Bombeiro ferido com gravidade na Covilhã foi para o bloco operatório

Um bombeiro do Corpo de Bombeiros da Covilhã ferido hoje com gravidade no acidente de viação ocorrido naquele concelho com uma viatura operacional, a caminho de um incêndio rural, está a ser operado, segundo a Liga dos Bombeiros. 

Trancoso, incêndios

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
17/08/2025 23:06 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Incêndios

Neste acidente morreu um bombeiro da corporação, conforme anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

 

Fonte oficial da Liga, responsável pela comunicação, referiu depois à Lusa ter recebido a confirmação de que um segundo bombeiro tinha também morrido, mas cerca das 22h20 corrigiu a informação, explicando ter recebido da Proteção Civil a indicação de que o operacional estava, a essa hora, no bloco operatório.

Este dado foi também indicado à Lusa pela ANEPC pela mesma hora.

Com a morte de um bombeiro registada hoje, sobe para dois o número de óbitos registados nesta época de incêndios rurais.

Bombeiro da Covilhã morre em acidente. LBP desmente segunda vítima

Bombeiro da Covilhã morre em acidente. LBP desmente segunda vítima

Acidente fez ainda quatro feridos. Houve informação contraditória sobre a morte de um segundo operacional, com António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em declarações à SIC Notícias, a não confirmar a notícia.

Catarina Correia Rocha com Lusa | 21:47 - 17/08/2025

Segundo o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela da Proteção Civil, o acidente aconteceu na aldeia de São Francisco de Assis, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, ao qual pertence também o município do Fundão.

Para o local, indicou o comando, foram mobilizados 26 operacionais, apoiados por nove veículos e um meio aéreo, incluindo meios dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e do Fundão, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração do estado de alerta desde 02 de agosto.

Os fogos provocaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual deverão chegar, na segunda-feira, dois aviões Fire Boss para reforço do combate aos incêndios.

Segundo dados oficiais provisórios, até 17 de agosto arderam 172 mil hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.

[Notícia atualizada às 23h28]

Leia Também: Bombeiro da Covilhã morre em acidente a caminho de incêndio. Há 4 feridos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas