Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Tennessee declara estado de emergência após tornados. 25 vítimas mortais

Autoridades realizaram buscas em 150 estruturas à procura de eventuais vítimas.

Tennessee declara estado de emergência após tornados. 25 vítimas mortais
Notícias ao Minuto

09:50 - 04/03/20 por Silvia Abreu

Mundo EUA

O estado do Tennessee está sob estado de emergência - nível 3 - depois de ter sido atingido esta terça-feira por fortes tornados, declarou o Tennessee Emergency Management Agency (T.E.M.A.)

O chefe da polícia de Putnam County disse, em declarações à CNN, que esta terça-feira as autoridades realizaram buscas em cerca de 150 estruturas, à procura de possíveis vítimas.

Até à noite de terça-feira, existiam 25 vítimas mortais - 18 em Putnam County, três em Wilson e duas em Davidson-, confirmava o governador Bill Lee, em conferência de imprensa. 

A população de East Nashville - das localidades mais atingidas - teve cerca de seis minutos para se colocar em segurança depois do alerta de tornados.

"Recebi o aviso e em menos de dez minutos conseguia sentir-se a pressão, os meus ouvidos começaram a estourar, corremos todos pelas escadas e permanecemos juntos. Foi tudo muito rápido", disse Danielle Theophile, do departamento de alerta de tornados.

Pelos menos 40 edifícios colapsaram na sequência da passagem dos tornados. Através das redes sociais foram partilhadas várias imagens da catástrofe. 

O estado de emergência permite ao governador Lee assumir funções de controlo operacional em qualquer parte do estado.

Mais de 44 mil pessoas em Nashville ficaram sem eletricidade, revelou a Nashville Electric. Os tornados provocaram estragos em quatro subestações e em diversos postes de eletricidade. Este foi o dia de tornados que mais vítimas mortais fez, desde maio de 2013, quando Moore, Oklahoma, foi atingida, revela o centro de previsão de tempestades Patrick Marsh.

Leia Também: Número de mortos após passagem de tornados no Tennessee sobe para 19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório