Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal está na fase de "contenção alargada" do vírus. Saiba o que é

A propagação do vírus ainda deverá atingir um pico, na fase de "mitigação", conforme explica a Direção-geral de Saúde (DGS).

Portugal está na fase de "contenção alargada" do vírus. Saiba o que é

O primeiro-ministro afirmou durante o debate quinzenal, numa altura em havia cinco casos positivos, que o país estava ainda numa fase de contenção da epidemia, "embora se trate já de uma contenção alargada". Mas o que significa? "Significa que os meios inicialmente mobilizados têm vindo a ser progressivamente reforçados", explicou.

As principais medidas, de acordo com declarações de António Costa, passaram pela ativação de quatro hospitais de segunda linha e da colocação "em estado de prontidão" de outros seis.

"Estão identificadas cerca de 2.000 camas de isolamento que podem ser disponibilizadas, 300 das quais em cuidados intensivos" e há oito "laboratórios habilitados a realizar testes ao novo coronavírus", esclareceu.

Na página da Direção-Geral de Saúde (DGS) está uma representação do nível de alerta, que se situa no 2.3, a fase de "contenção alargada", conforme pode ver abaixo.

Notícias ao Minuto© DGS

Esta fase prevê "cadeias secundárias de transmissão na Europa", como é o caso de Itália ou Espanha, e "casos importados em Portugal sem cadeias secundárias", ou seja, todos os casos conhecidos são ainda resultado de importação ou contacto direto com caso importado.

Passar-se-á para a próxima fase - "mitigação" - quando se verificar "transmissão local em ambiente fechado" e "transmissão comunitária", ou seja, transmissão entre pessoas sem contacto direto com casos importados. Nessa altura, conforme já havia explicado Graça Freitas, "as regras serão outras".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório