Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

João Lourenço participa hoje em nova cimeira quadripartida no Ruanda

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, viaja hoje para o Ruanda onde irá participar numa cimeira quadripartida consagrada à conciliação entre este país e o vizinho Uganda, segundo a imprensa angolana.

João Lourenço participa hoje em nova cimeira quadripartida no Ruanda
Notícias ao Minuto

09:01 - 20/02/20 por Lusa

Mundo João Lourenço

Além da presença do chefe de Estado angolano, o encontro vai juntar os presidentes do Uganda, Yoweri Museveni, Ruanda, Paul Kagame, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.

A reunião dos quatro presidentes africanos, na cidade de Gatuna/Katuna, na fronteira entre o Ruanda e o Uganda, foi decidida na mais recente cimeira do grupo, que aconteceu no Palácio Presidencial em Luanda, no dia 02 de fevereiro.

Na altura, os Presidentes do Uganda e do Ruanda comprometeram-se a abster-se de todas as iniciativas que possam criar a perceção de apoio, financiamento, treino ou infiltração de forças desestabilizadoras no território do respetivo vizinho.

Na sessão de encerramento do encontro, contrariamente à cimeira realizada em agosto de 2019, na qual foi assinado o Memorando de Entendimento de Luanda, nesta reunião não foi assinado qualquer documento.

"De qualquer forma consideramos que as poucas horas de trabalho que tivemos foram bastante frutíferas. O objetivo é acompanhar o grau de implementação das medidas previstas no memorando de Luanda, fizemos algum progresso, a nosso ver", disse João Lourenço.

O comunicado final, lido pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, apontou como progressos, o comprometimento dos Presidentes do Uganda e do Ruanda em "dar passos subsequentes para a paz, a estabilidade, a boa vizinhança e o restabelecimento da confiança mútua".

As partes, de acordo com o comunicado, comprometeram-se também a continuar a privilegiar o diálogo permanente entre os dois países para o desenvolvimento e o bem-estar dos seus povos.

Nesta cimeira, ficou decidida a libertação dos cidadãos de ambos os países, devidamente identificados e constantes das listas trocadas para este propósito, bem como a proteção e respeito dos direitos humanos dos seus cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório