Bombeiro da Covilhã morre em acidente. LBP desmente segunda vítima

Acidente fez ainda quatro feridos. Houve informação contraditória sobre a morte de um segundo operacional, com António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em declarações à SIC Notícias, a não confirmar a notícia.

Forest fire in Tarouca

© Lusa

Catarina Correia Rocha com Lusa
17/08/2025 21:47 ‧ há 2 horas por Catarina Correia Rocha com Lusa

País

Incêndios

Um bombeiro do Corpo de Bombeiros da Covilhã morreu este domingo, 17 de agosto, na sequência de um acidente de viação quando se encaminhava para um fogo que deflagrou na localidade de Quinta do Campo, no Fundão. Em declarações à SIC Notícias, António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) não confirmou a morte de um segundo operacional, que tinha sido avançada pela SIC Notícias e pela RTP - e destacada pela LBP nas redes sociais.

 

Este segundo bombeiro do Corpo de Bombeiros da Covilhã, ferido com gravidade no acidente de viação está a ser operado, segundo a Liga dos Bombeiros informou à Lusa esta noite. 

Fonte oficial da Liga, o responsável pela comunicação, referiu depois à Lusa ter recebido a confirmação de que um segundo bombeiro tinha também morrido, mas, cerca das 22h20, corrigiu a informação - explicando ter recebido da Proteção Civil a indicação de que o operacional estava, a essa hora, no bloco operatório.

Este dado foi também indicado à Lusa pela Proteção Civil pela mesma hora.

Bombeiro ferido com gravidade na Covilhã foi para o bloco operatório

Bombeiro ferido com gravidade na Covilhã foi para o bloco operatório

Um bombeiro do Corpo de Bombeiros da Covilhã ferido hoje com gravidade no acidente de viação ocorrido naquele concelho com uma viatura operacional, a caminho de um incêndio rural, está a ser operado, segundo a Liga dos Bombeiros. 

Lusa | 23:06 - 17/08/2025

Em comunicado publicado nas redes sociais - entretanto editado -, a Liga dos Bombeiros Portugueses tinha lamentado a morte dos operacionais: "A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamenta a morte de dois bombeiros dos Voluntários da Covilhã e os ferimentos graves causados aos restantes elementos, que foram vítimas do capotamento da viatura em que se dirigiam para o combate aos incêndios".

"A LBP irá fazer em breve uma declaração, mas dirige já um forte abraço de pêsames à família dos bombeiros falecidos e à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Covilhã", podia ainda ler-se.

Segundo o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela da Proteção Civil, o acidente aconteceu na aldeia de São Francisco de Assis, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, ao qual pertence também o município do Fundão.

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirmou, esta noite, em comunicado enviado às redações, a morte de um bombeiro da Covilhã, com outros quatro a ficarem feridos, num acidente de viação a caminho de um incêndio no concelho do Fundão, este domingo.

Na nota, a ANEPC informou que "um bombeiro do Corpo de Bombeiros da Covilhã morreu hoje, 17 de agosto, vítima de acidente de viação, pelas 19h10, quando se deslocava para a ocorrência do incêndio que deflagrou na localidade de Quinta do Campo, Fundão". 

Bombeiro da Covilhã morre em acidente a caminho de incêndio. Há 4 feridos

Bombeiro da Covilhã morre em acidente a caminho de incêndio. Há 4 feridos

Um bombeiro morreu e outros quatro ficaram feridos num acidente em Aldeia de São Francisco de Assis, no concelho da Covilhã. Segundo a Proteção Civil, os feridos estão a ser resgatados.

Márcia Guímaro Rodrigues | 19:51 - 17/08/2025

Esta é a segunda morte registada este ano nos incêndios rurais. Na sexta-feira, um ex-autarca de Vila Franca do Deão, no concelho da Guarda (e candidato nas autárquicas deste ano à presidência da freguesia), morreu no combate às chamas, aos 43 anos.

[Notícia atualizada às 23h10]

Leia Também: Marcelo envia condolências à família de bombeiro da Covilhã

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas