Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Praça em frente à embaixada russa em Praga vai chamar-se Boris Nemtsov

O conselho municipal da capital checa aprovou a mudança de nome. Boris Nemtsov era um dos principais opositores de Vladimir Putin. Foi assassinado em 2015.

Praça em frente à embaixada russa em Praga vai chamar-se Boris Nemtsov
Notícias ao Minuto

14:55 - 24/02/20 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Boris Nemtsov

A praça situada em frente à embaixada da Rússia em Praga vai homenagear um dos principais críticos do presidente russo Vladimir Putin, Boris Nemtsov. A CNN revela que esta segunda-feira o conselho municipal de Praga votou favoravelmente a proposta de um grupo de políticos locais para alterar o nome da praça para Praça Boris Nemtsov.

O nome será oficialmente alterado esta quinta-feira, para marcar o 5.º aniversário da morte do dissidente russo.

A embaixada da Rússia na República Checa vai passar a ser a próxima a estar situada ou próxima de um local que visa prestar homenagem a Nemtsov.

Para marcar o 3.º aniversário da morte do antigo líder da oposição russa, uma parte da Wisconsin Avenue, em Washington, em frente à embaixada russa foi rebatizada como Boris Nemtsov Plaza. Uma alteração que provocou a ira do Kremlin.

Alguns meses depois, sucedeu o mesmo em Vilnius, a capital da Lituânia. E no ano passado, Kiev, na Ucrânia, passou a ter um parque Boris Nemtsov junto à embaixada da Rússia.

Boris Nemtsov foi assassinado em 2015 quando passeava com a sua namorada em Moscovo, dois dias antes de participar num grande comício da oposição na capital russa.

Cinco homens de nacionalidade chechena foram condenados pelo homicídio de Nemtsov e estão a cumprir pena de prisão, mas familiares e amigos do rival de Putin expressaram a sua preocupação de que os autores morais do crime nunca enfrentem a justiça.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório