do setor.

O encerramento de escolas em 13 países, para impedir a expansão do Covid-19, interrompeu as aulas de 290,5 milhões de alunos em todo o mundo, um número sem precedentes, informou a UNESCO.

Até à data, o Covid-19 já fez mais de 3.200 mortes, mas mais de 53 mil pessoas recuperaram da doença. Na ciência, a investigação por uma cura para este novo coronavírus continua. Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.

No Brasil, também uma equipa de cientistas conseguiu sequenciar o ADN do novo coronavírus em 48 horas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório