Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

'Hirak' argelino cumpre um ano com consecutiva de manifestações

O "Hirak", o movimento popular na Argélia, completa hoje um ano com a 53.ª sexta-feira consecutiva de manifestações, enfrentando interrogações sobre o seu futuro e o risco de refluxo face a um regime que diz pretender "estender-lhe a mão".

'Hirak' argelino cumpre um ano com consecutiva de manifestações
Notícias ao Minuto

05:51 - 21/02/20 por Lusa

Mundo Hirak

Em 22 de fevereiro de 2019 milhões de argelinos insurgiram-se pacificamente contra a perspetiva de um 5.º mandato do presidente Abdelaziz Bouteflika e em 02 de abril o "Hirak" obtinha a demissão do chefe de Estado, no poder há 20 anos.

No entanto, este inédito movimento de protesto continuou a reivindicar uma verdadeira rutura com o "sistema" político em vigor desde a independência do país em 1962, e caracterizado por um largo predomínio da hierarquia militar.

Em 12 de dezembro, e na sequência de eleições presidenciais ignoradas pela maioria dos argelinos após o "Hirak" apelar ao boicote eleitoral, Abdelmadjid Tebboune, antigo colaborador próximo de Bouteflika, foi eleito novo chefe de Estado e de imediato tentou seduzir a contestação ao referir que pretendia "estender a mão".

O movimento de protesto interpretou o escrutínio presidencial como uma manobra do poder para se regenerar, mas um ano após a "conquista das ruas" o "Hirak" interroga-se sobre o seu futuro, confrontado com o risco de esvaziamento e as manobras contraditórias do regime.

Na quarta-feira, Tebboune decidiu decretar "Dia Nacional" a data do início da contestação, e através de um comunicado a presidência informou que "o dia 22 de fevereiro será declarado anualmente 'Dia Nacional' da fraternidade e da coesão entre o povo e as suas Forças Armadas".

Em paralelo, um encontro previsto para quinta-feira em Argel, que deveria reunir diversos coletivos do "Hirak", foi adiado pelo facto de as autoridades não terem respondido ao pedido de atribuição de uma sala.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório